MOVIMENTO TINY HOUSE: COMO TUDO COMEÇOU

O conceito Tiny House, ou Mini Casa em português, surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 90, e teve seu maior crescimento desde a crise sub prime de 2007, que causou a bolha imobiliária no pais.

Mais conhecido como Movimento Tiny House, essas pequenas casas incentivam uma vida simplificada e de menor custo, proporcionando aos seus moradores mais liberdade de tempo e de dinheiro!

Há quem diga que tudo começou com Jay Shafer, conhecido por muitos como o ‘inventor das Tiny Houses’ e um dos principais defensores do movimento nos Estados Unidos. Ele estava em busca de uma alternativa mais confortável do que o Trailer modelo Airstream no qual já morava a 2 anos. Em 1997 ele desenhou e construiu sua primeira casa, que tem pouco mais de 8m² de área total.

 

Jay shafer th

Primeira Tiny House de Jay Shafer

 

Em entrevista ao site lifeedited.com ele conta que seu objetivo era o de construir uma casa eficiente, onde tudo fosse útil e fizesse sentido, e quando ele tirou do desenho todas as partes da casa que considerava desnecessárias, se deparou com uma casa bem pequena. A construção foi feita sobre uma base de trailer, mas com visual externo e ambientes internos de uma casa. Tiny Houses e Trailer são conceitos diferentes de moradia, saiba mais aqui.

As Tiny Houses podem variar de tamanho, de 8m² até por volta de 37m². Mais do que isso já deixa de ser considerada uma Tiny House. De tamanhos, formatos e acabamentos dos mais variados, algumas tem uma cozinha completa para os amantes da culinária, outros priorizam o espaço de convivência (ou sala de estar), há também os que não abrem mão de um quarto maior, ou de uma banheira, ou de um closet espaçoso para não terem que abrir mão das suas amadas roupas! Já vimos até uma que tem um mini estúdio de música! Veja neste vídeo do programa Tiny House Nation

Ou seja, é uma casa feita sob medida para o morador (ou moradores).

 

Tiny house basics shelley joshua 7. Jpg. 662x0 q70 crop scale

Tiny House Basics

 

O movimento como um todo cresceu em decorrência da necessidade de muitos em simplificar suas vidas, diminuir seus custos (em muitas vezes, zerar suas dividas) e reduzir o impacto ambiental. Assim como aqui no Brasil, nos Estados Unidos a moradia tem um alto custo, principalmente nos grandes centros urbanos, e grande parte da população não tem condições de adquirir um imóvel próprio, ou não querem se prender a uma dívida de mais de 20 anos no seu financiamento.

Outro publico crescente entre os moradores de Tiny Houses, são profissionais ou aposentados com mais de 50 anos, solteiros ou não, que viram suas casas grandes se esvaziarem depois que os filhos cresceram ou que não veem mais sentido em ocupar grandes espaços e possuir grande quantidade de bens materiais.

Uma das principais características do Movimento é a união de pessoas, o senso de comunidade e de colaboração.  Moradores de Tiny Houses são geralmente pessoas bem acessíveis, compartilham experiências através de Tiny Houses Tour (tour guiado) com o objetivo de inspirar, trocar experiência, ser agentes facilitadores para que mais pessoas possam ter condições de tomar decisões de aderir ou não a esse estilo de vida.

No movimento tiny house a gente sempre encontra pessoas que se reunem para ajudar o próximo, aqueles que não tem condições de comprar ou construir por conta própria, compartilham conhecimento e experiência em eventos, CoLabs, mutirões e conferências e o resultado é sempre uma pessoa ou uma família feliz. Empresas não se enxergam como concorrentes, entendem que eles não estão competindo por lucro, estão proporcionando liberdade para quem eles fabricam suas respectivas Tiny Houses.

 

 

The

The Best Little House in Texas

Tiny House não é sobre o tamanho de uma casa, mas um estilo de vida!

Não é para todos, é claro. Mas é sim para muitos de nós! 

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...