RECEITA DE DESODORANTE NATURAL

Abolimos o uso dos desodorantes e antitranspirantes industrializados a mais de um ano atrás e trocamos por uma receita de desodorante natural a base de leite de magnésia. E foi uma das melhores coisas que fizemos em prol da nossa saúde. Nessa época o Robson começou a sentir uma dor nas axilas, ele sentia dores musculares na região e irritação interna, como se algo por baixo da pele estivesse inflamado. Procuramos dois dermatologistas e um clínico geral, e o diagnóstico foi indefinido e como nenhum foi assertivo em resolver o problema, o Robson começou a pesquisar sobre as possíveis causas e depois ler artigos, matérias e pesquisas chegou a conclusão que o grande responsável pelo desconforto dele (e nossa preocupação em ser algo grave), era o desodorante!

Quais os riscos do uso de desodorante industrial?

O uso de desodorantes não apresenta riscos significativos para a maioria das pessoas. No entanto, alguns estudos sugerem que o uso de desodorantes contendo alumínio pode apresentar alguns riscos à saúde.

O alumínio é um ingrediente comum em muitos desodorantes antitranspirantes, e é usado para bloquear os poros das axilas e impedir a transpiração. No entanto, alguns estudos sugerem que a exposição ao alumínio pode estar associada ao desenvolvimento de câncer de mama e doença de Alzheimer.

Embora os estudos não tenham encontrado evidências conclusivas sobre a ligação entre o alumínio e essas condições de saúde, muitos especialistas recomendam a escolha de desodorantes sem alumínio, especialmente para as pessoas que têm histórico familiar dessas doenças ou são sensíveis a esse ingrediente.

Além disso, alguns desodorantes contêm outros ingredientes que podem causar reações alérgicas ou irritação da pele em algumas pessoas. Por isso, é sempre importante verificar os ingredientes do desodorante e fazer um teste de alergia antes de usar o produto regularmente.

Em resumo, o uso de desodorantes não apresenta riscos significativos para a maioria das pessoas, mas a escolha de desodorantes sem alumínio e a verificação dos ingredientes podem ajudar a minimizar quaisquer possíveis efeitos colaterais ou riscos para a saúde.

Os desodorantes industrializados além de conter substâncias prejudiciais a nossa saúde, também são prejudiciais ao meio ambiente. Em destaque temos:

  • Cloridróxido de alumínio (e suas variações em cloreto e cloridrato): adstringente composto de ácido clorídrico e alumínio metálico, que libera H₂ gasoso, atua diretamente nas glândulas sudoríparas, bloqueando a saída do suor e assim evitando a presença das bactérias que produzem o mau cheiro. Quanto mais potente for o antitranspirante, mais alumínio ele contém na sua fórmula. Ainda não existem comprovações dos malefícios causados pelo alumínio mas já existem pesquisas que apontam que a longo prazo, o acúmulo de alumínio no corpo pode fazer mal à saúde, uma vez que ele é absorvido pelo seu corpo, não é mais eliminado. Além disso, por impedir a saída da transpiração, pode causar inflamações nos poros das axilas.
  • Parabenos: compostos químicos com efeito de conservante, os quais já foram encontrado em células cancerígenas, amplamente utilizados em cosméticos. Alguns estudos apontam que o consumo de produtos que contém essa substância podem causar alergias cutâneas e o possível envelhecimento precoce da pele. Outras pesquisas indicam que ele interfere no sistema endócrino, já que apresenta uma atividade estrogênica, e portanto é considerado um disruptor endócrino.
  • Triclosan: é um agente antifúngico e antibactericida, mas pesquisas demonstram que ele tem efeito nocivo ao nosso fígado, podendo causar graves danos como a fibrose hepática e até câncer. Também já foi apontado como um disruptor endócrino, ou seja, responsável por interferir na função hormonal da tireóide e dos hormônios reprodutivos.
  • BHT e BHA: são conservantes e antioxidantes, atuam inibindo o crescimento de microrganismos impedindo a oxidação e sequestrando radicais livres. Pesquisas indicam que o BHT não tem efeito carcinogênico no corpo humano, porém o BHA já foi relacionado a doença.

E você deve estar se perguntando qual desodorante usamos afinal?

Já testamos algumas receitas, e seguimos testando outras para contar para vocês a nossa experiência com cada uma delas. A nossa preferida e a que mais usamos é essa que aprendemos com a Bela Gil, é basicamente  uma receita desodorante natural a base de leite de magnésia, mas fizemos uma pequena adaptação diminuindo a quantidade de água para deixá-lo menos líquido e ficar mais fácil de aplicar.

 

Receita dedesodorante natural

O leite de Magnésia como desodorante faz mal?

O leite de magnésia pode ser usado como um desodorante natural porque é alcalino e pode ajudar a neutralizar o odor das axilas. No entanto, é importante lembrar que o leite de magnésia é um laxante, então é necessário verificar se a formulação do desodorante contém ingredientes adicionais para impedir que seja usado como laxante.

Em termos de segurança, o leite de magnésia é geralmente seguro para uso tópico em pequenas quantidades. No entanto, é importante observar que algumas pessoas podem ser sensíveis a este ingrediente, e pode ocorrer irritação ou alergia na pele. Portanto, antes de usar o leite de magnésia como desodorante, é sempre recomendável fazer um teste em uma pequena área da pele e observar qualquer reação adversa.

Além disso, é importante lembrar que o uso de desodorantes contendo alumínio tem sido associado a possíveis riscos para a saúde, incluindo o desenvolvimento de câncer de mama e doença de Alzheimer. Portanto, optar por desodorantes naturais sem alumínio é uma opção saudável e segura para reduzir o risco dessas condições.

 

NOSSA RECEITA DE DESODORANTE NATURAL
Ingredientes:
  • 350ml de leite de magnésia
  • 1/2 xícara (120ml) de água
  • 1 colher de chá de óleo essencial
Misture tudo e coloque em num borrifador, ou aplique com as mãos. Aconselho a deixar ele secar um pouco antes de se vestir.

 

Robson lunardi e bel albornoz tiny house

Robson lunardi e bel albornoz tiny house

 

Produzir o seu próprio desodorante natural é uma forma de você economizar dinheiro e também reduzir os impactos ambientais, agora você tem motivos suficientes para testar essa e outras receitas.

Qual a sua receita de desodorante natural preferida? Qual receita você usou e deu certo? Faça um teste e tire suas conclusões.

 

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...