INSIDE FLIPBOARD BRASIL

Robson foi escolhido como Curador em Destaque do Flipboard Brasil no mês de junho, e conta um pouco da sua história na entrevista abaixo.

Curador em Destaque: Robson Lunardi

Meu nome é Robson Lunardi, ex profissional do mercado financeiro que decidiu abrir mão da vida padrão para ter uma vida mais simples e com mais tempo livre para mim e minha família. E para isso decidi com minha esposa trazer para o Brasil o movimento Tiny House, que consiste em ter um estilo de vida minimalista morando uma mini casa sobre rodas.

Meu trabalho consiste em um projeto digital prestes a ser lançado chamado Pés Descalços, um portal para quem busca eliminar excessos da vida e se inspirar em histórias e experiências de pessoas que decidiram ir em busca de uma vida mais simples e significativa.

A expressão pés descalços’ representa respeito, simplicidade e contato com a natureza, e está totalmente alinhada com nossos valores.

O que torna meu trabalho especial é fazer o que gosto e saber que vamos inspirar e ajudar as pessoas que hoje sofrem de estresse ou qualquer frustração na vida, entusiastas e empreendedores conscientes a buscarem uma vida alternativa, mais leve e sustentável e com isso ganhar mais tempo livre para passar com seus amigos, família e fazer o que gosta.

Minha paixão é entreter as pessoas através da arte, musica, novos conhecimentos, reflexão e humor. Também amo estar com minha família, praticar yoga, andar de patins e tomar cerveja com amigos.

Sou fascinado por descobrir, criar e desenvolver, sempre fui curioso desde pequeno, sempre gostei de arte, ciências, música e ilusionismo.

Criei uma revista no Flipboard como uma forma de organizar todas as informações que buscava para mim mesmo. Conforme fui usando, percebi que a ferramenta era uma excelente oportunidade de exercer a curadoria não somente para mim, mas para aqueles que buscam informações cuidadosamente selecionadas e organizadas em temas que refletem os meus valores. As principais revistas que criei são TINY HOUSES, Tripera, Ideias Sustentáveis e Acordei para a Vida.

Eu uso o Flipboard porque num mundo onde há infinitas informações, é preciso que alguém faça um filtro, selecione-as uma a uma para dar coerência, sentido e facilitar o acesso ao conhecimento. Isso é a curadoria, um ato de curar, é cuidar para que outro tenha acesso ao que importa. Cuidar exige responsabilidade, carinho, criatividade, seriedade e tudo isso só é possível se ao fazer esse processo existir amor.

Quando ‘flipo’ nas minhas revistas não me preocupo somente com o leitor, é também um pouco de mim, aquilo que acredito e gosto.

Tenho como costume começar meu dia de forma calma. Preparo meu filho para o dia, tomo café junto com a família e inicio minha jornada profissional sempre me atualizando através das redes sociais como Flipboard e Youtube, a partir daí nada mais é rotina numa vida totalmente autônoma.

Uma pessoa que admiro é Bel Albornoz, minha esposa, pessoa que mudou a minha forma de enxergar a vida. Ela transformou um cara ancorado no dia a dia de São Paulo em um entusiasta, aventureiro. Abriu minhas portas ao mundo, me fazendo dar valor as experiências ganhas através de viagens e outras culturas e também me deu o maior presente que um ser humano pode ter: um filho, ao qual estamos dedicando a vida.

Um assunto que eu acho que merece mais atenção é o consumo exagerado, pois um mundo cheio de excessos, dívidas, desperdícios, trabalho e informações está fazendo com que as pessoas fiquem cada vez mais cansadas, presas isoladamente às suas rotinas e que não percebem estar perdendo o seu bem mais precioso que é a vida.

Ter uma vida sustentável não significa apenas separar o lixo em casa, comprar de vez em quando uma comida orgânica ou produtos ecologicamente corretos, mas sim criar hábitos consistentes que promovam respeito primeiramente à sua saúde, ao próximo e ao meio em que vivemos.

Somente assim entenderemos que a verdadeira “vida bem-sucedida” não é aquela baseada em “ter”, mas sim em “ser”.

O que eu mais curto no Flipboard é poder personalizar minhas fontes de informações, poder seguir pessoas e revistas que me interessam. Também curto o design e efeitos que proporcionam uma experiência como a de uma revista impressa, só que com uma infinidade de possibilidades e informações.

Veja abaixo o arquivo original da entrevista, em pdf.

Curador em Destaque: Robson Lunardi

Siga nossos Pés Descalços

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial