ONDE POSSO PARAR MINHA TINY HOUSE?

Essa é sem dúvida uma das perguntas que mais nos fazem. Muitos acham que aqui no Brasil é impossível ter uma Tiny House por motivos de segurança, mas vamos desmistificar essa idéia e mostrar a vocês como é possível sim viver com tranquilidade, conforto e segurança em uma Tiny House aqui no nosso país.

Quando pensamos em uma Tiny House sobre rodas as possibilidades de lugares onde você pode morar são quase infinitas, porque você tem sim a liberdade de ir para onde você quiser com a sua casa, e com planejamento você pode parar ela em praticamente qualquer lugar.

Eu disse praticamente, isso não é uma regra geral! Quer dizer que você até pode parar em vias públicas e passar alguns dias estacionado ali, mas para isso precisa antes pedir autorização na Prefeitura Local ou órgão responsável. Em alguns casos, e aqui falamos de cidades pequenas com baixa população, você pode até pedir autorização para estacionar em vias públicas por até 3 meses. Mas se você tiver mesmo a intenção de fazer isso lembre-se de que você vai precisar se programar com relação ao abastecimento de água e luz da sua Tiny House, e claro ter o cuidado de estacionar em um lugar seguro da cidade para não ter surpresas desagradáveis.

Para ter todo o conforto, segurança e tranquilidade do qual falamos acima aconselhamos você a sempre parar a sua Tiny House em:

CAMPINGS

No Brasil existem dezenas de Campings preparados para receber Trailer e Motorhomes, e são justamente esses que tem espaço e estrutura para receber uma Tiny House. Em muitos deles você pode pagar um aluguel mensal pelo espaço que ocupar, podendo ser então o local fixo de sua residência. Esses Campings geralmente oferecem água e luz já inclusos no valor do aluguel e grande parte deles dispõe de uma área de lazer de qualidade (churrasqueira, piscina, quadras de esportes, etc.). Se você quiser se aprofundar um pouco mais nessa opção, no site do MaCamp você pode fazer uma busca completa dos Campings que aceitam RV's.

TERRENO PRÓPRIO

Nele você tem como instalar a estrutura que precisar para abastecimento de água e energia elétrica de rede ou energia solar, instalar um deck, fazer um jardim, uma horta e tudo mais que você sonhar;

TERRENO ALUGADO OU EMPRESTADO

Aqui você também pode instalar a estrutura que precisar para abastecimento de água e energia elétrica ou solar, o deck removível e até fazer uma horta e jardim, tudo é claro vai depender do acordo que você fizer com o proprietário do terreno;

QUINTAL DE ALGUM FAMILIAR OU AMIGO

Sabemos bem que nos Estados Unidos, Canadá e outros países onde o Movimento Tiny House já ganhou força, os terrenos são grandes e as casas padrão contam com jardins e quintais espaçosos, por isso esse é um dos 'estacionamentos' preferidos dos moradores de Tiny Houses. Mas essa também é uma possibilidade aqui no Brasil, principalmente no interior e litoral onde as casas costumam ter terrenos maiores e podem acomodar perfeitamente a Tiny House dos filhos, netos, sobrinhos, amigos... Que maneira melhor de viver em harmonia e perto dos que amamos do que ali no quintal deles, mas cada um com sua casinha e sua privacidade.

Muitas cidades brasileiras tem leis que beneficiam habitações de até 70m², se você pretende estacionar sua Tiny House em um terreno que ainda não tem nenhuma edificação instalada verifique o Código de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo da Cidade para ver se existe alguma regra com relação a metragem mínima das habitações do local. Você pode fazer isso através do site LeisMunicipais.com.br

E ai, onde você pretende parar a sua Tiny House? Conte pra gente nos comentários, e não deixe de acompanhar as paradas que faremos com a nossa para saber como será nossa experiência em cada uma das opções que citamos acima.

 

Siga nossos Pés Descalços

Posts Relacionados

2 Comments to “ ONDE EU POSSO PARAR MINHA TINY HOUSE?”

  1. Sylvia says :Responder

    Olá, Família Tiny House Brasil rs!!
    Estava com saudade dos artigos vocês no site.
    Adorei todos que publicaram no dia 08.11.
    E respondendo a pergunta: Se tivesse uma TH, começaria morando em um camping no litoral de SP e depois desceria até o Sul do Brasil (sonhar não custa nada né?! Rs)
    Sucesso na empreitada!
    Abraços

    1. Pés Descalços says :Responder

      Oi Sylvia, obrigada! Somos só nós dois trabalhando no projeto Pés Descalços e da Tiny House e ainda não conseguimos publicar matérias com a velocidade que gostaríamos 🙂 Muito obrigada por nos acompanhar. Nós já estamos sonhando com isso mesmo rsrsrs Minha família é do interior do RS e vamos até lá com nossa Tiny House, sem pressa porque queremos ir curtindo o litoral de SC durante a viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial