ONDE ESTACIONAR UMA TINY HOUSE AQUI NO BRASIL?

Essa é sem dúvida uma das perguntas que mais nos fazem. Muitos acham que aqui no Brasil é impossível ter uma Tiny House (Mini Casa) por motivos de segurança, mas vamos desmistificar essa idéia e mostrar que é possível sim viver nessas casas pequenas sobre rodas, com tranquilidade, conforto e segurança aqui no Brasil.

Mas e aí? Onde estacionar uma Tiny House no Brasil? Quando pensamos em uma Tiny House sobre rodas as possibilidades de lugares onde você pode morar são quase infinitas, porque você tem sim a liberdade de ir para onde você quiser com a sua casa, e com planejamento você pode parar ela em praticamente qualquer lugar.

Onde estacionar uma tiny house no brasil? - tiny house araraúna

Onde estacionar uma tiny house no brasil? – tiny house araraúna

Mas isso só é possível se sua Tiny House for legalizada corretamente seguindo as normas e protocolos específicos, tudo isso ensinamos nas nossas redes sociais ou através da Comunidade Pés Descalços e programa de mentoria que nós lecionamos para que tem interesse de ter, investir ou empreender com Tiny Houses no Brasil.

Quando sua Tiny House é legalizada como veículo, ela recebe placa, por ser um reboque não pagam impostos como IPTU e nem IPVA, isso acontece, pois quando estacionamos uma Tiny House devidamente legalizada em um terreno, estamos apenas estacionados com um veículo, como um trailer, carro ou motorhome. Mas por que não paga IPVA? Porque não tem motor e não polui com som e gás carbônico como os veículos automotores. É por esse motivo que as Tiny Houses móveis são as mais escolhidas dentre as modalidades. Então se você quer ter a liberdade de escolher onde estacionar uma Tiny House aqui no Brasil, você precisa legalizar corretamente.

Onde estacionar uma tiny house no brasil? - tiny house araraúna

Onde estacionar uma tiny house no brasil? – tiny house araraúna

Mas temos que tomar cuidado onde estacionar, falamos acima que você pode escolher onde estacionar uma tiny house em praticamente qualquer lugar no Brasil, mas cuidado, isso não é uma regra geral! Quer dizer que você até pode parar em vias públicas e passar alguns dias estacionado ali, mas para isso precisa antes pedir autorização na Prefeitura Local ou órgão responsável. Em alguns casos, e aqui falamos de cidades pequenas com baixa população, você pode até pedir autorização para estacionar em vias públicas por até 3 meses. Mas se você tiver mesmo a intenção de fazer isso lembre-se de que você vai precisar se programar com relação ao abastecimento de água e luz da sua Tiny House, e claro ter o cuidado de estacionar em um lugar seguro da cidade para não ter surpresas desagradáveis.

E para ter todo o conforto, segurança e tranquilidade do qual falamos acima aconselhamos você a sempre parar a sua Tiny House em:

CAMPINGS

No Brasil existem dezenas de Campings preparados para receber Trailer e Motorhomes, e são justamente esses que tem espaço e estrutura para receber uma Tiny House. Em muitos deles você pode pagar um aluguel mensal pelo espaço que ocupar, podendo ser então o local fixo de sua residência. Esses Campings geralmente oferecem água e luz já inclusos no valor do aluguel e grande parte deles dispõe de uma área de lazer de qualidade (churrasqueira, piscina, quadras de esportes, etc.). Se você quiser se aprofundar um pouco mais nessa opção, no site do MaCamp você pode fazer uma busca completa dos Campings que aceitam RV’s.

Veja aqui uma mini casa que está estacionada em um Camping perto da cidade de São Paulo.

TERRENO PRÓPRIO

Nele você tem como instalar a estrutura que precisar para abastecimento de água e energia elétrica de rede ou energia solar, instalar um deck, fazer um jardim, uma horta e tudo mais que você sonhar;

TERRENO ALUGADO OU EMPRESTADO

Aqui você também pode instalar a estrutura que precisar para abastecimento de água e energia elétrica ou solar, o deck removível e até fazer uma horta e jardim, tudo é claro vai depender do acordo que você fizer com o proprietário do terreno;

Onde estacionar uma tiny house no brasil? - tiny house araraúna em porangaba

Onde estacionar uma tiny house no brasil? – tiny house araraúna em porangaba

QUINTAL DE ALGUM FAMILIAR OU AMIGO

Sabemos bem que nos Estados Unidos, Canadá e outros países onde o Movimento Tiny House já ganhou força, os terrenos são grandes e as casas padrão contam com jardins e quintais espaçosos, por isso esse é um dos ‘estacionamentos’ preferidos dos moradores de Tiny Houses. Mas essa também é uma possibilidade aqui no Brasil, principalmente no interior e litoral onde as casas costumam ter terrenos maiores e podem acomodar perfeitamente a Tiny House dos filhos, netos, sobrinhos, amigos… Que maneira melhor de viver em harmonia e perto dos que amamos do que ali no quintal deles, mas cada um com sua casinha e sua privacidade.

Muitas cidades brasileiras tem leis que beneficiam habitações de até 70m², se você pretende estacionar sua Tiny House em um terreno que ainda não tem nenhuma edificação instalada verifique o Código de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo da Cidade para ver se existe alguma regra com relação a metragem mínima das habitações do local. Você pode fazer isso através do site  www.leismunicipais.com.br

Nesse vídeo aqui contamos em mais detalhes sobre todas essas possibilidades, respondemos várias dúvidas de vocês e mostrando um pouco sobre o primeiro lugar onde estacionamos nossa Tiny House.

Se você gostou desse vídeo, clique aqui e assine nosso Canal para não perder nada sobre as Tiny Houses no Brasil e no mundo.

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...