AS MELHORES POSTURAS DE YOGA PARA DORES NAS COSTAS E NA LOMBAR

A dor na região lombar é um dos problemas mais comuns, especialmente para pessoas que passam dias inteiros sentadas em posições inadequadas e não incluem a atividade física como um hábito saudável. Por isso a busca por posturas de yoga para dores nas costas está crescendo em sites de buscas.

A lombalgia, dor na região lombar, também é comum para quem pratica yoga de forma incorreta, sem saber os cuidados necessários ou as melhores adaptações para assumir as posturas de yoga de forma ideal.

Fazer o uso de acessórios de yoga, como blocos de yoga, cintos ou almofadas de yoga, podem trazer mais segurança e apoio na execução do asana – postura de yoga.

Mas, o que fazer quando ocorre a dor na lombar? Em primeiro lugar, é necessário observar a causa da dor, pode ser por exemplo: levantamento de peso excessivo ou, o uso de salto altos ou sapatos desconfortáveis durante muito tempo etc. Consertar certos hábitos e fazer exercícios específicos para essa região, ajuda a eliminar qualquer desconforto que possa surgir.

Nesse post, vamos mostrar quais as posturas de yoga para dores nas costas você pode aplicar a partir de hoje na sua casa.

As melhores posturas de yoga para dores nas costas

As posturas de yoga que veremos são focadas no assoalho pélvico na posição supina, deitada com o rosto para cima, de modo a diminuir o efeito da gravidade sobre a coluna. A repetição constante dessa prática, junto com a respiração correta, permitirá que você lubrifique a coluna e as articulações do quadril.

 

Postura da meia torção – Ardha Matsyendrasana
Yoga postura da meia torção - ardha matsyendrasana

Posturas de yoga para dores nas costas – ardha matsyendrasana

Deitado no tapete de yoga comece a adaptar todo o corpo com pequenos movimentos de ombros e pescoço. Em seguida, abra os braços e os pés mais do que a largura dos quadris e expire, deixando os joelhos caírem para a esquerda girando a cabeça para a direita. O joelho direito deve empurrar para baixo e o glúteo direito deve ser contraído o máximo possível. Respire profundamente levando a atenção para a região lombar e após 4-5 respirações volte à posição inicial. Ao expirar, os joelhos caem do lado oposto e a sequência é repetida.

Posturas de yoga

Posturas de yoga para dores nas costas

Torção da coluna com dois joelhos.  É possível realizar uma variação da posição com os joelhos dobrados para o mesmo lado. Junte os joelhos e muito lentamente deixe-os cair para a direita tentando manter o ângulo quadril-joelho-tornozelo correto e olhe a cabeça para a mão esticada do lado esquerdo. Repita no lado oposto.

Postura da ponte – Setu Bandha Sarvangasana
Postura da ponte - setu bandha sarvangasana

Postura de yoga para dores nas costas – setu bandha sarvangasana

Por meio dessa postura de yoga, podemos liberar os músculos e as tensões presentes nas costas. No yoga, é chamado de setubandhasana e é uma das melhores posições para a lombar. Comece com a coluna inteira apoiada no tapete, braços ao longo dos lados e calcanhares próximos às nádegas. Inspirando, as nádegas sobem, o abdômen se contrai e os ombros se abrem. Tente pressionar seus pés o mais próximo possível do solo. Expirando, as nádegas são abaixadas e a coluna repousa vértebra por vértebra no tapete (como um colar, pérola após pérola). Procure realizar este movimento com paciência e harmonia, focando apenas na respiração e no movimento.

Joelhos no peito. Esta posição é perfeita para relaxar todo o corpo e massagear os órgãos internos do abdômen. Ao trazer os joelhos até o peito, abrace-os com as duas mãos e tente não arquear a coluna cervical. Agora respire profundamente enquanto você levanta e abaixa o abdômen. Se quiser, você pode balançar para a esquerda e para a direita para massagear ainda mais a parte inferior das costas. A posição também é benéfica em caso de constipação ou inchaço abdominal.

Postura do joelho no peito – Pavanmuktasana
Posturas de yoga para dores nas costas

Postura de yoga para dores nas costas

Esta posição é perfeita para relaxar todo o corpo e massagear os órgãos internos do abdômen. Ao trazer os joelhos até o peito, abrace-os com as duas mãos e tente não arquear a coluna cervical. Agora respire profundamente enquanto você levanta e abaixa o abdômen. Se quiser, você pode balançar para a esquerda e para a direita para massagear ainda mais a parte inferior das costas. A posição também é benéfica em caso de constipação ou inchaço abdominal.

Postura da criança – Balasana
Posturas de yoga para dores nas costas - postura da criança – balasana

Postura de yoga para dores nas costas – balasana

Relaxante, benéfico, maravilhoso. Graças a esta posição, você encontra paz dentro de si e é capaz de alongar os músculos das costas de forma natural e profunda. Ao deitar-se de barriga para baixo, coloque os glúteos sobre os calcanhares, você pode apoiar a cabeça sobre o tapete de yoga ou, caso seja necessário, sob um tijolo de yoga. Se entregue por completo nessa postura!

Postura da criança feliz – Ananda Balasana
Postura de yoga para dores nas costas: postura da criança feliz – ananda balasana

Postura de yoga para dores nas costas: “criança feliz” – ananda balasana

 

Devemos aprender sempre com as crianças, elas sabem o que o corpo precisa e repetem isso naturalmente durante a infância. Essa posição reflete a postura natural de uma criança relaxada e incentiva a redescobrir o lado infantil de nós mesmos. Traga os joelhos em direção às axilas e segure a parte externa dos pés com as mãos, imaginando que você pode empurrá-los para baixo. Durante o exercício, tente achatar completamente toda a coluna e preste atenção ao pescoço (não deve ser arqueado, empurre o queixo em direção ao peito para alongar as vértebras cervicais). Respire profundamente.

Essas posições, praticadas consistentemente, podem ser uma ajuda valiosa para neutralizar a dor incômoda na região lombar, mas devem ser acompanhadas por um estilo de vida saudável e atividade física. Segundo a psicossomática, as dores lombares são um sintoma de emoções reprimidas que se instalam no final da coluna: o que a boca cala o corpo grita. Ouvimos o corpo e mente tentando alinhar os desejos de um e do outro, só assim seremos capazes de alcançar o bem-estar completo.

Este artigo foi escrito por Yogateria

Uma nova plataforma de produtos inovadores para inspirar yogis no Brasil. Conteúdo de yoga, aulas online, tapetes, bolsas, almofadas e muitos produtos interessantes, lindos, com preço justo, excelente qualidade e produzidos com responsabilidade social e ambiental. Sua missão é colocar um tapete de yoga na casa de cada brasileiro e fazer milhões de pessoas mais felizes.

Compre na Yogateria com 10% de desconto usando o cupom de desconto PESDESCALCOS10

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...