Uma das perguntas que mais nos fazem é por que de uma Tiny House sobre rodas. A Tiny House é robusta na sua construção, é construída para ser uma moradia de tempo integral, elas pesam mais de 4 toneladas e por isso a velocidade máxima que se deve atingir nas estradas é de 80 km/h. Veja mais sobre o peso da uma casa pequena sobre rodas aqui neste post.
Também fizemos um vídeo em que falamos sobre o que é preciso saber para ter uma Tiny House sobre rodas, clique aqui para assistir.
Os motivos para escolher uma MiniCasa sobre rodas são muitos, mas vamos falar aqui dos 3 principais, e que foram fatores cruciais na nossa decisão.
MOBILIDADE
Fonte da imagem: Blog Tiny House Giant Journey
Sim, a mobilidade que ela oferece foi o principal motivo da nossa decisão. Como já mencionamos acima, a nossa idéia não é viajar com a frequência que fazem os viajantes de Trailers, Motorhomes, Kombis,… mas queremos sim ter a liberdade de mudar nosso local de moradia com frequência.
Somos Nômades Digitais, nossa principal ocupação é como Empreendedores Digitais e Criadores de Conteúdo. Se você ainda não sabe como trocamos as profissões de Estatístico e Turismóloga em São Paulo pela vida que temos hoje, veja um pouco da nossa história nesses vídeos que fizemos sobre nós.
Trabalhamos em casa, e tudo o que precisamos é de um bom sinal de internet e nossos laptops carregados.
Com a Tiny House sobre rodas podemos nos realocar com frequência sem ter que fazer as malas, procurar um novo lugar para morar, fazer toda uma mudança que é custosa e trabalhosa, sem saber se vamos gostar do próximo destino ou não. Digamos que a gente chegue em um determinado lugar e decida mudar depois de duas semanas, basta preparar a casa e utensílios para a mudança, conectar a casa na camionete e partir! O mais demorado de uma mudança com a MiniCasa sobre rodas é você se assegurar que todas os objetos da casa estão seguros, prender a geladeira e outros eletrodomésticos, trancar as portas e gavetas, etc. Ou seja proteger tudo para que nada saia do lugar.
Poderemos conviver mais com as nossas famílias, ficando alguns meses nas cidades onde eles moram, espalhados pelos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. E claro, poderemos morar em lugares inusitados e conhecer mais do nosso Brasil, e por que não da América do Sul. Tudo sem pressa, estaremos em casa!
Mesmo mantendo a sua profissão, imagine que você receba aquela oferta de emprego dos seus sonhos e precise mudar de cidade ou até de Estado. Basta arrumar a casa, conectar a minicasa na camionete e partir. Não precisa se despedir do seu lar doce lar que você levou tanto tempo para decorar e deixar a sua cara. Não precisa arrumar as malas, ou muito menos empacotar seus pertences e se mudar para uma nova casa ou apartamento que não seja tão bom e confortável quanto o atual.
A única questão a ser respondida será: Qual é o próximo destino?
CUSTO DE VIDA
Queremos uma vida leve, simples e com o menor custo possível e para isso a Tiny House é perfeita. O seu tamanho reduzido faz com que os gastos básicos como água e luz sejam mínimos. E no nosso caso, serão reduzidos também pelo abastecimento de energia solar e reaproveitamento de água da chuva.
Mesmo nos dias em que vamos precisar aquecer ou resfriar a casa, o uso do ar-condicionado será bem baixo, porque além dela ser toda projetada para uma maior eficiência térmica, o espaço é pequeno e a temperatura ambiente agradável é atingida rapidamente.
A limpeza é fácil e rápida, será feita por nós mesmos, e estimamos que não vá levar mais do que 30 minutos.
Você pode estacionar em terreno próprio ou de amigos e familiares e zerar esse custo. Pode alugar um terreno, estacionar em Campings que já recebem Motorhomes e Trailers, o custo do Condomínio mensal gira em torno de R$ 400 a 600, e já inclui a água, luz e as vezes a internet. A maioria tem toda a infraestrutura de lazer com piscina, churrasqueira, salão de festas, quadras de esportes e muito verde. Alguns inclusive são localizados na frente do mar.
Com a documentação correta de Reboque Trailer Especial, emitida pelo Denatran você fica isento de IPVA pois ela entra na categoria de Reboque. E fica isento de IPTU, pelo mesmo motivo.
SUSTENTABILIDADE
Fonte da Imagem: Blog Exploring Alternatives
A começar pela construção. Nosso foco é usar apenas materiais com origem ética e ecológica. Todo o projeto foi feito pensando na melhor eficiência térmica, para reduzir o uso de ar-condicionado e aquecedores, as posições das janelas foram pensadas para fazerem sozinhas toda a ventilação da nossa pequena casa.
Faremos uso de energia solar e reaproveitamento da água da chuva, como já mencionamos acima, e diminuir mais ainda a nossa pegada de carbono
Não teremos esgoto negro, que é o proveniente da privada devido a presença de fezes e urina misturados a água, porque vamos usar uma privada seca que é mais higiênica e não desperdiça agua potável para nossas necessidades e o resultado é um adubo que pode ser devolvido a natureza. Vamos explicar como funciona, mas isso é assunto para um outro post.
Fazemos uso exclusivo de produtos naturais de limpeza e higiene pessoal fabricados por nós ou produtos biodegradáveis. Sendo assim, vamos reutilizar a água cinza (água do banho e máquina de lavar roupa) para regar as plantas e a nossa hortinha, depois de filtrar os resíduos de sabão e óleo natural do corpo.
Por ser sobre rodas, obviamente ela não tem contato com o solo a não ser pelas rodas, não acontece a deterioração, impermeabilização ou contaminação do solo, como acontece com as construções que tem fundação. Não há limite para o quão ecológico você pode ser, promovendo assim uma terra mais saudável para a nossa geração, E principalmente para as gerações futuras.
Veja aqui o vídeo na íntegra do nosso bate-papo sobre esse assunto.