CASA CONTEINER vs TINY HOUSE SOBRE RODAS: UMA COMPARAÇÃO DE ESTILO DE VIDA

Você com certeza já ouviu falar das Casas Conteiner, que são a um tempo uma tendência de moradia. Se é uma mudança de estilo de vida, ou uma tendência temporária, o Movimento das Mini Casas está influenciando os indivíduos mais ricos, os millennials, e aqueles de nós sem dinheiro para viajar.

 

Não é nenhum segredo que os preços dos imóveis estão cada vez mais altos – e em crescimento constante. As pessoas estão indo em busca de formas alternativas de moradia, o que normalmente significa reduzir o tamanho do imóvel. E alguns estão levando essa redução para um nível profissional, vivendo de maneira minimalista em mini casas sobre rodas e remodelando contêiners de navios.

Ambas as alternativas de vida são mais acessíveis em comparação com a compra de uma casa. Eles são mais portáteis, contribuem menos para as emissões de carbono em todo o mundo. São mais eficientes energeticamente e preenchem os quesitos de se possuir apenas o essencial e não demandar muita manutenção. Quando chegar a sua hora, se quiser se juntar ao Movimento Tiny House, aqui vão algumas informações que você precisa saber.

Se as Tiny Houses on wheels (ou Mini Casas sobre rodas, em português) são uma novidade para você, veja aqui um artigo que escrevemos sobre elas, contando como tudo começou.

Farallon by tumbleweed tiny homes
Farallon Tiny House sobre sobre, da empresa Tumbleweed Tiny Homes
Sua História e Finalidade

As tradicionais tiny houses não são nenhuma novidade, embora eles começaram a ganhar mais atenção da mídia através do Jay Shafer, que foi creditado como sendo o precursor das tiny houses. Em 2007 Shafer apareceu no Programa da Oprah dando um Tour da sua Tiny House de 9m² em televisão nacional. Oprah difundiu a ideia ainda mais, dando aos seus expectadores dicas de como maximizar o uso de pequenos espaços. A partir daí se iniciou o processo de legislação e, mais tarde, a Tiny House on wheels (mini casa sobre rodas) foi reconhecida no Estado de Idaho, tornando-se o primeiro estado americano a adotar uma brecha no IRC (International Residencial Code) para a legalização das tiny houses. Permitindo assim empréstimos imobiliários como uma opção para financiar uma tiny house.

A conversão de contêiners de carga em casas contêiners veio ao redor de novembro de 1987, quando Phillip C. Clark deu entrada num processo de patente nos EUA, descrita como “um método para converter um ou mais contêiners de aço em um edifício habitável em um local de construção, e o produto em si.”

A idéia não se popularizou até muitos anos mais tarde, quando arquitetos começaram a colocar as suas mãos em alguns contêiners de carga. Eles se deram conta de todos os benefícios de uma casa contêiner e o seu potencial como uma alternativa ecológica. A vida útil é muito maior do que a de uma casa tradicional, fundamentalmente devido ao seu material resistente e seu potencial em ser um lugar seguro contra catástrofes naturais. As casas contêiners são bem mais baratas também que as tradicionais e sua ampla disponibilidade vem crescendo.

Casa container construida por empresa especializada

Casa Container by Jaguar Containers
Compra e Construção

Os que não sabem nada sobre construção ou reforma de uma mini casa não são excluídos de possuir uma. Basta olhar na internet, há uma infinidade de mini casas para escolher e comprar, depois é só se mudar. Algumas empresas até mesmo deixam você personalizar sua mini casa de acordo com suas necessidades. Elas podem ser construídas sobre rodas oferecendo mobilidade e podem ser entregues no local desejado, ou serem construídas no chão para quem busca uma estadia de mais longo prazo.

É importante, no entanto, escolher sabiamente entre uma tradicional mini casa e uma casa contêiner, se você tem planos para reformar e ampliar. As tradicionais mini casas podem ser mais difíceis de serem reformadas, especialmente quando falamos das construídas sobre rodas. Elas dispõem de todas as comodidades de uma casa normal, mas o mobiliário é mínimo e, muitas vezes, multifuncional (cama/cadeira/mesa). Já um contêiner é sobre o espaço. Sua capacidade de ser transportado e empilhado um sobre o outro está criando uma revolução. Dando a oportunidade de ter várias salas, uma escada com um corrimão, uma espaçosa garagem, e muito mais. Eles também estão se tornando mais populares em desenvolvimentos urbanos e sendo usados como chalés e pequenos apartamentos.

Alpha tiny house new frontier 9. Jpg. 650x0 q70 crop smart

Alpha Tiny House sobre rodas, da empresa New Frontier Tiny Homes

Leis e Regulamentos

As leis e regulamentos são basicamente as mesmas para ambos, quando falamos em mini casas fixas e casas contêiners. Dependendo de onde você mora, pode existir uma metragem mínima estipulada pelas leis locais de zoneamento. Muitas pessoas escolhem uma mini casa sobre rodas e com a mobilidade que ela oferece, buscam locais que a isentem de um código de construção restrito, assim não tem que lidar com normas estritas e nem abrir mão desse sonho. De acordo com a American Tiny House Association, “Onde podemos morar em uma mini casa é determinado pela cidade, condado e estado, de acordo com seus regulamentos e códigos de construção.” Nos Estados Unidos, estes regulamentos variam de estado para estado, como metragem quadrada mínima, requisitos de segurança, e quanto tempo você pode “parar” em propriedade privada.

O modo minimalista de vida em uma mini casa, e a alternativa ecológica de uma casa contêiner são mais populares entre os aventureiros e os não convencionais. Jenna, dona de uma Tiny House sobre rodas que foi recentemente entrevistada pelo The Huffington Post disse, “Eu acho que se o movimento Tiny House continuar a crescer e as pessoas continuarem a optar por mini casas… os órgãos legais não terão como dizer a 30.000 (ou seja lá quantas mini casas já existam) pessoas que elas não podem morar aqui ou ali nas suas casas sobre rodas.”

*Esta é uma tradução do post original do Tiny House Blog

http://tinyhouseblog.com/tiny-house/traditional-tiny-house-vs-shipping-container-lifestyle-comparison/

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...