COMO É ESTAR EM UMA COMUNIDADE DE TINY HOUSES

A expectativa era alta, sabíamos que essa Tiny House fica em uma das poucas ‘Tiny House Community’ dos Estados Unidos e que sua localização é privilegiada.

Nossa casinha por alguns dias, e que casinha!!!

 

O "Movimento Tiny House" está chegando ao Brasil e algumas das coisas que mais nos questionam em grupos e páginas do Facebook são: Como funciona uma comunidade de Tiny Houses? O que é? Teremos uma dessas no Brasil?

Uma ‘Tiny House Community’ é um conjunto de duas ou mais Tiny Houses estacionadas no mesmo terreno. O objetivo das Communities (Comunidades) é, como o nome já diz, viver em comunidade com os outros moradores e nos casos em que o terreno tem uma ou mais áreas em comum para todos, dividir afazeres e benefícios como o de uma horta caseira, por exemplo.

Aproveitamos a nossa viagem de estudos para os Estados Unidos e visitamos uma comunidade para saber como funciona e vivenciar esse espírito. Escolhemos a Orlando Lakefront Tiny House Community, lá  pudemos encontrar 12 Tiny Houses e alguns Trailers e Motorhomes.

Durante nossa estadia, pudemos observar que existem diversos tipos de pessoas morando nessa comunidade, de diferentes classes sociais e profissões. O lugar era bem calmo com um lago maravilhoso beirando toda comunidade, vimos moradores compartilhando um barco para ir pescar ou passear. Vimos também pessoas brincando com seus cachorros, gatos e gansos, sim gansos! rsrs

Uma das caraterísticas do movimento Tiny House é a de nos conectar com a natureza e com a comunidade na qual está inserida, e realmente é isso o que acontece. Quando estamos numa Tiny House em uma comunidade ficamos com vontade de conhecer e conviver com ‘os vizinhos’ e curtir a natureza ao redor, é como se o quintal de nossa casa fosse todo o entorno. As pessoas que passavam por nós, que estavam indo e vindo para suas pequenas moradias nos cumprimentavam com simpatia como se fossemos moradores fixos. Alguns deles se apresentavam, falaram de si e queriam saber mais de nós, se colocavam a disposição para o que precisássemos. Incrível, fazia pouco tempo que estávamos lá e já nos sentíamos parte daquilo tudo, nos sentimos em casa!

Essa comunidade é um bom exemplo das antigas comunidades de 1950 focadas em campismo, que estavam falindo e que se recuperaram com o movimento introduzindo as Tiny Houses.

A Tiny House que alugamos  está no Airbnb, e aqui segue o link da The Lake House, caso você também tenha a oportunidade de conhecer esse lugar lindo, que fica a 21km ao norte de Orlando.

A casa é bem pequena, tem em torno de 19m2, e apenas um loft com colchão de casal, mas tem um sofá cama para um hóspede extra. O banheiro é pequeno, mas confortável. E a área da cozinha é bem planejada e tem espaço suficiente para quem gosta de cozinhar se aventurar na arte da culinária.

Uma das coisas que mais gostamos nessa Tiny House foi a pia da cozinha! rsrs É uma pia dupla de louça, bem funda e espaçosa.

Mas o ápice dessa Tiny House está na parte externa, não tem como não se apaixonar pelo deck, e pela vista!

E finalmente respondendo a todas as perguntas acima, sim é possível ter comunidades de Tiny Houses no Brasil, falaremos mais sobre isso em outros posts.

 

João Pedro ajudando a levar os pratos para a mesa lá fora no deck!

 

Preparando o lanchinho de final de tarde para o happy hour!

 

Brincar com essa vista fica ainda mais divertido!

 

Eu amo correr descalço na grama!

 

Passeando pela vizinhança. Tiny Houses para todos os lados, uma mais linda que a outra!

 

 

Siga nossos Pés Descalços

Posts Relacionados

10 Comments to “ COMO É ESTAR EM UMA COMUNIDADE DE TINY HOUSES”

  1. Fred Ribeiro says :Responder

    Achei essa ideia super bacana! Uma vontade na minha vida ainda é viver numa dessas..Mas alguem sabe me informar se os custos com adaptações em containers é viável ( e alcançável..?). Abs

    1. Pés Descalços says :Responder

      Oi Fred, tudo bem? Não temos conhecimento de adaptação de container. Nossa Tiny House será construída em Steel Frame e Madeira, recomendamos essa forma pois conseguimos isolar térmica e acusticamente a casa. Se você pensa em casa sobre rodas, desaconselhamos o container porque você tem limitação de altura de 2,60m (a altura máxima deles), já a Tiny House pode chegar a 4,40m do chão, isso quer dizer que a sua casa pode ter em torno de 3,60m de altura e isso lhe dá a possibilidade de fazer o loft para o quarto. Qualquer outra dúvida, estamos a disposição! Abs!

      1. Gislene says :Responder

        Olá! Boa tarde
        Possui alguma indicação de empresa que trabalhe com Steel Frame?

        1. Robson Lunardi says :Responder

          Sim, tem a Tiny Houses Brasil, que é um Braço da Lopes arquitetura que está se especializando em construções de espaços pequenos e inteligentes.

          Procurar João no (011) 4376 2997 para construção em Steel Frame.

          Tiny Houses Brasil tem Página no Facebook, o site deles está para sair.

    2. Robson Lunardi says :Responder

      Olá Fábio, a Tiny houses Brasil pode ajudar a adaptar o conteiner para morar. Mas saiba que uma casa conteiner não é uma Tiny House, são classes diferentes.

      Se precisar de ajuda, fale com João no contato@tinyhousesbrasil.com.br

  2. Mah says :Responder

    Olá!!!
    amo isto! quanto custa uma Tiny house? Abçs

    1. Robson Lunardi says :Responder

      Olá Mah, estamos no momento fazendo o orçamento total de materiais que utilizaremos. Vamos postar tudo na nossa página no Face e aqui no site. Nos acompanhe para fucar por dentro de tudo! Obrigado 🙏🏻

    2. Robson Lunardi says :Responder

      Mah, a Tiny Houses Brasil já está fazendo orçamentos para aqueles que querem ter uma .

      Mande um e-mail para Contato@tinyhousesbrasil.com.br

  3. Carolina Coelho says :Responder

    Amei! Já estou sonhando com isso. Tenho começado a adotar um estilo de vida minimalista.. é essa tiny house parece um sonho! Já se tem grupos de tiny houve aqui no Brasil?

    1. Pés Descalços says :Responder

      Oi Carolina, ainda não temos comunidades aqui no Brasil. Nós estamos construindo a nossa Tiny House sobre rodas, e participamos do grupo “Movimento Tiny Houses Brasil” no Facebook, que tem muitas pessoas interessadas em Tiny Houses e em formar comunidades. Junte-se a nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial