Sobre nós

Somos o maior portal em língua portuguesa sobre o tiny living, o famoso estilo de vida minimalista das Tiny Houses

Queremos ajudar você a simplificar a vida, se desfazer dos excessos e abrir espaço para o que realmente importa através da nossa Comunidade Digital.

como tudo começou?

 

O Pés Descalços surgiu em 2015 como um portal onde compartilhávamos nosso conhecimento e experiência com o minimalismo, saúde física e mental e transformação de vida.

Ele nasceu da necessidade de mudarmos nossa rotina por completo após sermos diagnosticados com uma doença chamada Síndrome de Burnout, um distúrbio emocional causado por estresse extremo e esgotamento físico e psicológico.

Passar por uma experiência como o Burnout nos trouxe várias reflexões e mudanças de hábitos, como a prática de yoga, meditação, sustentabilidade, e por fim o minimalismo que, consequentemente, nos levou ao Estilo de Vida das Tiny Houses.

2 5
Img 1431

Nos apaixonamos por elas e decidimos entrar de cabeça nesse universo, ao ponto de irmos para os Estados Unidos nos especializar na construção de Tiny Houses, entender o que é o Movimento e esse estilo de vida,  e voltar para o Brasil para aplicar e compartilhar todo nosso conhecimento e experiência que aprendemos construindo, legalizando e morando na nossa mini casa sobre rodas, conhecida hoje como Araraúna.

Ao voltarmos ao Brasil, começamos o processo de planejamento para construir a nossa Tiny House. Erramos muito, passamos por poucas e boas, principalmente com a legislação brasileira, que possui muitas burocracias.

Mas, depois de muitos aprendizados, conseguimos construir a primeira tiny house legalizada do Brasil, a famosa Araraúna, uma tiny house móvel de 27m², finalizada em agosto de 2019 e que até hoje, orgulhosamente, só passou por 3 manutenções simples, como troca de bomba, manutenção de janelas e pintura externa.

NASCE UM MOVIMENTO NO BRASIL

 

Depois de um tempo trabalhando com o nosso Blog e canal do YouTube, nos tornamos referência no estilo de vida das Tiny Houses aqui no Brasil.

Através dos comentários, interações com nosso público, vimos que o sonho das Tiny Houses não eram apenas nosso, mas sim de muitas pessoas que queriam fazer parte disso, o conhecido Movimento Tiny Houses, morando, alugando, construindo, ajudando o próximo ou empreendendo com essas mini casas.

Sem perceber estávamos iniciando um novo ciclo nesse movimento, o do compartilhamento de conhecimento e experiência, para que mais pessoas pudessem ser também multiplicadores das maravilhas que o movimento pode causar no indivíduo e sociedade.

Afinal, o Movimento Tiny Houses é independente, social e colaborativo, cujo objetivo é proporcionar liberdade através de moradias acessíveis e intencionalmente desenvolvidas para simplificar a vida de seus moradores.

Para tornar isso uma realidade para mais pessoas, foi preciso organizar todo conhecimento que adquirimos e adaptá-los a realidade brasileira, compartilhando erros e acertos de maneira que possa ajudar a pessoas a não passarem pelas dificuldades que passamos na nossa jornada.

 

3 4

um leve empurrão

 

Compartilhar esse conhecimento no Brasil não é fácil, pois exige tempo, dedicação e criação de muito material em blogs, vídeos e materiais de infoentretenimento. É um trabalho árduo que exige muitas horas de dedicação, mas com baixo rendimento financeiro. E mesmo com todo esse trabalho, percebemos que não estava sendo suficiente para fazer o movimento acontecer em nosso pais, pois éramos apenas 2 pessoas (Robson e Bel), escrevendo, gravando, editando e compartilhando nossas experiências.

Vimos a necessidade de multiplicarmos esse conhecimento de maneira mais eficiente e assim decidimos estruturar um treinamento. Queríamos fazer o melhor e mais completo treinamento possível.

Nesse meio tempo, fomos encontrados por uma arquiteta manauara, que agendou um Tiny House Tour na Araraúna, uma visita guiada na nossa Tiny House. Durante sua visita ela disse: “Cara, você precisa urgentemente montar um curso, mentoria ou qualquer outra coisa,  pois eu preciso do seu conhecimento para construir minha casa e minha empresa de Tiny House. Pode ter certeza que não sou a única atrás desse conhecimento.”

Ela nos indicou uma amiga, que tinha experiência na área de lançamento de treinamentos e produtos digitais. E foi a partir daí que surgiu a ideia de montar a primeira turma da Mentoria das Tiny Houses, simplesmente a melhor forma que encontramos de compartilhar em detalhes tudo o que sabíamos sobre planejar, projetar, construir e legalizar.

Tínhamos tudo em mãos:

  • Capacitação em duas empresas americanas: Tumbleweed, a 1ª empresa de Tiny Houses do mundo, e na Tiny House Collaborative, um grupo de mulheres que construíram suas Tiny Houses com as próprias mãos e estimulavam pessoas a fazer o mesmo;
  • Conhecíamos 4 processos de construção de 4 empresas diferentes;
  • Havíamos conhecido mais de 20 Tiny Houses genuínas pessoalmente;
  • Sabíamos (e ainda sabemos bem) projetar, construir e legalizar no Brasil, pois nessa época, já tínhamos construído a nossa Tiny House Araraúna e a Toca Turquesa do casal Gustavo e Gabi.

Só faltava esse “empurrãozinho” para criar algo replicácel, lançar e começar logo esse novo ciclo do Movimento Tiny Houses Brasil.

Atualmente, estamos indo para a terceira turma de Mentoria, que se tornou um programa 100% desenvolvido para formar Pioneiros, ou seja, os primeiros especialistas com capacidade de fazer planejamento, projetos, construção e legalização de maneira independente aqui no Brasil. A idéia é formar multiplicadores, ajudar pessoas que sonhavam em construir suas próprias casas, empreendedores e investidores que querem gerar oportunidades de experiências através de alugueis em airbnb.

Quer saber mais sobre a Mentoria das Tiny House? É só clicar aqui.

Agendas semanais novembro 2

comunidade

pés descalços

Liberdade é saber que você não precisa de mais do que o suficiente.

Depois de formar duas turmas de Pioneiros do Movimento Tiny House através das mentorias, percebemos que o conhecimento teórico e prático isolados não seriam o suficiente para avançarmos no Movimento Tiny House Brasileiro, era preciso unir essas pessoas, para torná-los mais confiantes sobre suas novas habilidades.

Além disso, acreditamos que esse conhecimento individualizado só é mais poderoso se compartilhado, concorda? Então, decidimos criar a primeira comunidade digital brasileira voltada para as Tiny Houses e todo o estilo de vida que as engloba, trazendo também assuntos relacionados a minimalismo, sustentabilidade, consumo consciente e saúde e bem estar.

Com a Comunidade, temos o objetivo de criar um ambiente onde estejam todas as pessoas certas para fazer o Movimento Tiny House crescer e se desenvolver da forma certa no Brasil. E quando dizemos “pessoas certas” queremos dizer pessoas engajadas e com vontade de ajudar os outros, se conectar e fazer acontecer.

Nosso intuito então é criar uma rede onde todos se apoiem, se ajudem e se conectem, criando uma grande vizinhança digital onde cada indivíduo tenha a quem recorrer sempre que tiver uma dúvida ou precise de uma inspiração de vida, uma transformação real.

Aqui, estamos todos juntos.

na comunidade você tem

conexão

Com pessoas em transformação ou experientes que possam compartilhar seus erros, acertos, dicas e conhecimento.

Acesso a informações

Organizadas, estruturadas através de espaços moderados, aulas, grupos de apoios, encontros em mutirões (colab) e podcasts.

lives exclusivas

Com nossa equipe, especialistas e membros, através de aulas, palestras ou plantões de dúvidas para ajudar você concluir seus objetivos

CoNHEçA nossos projetos

1 4

Tiny Houses Brasil

Nossa fábrica colaborativa 100% brasileira cujo objetivo é ajudar as pessoas a terem a sua Tiny House legalizada no Brasil.

2 4

projeto colibri

Nosso Projeto Social que reúne profissionais plurais com o objetivo mútuo de gerar moradia de qualidade para pessoas em condições de vulnerabilidade sócio-econômica.

Faça parte do Movimento Tiny House

participe da comunidade

pés descalços