Mariah Hoffman e a Construção da Tiny House Lola: Uma Jornada de Empoderamento e Sustentabilidade

Em um mundo onde o espaço é frequentemente medido em quantidade, não em qualidade, a história de Mariah Hoffman se destaca como um farol de inspiração, criatividade e determinação. Sua jornada para construir a Tiny House Lola, uma mini coisa moderna e sustentável, não é apenas uma narrativa sobre a construção de uma casa, mas sobre a construção de uma vida com propósito, alinhada com valores de minimalismo, sustentabilidade e autoconfiança.

Tiny house lola

Quem é Mariah Hoffman?

1708531852585. Png? Ixlib=rails 4. 2

Mariah Hoffman é uma designer autodidata, construtora e fundadora do estúdio de design Micro Modula. Desde cedo, Mariah foi cativada pela arquitetura e design, sonhando em um dia construir sua própria casa.

No entanto, foi a necessidade de estabilidade financeira e emocional que realmente impulsionou Mariah a transformar esse sonho em realidade.

1708532111901. Png? Ixlib=rails 4. 2

Através de sua jornada, Mariah não apenas queria criar um espaço seguro para si mesma, mas também dominar o processo de design e construção de forma prática.

A Gênese de Lola

1708531916264. Png? Ixlib=rails 4. 2

Com um orçamento modesto de $12,000, Mariah embarcou na ambiciosa missão de projetar e construir Lola, uma Tiny House de 156 pés quadrados.

1708531955231. Png? Ixlib=rails 4. 2

1708531940546. Png? Ixlib=rails 4. 2

Sem seguir plantas convencionais, ela confiou em sua visão e habilidades adquiridas para criar um lar que não apenas atendesse às suas necessidades de espaço e segurança, mas que também refletisse seus valores pessoais. O nome Lola não é apenas um capricho; é uma personificação da casa como um espaço de liberdade, criatividade e resistência.

1708532002404. Png? Ixlib=rails 4. 2

Design e Sustentabilidade

1708533404983. Png? Ixlib=rails 4. 2

Inspirada pela estética do modernismo do deserto, Mariah escolheu materiais que eram esteticamente agradáveis e funcionalmente robustos.

1708531981317. Png? Ixlib=rails 4. 2

A fachada de Lola é revestida com madeira tratada pelo método shou sugi ban, conhecido por sua durabilidade e resistência a elementos naturais.

1708532136655. Png? Ixlib=rails 4. 2

A técnica Shou Sugi Ban (焼杉板), também conhecida como Yakisugi (焼き杉), é um método tradicional japonês de preservação de madeira que literalmente significa “tábua de cedro queimada”. Esta técnica envolve a carbonização da superfície da madeira, geralmente cedro, através da aplicação direta de fogo. O processo de queima não só confere à madeira um acabamento estético único, com uma cor preta rica e texturas variadas, mas também melhora suas propriedades de durabilidade.

1708532191827. Png? Ixlib=rails 4. 2

O interior combina painéis de madeira de bétula clara com uma estrutura de aço exposta, criando um ambiente contemporâneo e acolhedor. Mariah incorporou soluções de móveis multifuncionais e espaços de armazenamento inteligentes, maximizando cada centímetro de espaço disponível.

1708532210073. Png? Ixlib=rails 4. 2

Vale destacar o uso de painéis de policarbonato ondulado em ambos os lados de uma zona central da casa. Esses painéis permitem ajustar facilmente a ventilação natural e a iluminação, dependendo da necessidade de mais ar, privacidade ou luz.

Ela usou como fonte de iluminação natural e em algumas partes como banheiro e janelas.

1708533290796. Png? Ixlib=rails 4. 2

O uso de policarbonato, um material leve, durável e translúcido, é uma escolha inteligente para Tiny Houses, pois oferece isolamento térmico, resistência a impactos e permite a passagem de luz natural, contribuindo para a sensação de amplitude e conexão com o exterior.

1708533378578. Png? Ixlib=rails 4. 2

Desafios e Superação

A construção de Lola não foi sem seus desafios. Mariah teve que superar uma curva de aprendizado íngreme em construção e soldagem, além de navegar pelas complexidades de viver de forma sustentável em um espaço pequeno.

1708532162903. Png? Ixlib=rails 4. 2

Ela buscou recursos e apoio em um makerspace local, onde aprendeu as habilidades necessárias e encontrou uma comunidade de mentores e amigos. Este aspecto de sua jornada destaca a importância do apoio comunitário e da educação autodidata na realização de sonhos aparentemente inatingíveis.

Acha que consegue fazer algo assim?

Muitas pessoas podem pensar que é IMPOSSÍVEL criar algo como o que a Mariah fez. Uma mulher, sozinha, projetando e construindo a sua própria casa. Mas já temos exemplos assim no Brasil, e elas estão na Comunidade Pés Descalços, um ambiente que criamos para ter mais proximidade com você e te ajudar a realizar seu sonho de ter e viver em uma Tiny House.

Para conhecer a Comundiade, clique aqui.

Comunidade pés descalços

Impacto e Legado

1708532242772. Png? Ixlib=rails 4. 2

Hoje, Lola não é apenas a casa de Mariah; é um símbolo de sua jornada para encontrar segurança, estabilidade e satisfação pessoal. Através da Micro Modula, Mariah agora compartilha suas habilidades e conhecimentos, inspirando outros a embarcar em suas próprias jornadas de design e construção.

1708532258904. Png? Ixlib=rails 4. 2

Ela é particularmente apaixonada por empoderar mulheres jovens e pessoas de cor, incentivando-as a confiar em suas próprias visões e a narrar suas histórias únicas através do design e da construção.

1708532272963. Png? Ixlib=rails 4. 2

1708532585424. Png? Ixlib=rails 4. 2

A história de Mariah Hoffman e a construção de Lola ressoam profundamente com os valores da Comunidade Pés Descalços no Brasil. Ela nos lembra que, com determinação, criatividade e uma abordagem consciente, podemos criar espaços que não apenas nos abrigam, mas que também refletem nossos valores mais profundos e sustentam nossas vidas de maneiras significativas. Mariah prova que, mesmo com recursos limitados, podemos construir não apenas casas, mas lares cheios de propósito, beleza e sustentabilidade.

Fontes:

Através de sua jornada, Mariah Hoffman nos inspira a repensar o que significa criar um lar, desafiando-nos a sonhar grande, mesmo em espaços pequenos.

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...

É SEGURO MORAR EM TINY HOUSES NO BRASIL?

É SEGURO MORAR EM TINY HOUSES NO BRASIL?

O conceito de morar em Tiny Houses tem ganhado cada vez mais adeptos ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Mas, a segurança dessas pequenas moradias móveis é um tema que levanta dúvidas e curiosidades. Afinal, é possível viver de forma segura em uma casa compacta,...