Faz 8 anos que aplico o minimalismo em minha vida. Nem sempre foi fácil, nem sempre foi prazeroso. Muitas vezes, foi desafiador e até mesmo frustrante. São sentimentos que podem aparecer no processo de desapego e você precisa estar preparado para eles se estiver pensando em viver esse estilo de vida. Por isso, separei 8 lições para você aplicar o minimalismo de forma consciente. Lições que aprendi em todo esse tempo de prática.
O tempo voa, e aqui estou eu, oito anos após o minimalismo ter cruzado meu caminho. Neste mundo onde “mais é melhor”, a ideia de possuir intencionalmente menos pode parecer contracultural. Mas foi durante um período turbulento – lutando contra a Síndrome de Burnout, me adaptando à maternidade, deixando o trabalho e o mundo corporativo, e enfrentando um diagnóstico de tumor na tireóide enquanto ainda amamentava – que o minimalismo me encontrou.
Descobri esse estilo de vida através de um vídeo no YouTube, como se o Universo conspirasse a meu favor, mostrando-me um caminho de leveza e simplificação. Se você também busca uma vida mais simples e significativa, saiba que está no lugar certo. Aqui falo sobre simplificação, intenção e minimalismo.
Independente de como o minimalismo chegou até você – através de um amigo, uma reportagem, ou mesmo do nosso canal no YouTube – ele está aqui para provocar mudanças e reflexões. Concorda?
8 LIÇÕES PARA APLICAR O MINIMALISMO
Defina uma Intenção, um Objetivo
Quando não sabemos onde queremos chegar, não adianta estar em movimento. Pode ser cansativo, frustrante e até mesmo nos levar a desistir do que estamos buscando, seja lá onde for. E para aplicar o minimalismo, é a mesma lógica.
O minimalismo nos instiga a buscar clareza sobre nossos desejos e metas. É um esforço mental antes de ser físico, e você precisa saber para onde está indo. Afinal, por que você quer aplicar o minimalismo? Por que você quer se livrar de seus excessos?
É preciso ter seu objetivo claro, pois o minimalismo não é um fim em si mesmo. Ele é uma ferramenta.
Minimalismo é Sobre Escolhas
Se dependermos da mídia para nos dizer do que precisamos para sermos felizes, iremos comprar de tudo, para tudo. Afinal, a missão do marketing não é nos apresentar novos produtos, mas sim criar demandas, ou seja, nos convencer de que precisamos dessa ou daquela coisa.
Em contrapartida, o minimalismo nos ensina a fazer escolhas baseadas em nossos próprios valores e desejos, não naquilo que os outros ditam. E essa é uma das essências deste estilo de vida: nos conscientizar sobre o que é importante para nós, para que então possamos fazer as escolhas certas.
É por isso que muitas vezes o minimalismo pode incomodar.
Minimalismo e Autoconhecimento Andam Juntos
Partindo da lógica da última lição, também é importante que, para aplicar o minimalismo, tenhamos clareza sobre nossas necessidades. Por isso o autoconhecimento é braço direito do estilo de vida minimalista.
Somente eu posso responder o que gosto, o que me causa estresse, e como quero que minha vida seja. O minimalismo ajuda a encontrar essas respostas.
Desapegar Dói e Pode Ser Cansativo
Decisão após decisão, pode ser doloroso e exaustivo. É importante saber que em seu processo de desapego, o cansaço e até mesmo a frustração podem bater na porta. E isso, como em qualquer processo de transformação, é completamente normal.
Nunca será confortável mudar, mas nesse caso pode valer muito à pena.
A Verdadeira Riqueza é Intangível
O minimalismo não é apenas sobre se livrar de coisas. É sobre controlar sua vida e construir uma riqueza que vai além do material.
Nossa Identidade Não é Definida pelo que Possuímos
Nossos bens materiais não determinam nosso valor como pessoa. Nosso verdadeiro valor está na integridade com que vivemos e no impacto positivo que temos. É preciso mudar essa visão, que exige um pouco de autoconfiança e firmeza sobre suas escolhas.
Comparação é o Ladrão da Alegria
A comparação constante pode ser destrutiva. O minimalismo nos ajuda a focar em nossa essência e a substituir a comparação pela cooperação.
Minimalismo é uma Jornada para a Vida Toda
As necessidades e desejos mudam, e o minimalismo é um processo contínuo de alinhamento das nossas escolhas com nossos valores.
VÍDEO: 8 LIÇÕES DO MINIMALISMO – O que aprendi em 8 anos praticando o minimalismo?
Assista ao vídeo que postamos em nosso canal do YouTube para conversamos sobre a sua jornada.