AS MELHORES POSTURAS DE YOGA PARA DORES NAS COSTAS E NA LOMBAR

A dor na região lombar é um dos problemas mais comuns, especialmente para pessoas que passam dias inteiros sentadas em posições inadequadas e não incluem a atividade física como um hábito saudável. A lombalgia, dor na região lombar, também é comum para quem pratica yoga de forma incorreta, sem saber os cuidados necessários ou as melhores adaptações para assumir as posições de forma ideal. Fazer o uso de acessórios de yoga, como blocos de yoga, cintos ou almofadas de yoga, podem trazer mais segurança e apoio na execução do asana – postura de yoga.

 

Mas, o que fazer quando ocorre a dor na lombar? Em primeiro lugar, é necessário observar a causa da dor, pode ser por exemplo: levantamento de peso excessivo ou, o uso de salto altos ou sapatos desconfortáveis durante muito tempo etc. Consertar certos hábitos e fazer exercícios específicos para essa região, ajuda a eliminar qualquer desconforto que possa surgir.

As melhores posturas de yoga para dor lombar

As posições que veremos são focadas no assoalho pélvico na posição supina, deitada com o rosto para cima, de modo a diminuir o efeito da gravidade sobre a coluna. A repetição constante dessa prática, junto com a respiração correta, permitirá que você lubrifique a coluna e as articulações do quadril.

 

Postura da meia torção – Ardha Matsyendrasana

YOGA Postura da meia torção - Ardha Matsyendrasana

Deitado no tapete de yoga comece a adaptar todo o corpo com pequenos movimentos de ombros e pescoço. Em seguida, abra os braços e os pés mais do que a largura dos quadris e expire, deixando os joelhos caírem para a esquerda girando a cabeça para a direita. O joelho direito deve empurrar para baixo e o glúteo direito deve ser contraído o máximo possível. Respire profundamente levando a atenção para a região lombar e após 4-5 respirações volte à posição inicial. Ao expirar, os joelhos caem do lado oposto e a sequência é repetida.

posturas de yoga

Torção da coluna com dois joelhos.  É possível realizar uma variação da posição com os joelhos dobrados para o mesmo lado. Junte os joelhos e muito lentamente deixe-os cair para a direita tentando manter o ângulo quadril-joelho-tornozelo correto e olhe a cabeça para a mão esticada do lado esquerdo. Repita no lado oposto.

Postura da ponte – Setu Bandha Sarvangasana

Postura da ponte - Setu Bandha Sarvangasana

Por meio dessa postura de yoga, podemos liberar os músculos e as tensões presentes nas costas. No yoga, é chamado de setubandhasana e é uma das melhores posições para a lombar. Comece com a coluna inteira apoiada no tapete, braços ao longo dos lados e calcanhares próximos às nádegas. Inspirando, as nádegas sobem, o abdômen se contrai e os ombros se abrem. Tente pressionar seus pés o mais próximo possível do solo. Expirando, as nádegas são abaixadas e a coluna repousa vértebra por vértebra no tapete (como um colar, pérola após pérola). Procure realizar este movimento com paciência e harmonia, focando apenas na respiração e no movimento.

Joelhos no peito. Esta posição é perfeita para relaxar todo o corpo e massagear os órgãos internos do abdômen. Ao trazer os joelhos até o peito, abrace-os com as duas mãos e tente não arquear a coluna cervical. Agora respire profundamente enquanto você levanta e abaixa o abdômen. Se quiser, você pode balançar para a esquerda e para a direita para massagear ainda mais a parte inferior das costas. A posição também é benéfica em caso de constipação ou inchaço abdominal.

Postura do joelho no peito – Pavanmuktasana

posturas de yoga

Esta posição é perfeita para relaxar todo o corpo e massagear os órgãos internos do abdômen. Ao trazer os joelhos até o peito, abrace-os com as duas mãos e tente não arquear a coluna cervical. Agora respire profundamente enquanto você levanta e abaixa o abdômen. Se quiser, você pode balançar para a esquerda e para a direita para massagear ainda mais a parte inferior das costas. A posição também é benéfica em caso de constipação ou inchaço abdominal.

Postura da criança – Balasana

Postura da criança – Balasana

Relaxante, benéfico, maravilhoso. Graças a esta posição, você encontra paz dentro de si e é capaz de alongar os músculos das costas de forma natural e profunda. Ao deitar-se de barriga para baixo, coloque os glúteos sobre os calcanhares, você pode apoiar a cabeça sobre o tapete de yoga ou, caso seja necessário, sob um tijolo de yoga. Se entregue por completo nessa postura!

Postura da criança feliz – Ananda Balasana

Postura da criança feliz – Ananda Balasana

 

Devemos aprender sempre com as crianças, elas sabem o que o corpo precisa e repetem isso naturalmente durante a infância. Essa posição reflete a postura natural de uma criança relaxada e incentiva a redescobrir o lado infantil de nós mesmos. Traga os joelhos em direção às axilas e segure a parte externa dos pés com as mãos, imaginando que você pode empurrá-los para baixo. Durante o exercício, tente achatar completamente toda a coluna e preste atenção ao pescoço (não deve ser arqueado, empurre o queixo em direção ao peito para alongar as vértebras cervicais). Respire profundamente.

Essas posições, praticadas consistentemente, podem ser uma ajuda valiosa para neutralizar a dor incômoda na região lombar, mas devem ser acompanhadas por um estilo de vida saudável e atividade física. Segundo a psicossomática, as dores lombares são um sintoma de emoções reprimidas que se instalam no final da coluna: o que a boca cala o corpo grita. Ouvimos o corpo e mente tentando alinhar os desejos de um e do outro, só assim seremos capazes de alcançar o bem-estar completo.

Este artigo foi escrito por Yogateria

Uma nova plataforma de produtos inovadores para inspirar yogis no Brasil. Conteúdo de yoga, aulas online, tapetes, bolsas, almofadas e muitos produtos interessantes, lindos, com preço justo, excelente qualidade e produzidos com responsabilidade social e ambiental. Sua missão é colocar um tapete de yoga na casa de cada brasileiro e fazer milhões de pessoas mais felizes.

Compre na Yogateria com 10% de desconto usando o cupom de desconto PESDESCALCOS10

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

UMA HORTA PORTÁTIL PARA UMA MINI CASA MÓVEL

UMA HORTA PORTÁTIL PARA UMA MINI CASA MÓVEL

Cultivar uma horta não é só sobre ter alimentos naturais e sem agrotóxicos, é sobre cultivar paz, equilíbrio e conexão com a natureza.   Cada vez mais as pessoas estão ampliando a consciência sobre os benefícios de uma alimentação saudável e natural, livre de...

COM QUE CARRO REBOCAR A TINY HOUSE NO BRASIL?

COM QUE CARRO REBOCAR A TINY HOUSE NO BRASIL?

Você já deve ter se perguntado se o seu carro conseguiria rebocar uma Tiny House, ou que carro você precisaria para rebocar uma mini casa sobre rodas. Quando vemos os vídeos americanos, geralmente elas são puxadas por aquelas camionetes robustas e lindas, mas e aqui...

CONHEÇA UMA MINI CASA SUSTENTÁVEL E OFF-GRID

CONHEÇA UMA MINI CASA SUSTENTÁVEL E OFF-GRID

Uma Tiny House no meio da mata, inteiramente construída pela família que a habita, desconectada dos serviços de água e energia elétrica, e totalmente conectada a natureza exuberante que a cerca, no interior do Rio Grande do Sul.   Conheça a história inspiradora...

Pin It on Pinterest

Share This