5 BENEFÍCIOS DE MORAR EM UMA TINY HOUSE

Quando vemos uma Tiny House no Youtue, logo ficamos apaixonados por ela, perguntas vem, medos também. Ao visitar essas mini casas pessoalmente, a primeira coisa que perguntamos a moradores e construtores foi, quais os benefícios de morar em uma Tiny House sobre rodas, e a resposta foi exatamente o que estávamos esperando.

Vendo aquelas casas pequenas lindas, charmosas e muito bem projetadas, você logo tem vontade de se mudar para uma delas, mas existem algumas questões importantes que se deve levar em consideração quando a decisão de fazer essa mudança de vida começa a tomar forma.

Em primeiro lugar, saiba que esse processo de repensar o espaço onde você vive pode ter impacto sobre todas as outras áreas da sua vida, principalmente no que diz respeito aos seus pertences e a como você gasta e investe seu tempo.

Quando falamos em gastar e investir seu tempo é porque, junto com a questão financeira, o seu tempo é uma das questões da vida que mais será repensada e passará por transformações. Suas relações pessoais mudam, a sua relação com o meio em que você vive muda, sua relação com o trabalho muda (principalmente se você é autônomo, ou tem uma renda relativa ao número de horas que você trabalha). E ainda nem falamos das mudanças psicológicas que a vida em uma casinha pequena pode causar, como experimentar uma paz de espírito que você nunca teve antes, de ter mais tempo livre para fazer o que você gosta, ou de se sentir mais leve e sadio.

Fazer essa escolha é para muitos uma mudança radical no seu próprio de estilo de vida, mas pode ser sem dúvida uma mudança com imensos benefícios.

 

Nós começamos a nossa jornada em 2013, depois dos diagnósticos de Síndrome de Burnout (esgotamento físico e mental, definido como uma doença ocupacional), se quiser saber mais, fizemos aqui um post sobre o assunto. Algum tempo depois conhecemos o Minimalismo, que nos fez fazer uma reflexão sobre a nossa casa e tudo o que possuíamos, vimos que muitas das coisas praticamente não tinham utilidade, inclusive alguns cômodos da casa. Veja mais aqui.

 

Com esse processo começamos a descomplicar as nossas vidas e assim abrimos mais espaço para o que realmente importava. Foi então que descobrimos as Tiny Houses. Meses de namoro assistindo vídeos e lendo matérias sobre o tema, até que decidimos construir a nossa, que seria a nossa casa em tempo integral.

 

Quanto mais estudávamos e aprendíamos mais nos convencíamos dos benefícios de se morar em uma Mini Casa, que vão muito além de viver em um espaço totalmente planejado e adequado as suas necessidades. E isso é muito importante destacar, uma casa pequena pode e deve ser projetada e construída de acordo com os seus futuros moradores. Para entender melhor a importância do projeto, leia o post Projetando a sua Tiny House.

1. BENEFICIO DO DINHEIRO

Beneficios de morar em uma casa pequena

Ainda não temos estatísticas brasileiras, mas podemos nos basear facilmente nas americanas. O site TheTinyLife.com criou um infográfico que mostra, entre outros dados, que:

  • Apenas 32% dos moradores de Tiny Houses tem custos com financiamento de imóvel, contra 71% moradores de casas tradicionais;
  • 89% dos moradores de Tiny Houses tem menos dividas de cartão de crédito do que a média dos americanos, sendo que 65% não tem nenhuma divida com cartões de credito;
  • 55% dos moradores de Tiny Houses tem mais economias do que a média dos americanos;
  • 32% dos moradores de Tiny Houses tem mais de U$10.000 poupados, quando 62% de moradores de casas tradicionais tem menos de U$5.000 poupados;

Agora imagine você podendo reduzir o seu custo de moradia a ponto de fazer parte das melhores estatísticas.

O que você faria com esse dinheiro extra?

Pouparia para se aposentar com uma maior renda em um menor tempo?

Viajaria mais?

Passearia mais?

Passaria mais tempo com sua família e amigos?

Cuidaria mais da sua saúde investindo em alimentos de melhor qualidade?

Trabalharia menos?

Os custos de se viver em uma Mini Casa podem chegar a 90% menos do que os de uma casa ou apartamento tradicionais. E porque isso? Porque os custos para se aquecer, resfriar, iluminar ou de manutenção geral são muito inferiores.

A estrutura é muito menor, muito mais bem planejada, preparada e isolada termicamente. Isso sem falar que se você construir a sua casa sobre um trailer, você tem a incrível possibilidade de poder mover a sua casa de acordo com a luz natural do sol e de acordo com as estações do ano, por exemplo, no inverno você pode posicionar a sua Mini Casa numa área sem árvores onde tenha mais luz solar e onde ela vá se manter quentinha por mais tempo, e no verão fazer ao contrário e posicioná-la sobre a sombra das árvores para mantê-la mais arejada e resfriada, reduzindo consideravelmente as suas despesas com energia elétrica.

Em uma Casa Pequena você não tem espaços de sobra para guardar objetos e coisas que você raramente usa, ou nunca usa. Por isso mesmo você se torna muito mais consciente sobre aquilo que você compra, deixa de gastar dinheiro com coisas supérfluas e que não sejam de extrema necessidade, resultado disso: um saldo bancário mais alto e uma fatura de cartão de crédito reduzida.

 

2. BENEFÍCIO DO TEMPO

Beneficios de morar em uma casa pequena

Com certeza você acha que nunca tem tempo suficiente, que mesmo que seu dia tivesse 36 ou 48 horas você não conseguiria fazer tudo o que quer. E é pensando nisso que cada vez mais pessoas estão buscando alternativas para simplificar suas vidas, reduzir o tempo que passam no trânsito ou em transporte público, repensando suas profissões.

E por falar em profissões…

Você sabe quanto vale a sua hora de trabalho? Quantas horas você precisa trabalhar para pagar pelo seu aluguel ou financiamento do imóvel?

Faça uma conta simples:

Seu salário líquido / 22 dias úteis de trabalho no mês / 8 horas diárias de trabalho

O resultado é quanto em R$ você recebe pela sua hora de trabalho

E porque fazer essa conta? Para tomar consciência de quantas horas do seu trabalho são direcionadas para pagar pelo seu aluguel ou financiamento de imóvel. Quantas horas são direcionadas para pagar pelas contas básicas, pela sua alimentação, pelo seu lazer.

Se você conseguir reduzir esse custo total pela metade, quer dizer que você provavelmente vai ter mais dinheiro disponível para fazer o que você gosta ou você talvez poderia trabalhar menos, ou repensar seu trabalho e a maneira como usufrui do seu tempo.

Quanto tempo você demora para limpar e organizar a sua casa hoje? Provavelmente se você mora em um apartamento pequeno, diria que pelo menos 4 horas não? Ou se mora em um apartamento maior ou em uma casa serão pelo menos 8 horas investidas na limpeza, se ela feita por você ou se for feita por uma pessoa de sua confiança a qual você precisa pagar (mais despesas).

Em uma Mini Casa é quase impossível deixar bagunça e sujeira espalhadas pela casa. Roupas são guardadas logo após o uso ou lavagem. Louças são lavadas (e guardadas) imediatamente. Não tem mais bagunça no escritório, no banheiro ou pela sala, e mesmo se ainda tiver, isso quer dizer que você não vai precisar mais do que 1 hora para organizar e limpar toda a casa. Sobra então mais tempo livre para fazer aquilo que você gosta!

Limpeza de uma casa/apto de tamanho tradicional : de 4 a 8 horas

Limpeza de uma mini casa : 30 minutos a 1 hora

 

3. BENEFICIO DA PAZ DE ESPÍRITO

Benefícios de morar numa tiny house - paz interior

Benefícios de morar numa tiny house – paz interior

Ao se mudar para uma casa pequena você inevitavelmente terá que reavaliar o que você possui, a não ser que você já tenha adotado um estilo de vida minimalista, você vai precisar passar pelo processo de redução dos seus pertences. E quando esse processo inicia, algo incrível acontece.

Quanto mais você se desfaz das coisas que tem e as quais não usa, mais livre você se sente. A energia começa a fluir! Esse processo, é claro, não precisa ser de uma para outra, a partir do momento que você decidir morar em uma mini casa já pode ir fazendo pequenos exercícios de minimalismo e reduzindo o número de coisas que você possui. E se você não sabe por onde começar, aqui tem algumas dicas.

 

4. BENEFICIO DO CONVÍVIO FAMILIAR

Esse é mais um benefício de morar em uma Tiny House, você nem sempre tem espaços separados para cada atividade, ou para cada membro da família, e isso faz com que o convívio familiar seja mais intenso e de melhor qualidade, já que incentiva as atividades a serem praticadas em conjunto (cozinhar, assistir a um filme, jogar). E naqueles momentos em que possam haver desentendimentos, não há muito espaço para se fechar nos seus sentimentos, a vida em uma mini casa convida a conversar, a discutir e a resolver possíveis problemas e contratempos imediatamente, melhorando assim a qualidade do convívio em família.

Benefícios de morar em uma tiny house - convívio familiar

Benefícios de morar em uma tiny house – convívio familiar

Quantas famílias hoje, mesmo casais, passam o dia longe um do outro e a noite quando chegam em casa ficam isolados em cômodos separados da casa, cada um concentrado na sua atividade, sem conversar ou conviver uns com os outros.

A princípio você até pode achar que esse é um ponto negativo de se morar em uma casa tão pequena, mas saiba que as relações humanas são uma das chaves da felicidade.

5. BENEFICIO DO CONTATO COM A NATUREZA

Benefícios de morar numa tiny house - mais contato com a natureza

Benefícios de morar numa tiny house – mais contato com a natureza

A vida em uma Mini Casa estimula o contato com o entorno e com a natureza ao seu redor.

E a ciência já comprovou que uma vida ao ar livre traz diversos benefícios:

  • Melhora a memória de curto prazo
  • Recupera a energia mental
  • Alivia o estresse
  • Aumenta a criatividade

O contato com a luz do sol faz uma grande diferença na nossa saúde e qualidade de vida. Morando em uma Tiny House você passa muito mais tempo em contato com o seu entorno, seja ele uma praia, o campo ou outro lugar onde você estacione a sua pequena casa.

E as vantagens não param por aí, assista ao vídeo abaixo e conheça mais Benefícios de Morar em uma Tiny House:

Gostou desse vídeo? Concorda com os benefícios de morar em uma Tiny House que destacamos? Não esqueça seu like e de compartilhar!

Quer estar por dentro de tudo sobre Tiny Houses no Brasil, se inscreva no nosso canal clicando aqui.

 

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...