fbpx

O QUE É TINY HOUSE FIXA E 5 BENEFÍCIOS DESSA MORADIA

O que é Tiny House Fixa? Uma Tiny House Fixa é uma ótima solução para quem tem um terreno vazio e quer construir uma casa sustentável, mais barata, bonita, funcional e aconchegante. Elas fazem parte de uma das 4 modalidades que já podem ser legalizadas no Brasil.

As Tiny Houses possuem 4 modalidades: a fixa, a móvel, a transportável e a tiny house on truck (mini casa sobre caminhão). Mas só a Tiny House fixa é feita em fundação e fica instalada no terreno permanentemente.

O que é tiny house fixa

O que é Tiny House Fixa

Como o nome já sugere, a Tiny House Fixa é construída fixada no chão do seu terreno e pode ter até 37 metros quadrados. Diferente das outras 3 modalidades, ela pode ser mais larga e mais alta, já que não precisa respeitar o tamanho de reboques permitidos nas rodovias.

Elas são construídas através de métodos de construção seca, já que seguem o conceito de sustentabilidade, economia, colaboração e facilitação para geração de moradias.

Tiny houses fixas

Os métodos secos mais comuns pra se construir uma Tiny House Fixa dentro do Movimento é o Wood frame e o Steel Frame, mas elas também podem ser construídas em SIP, CLT, etc.

Wood frame tiny house fixa

Por conta destes métodos de construção em camadas elas se diferem de casas de madeira que usam apenas uma camadas de parede — por exemplo, cabanas e similares. Isso faz com que elas tenham melhor isolamento termoacústico e robustez em sua estrutura como um todo.

Fizemos um artigo sobre os métodos construtivos utilizados nas Tiny Houses. Clique aqui para ler.

Legalização de uma Tiny House Fixa

A legalização de uma Tiny House Fixa é um processo que começa antes até mesmo da criação do projeto executivo, pois depende das regras impostas pela prefeitura de cada cidade.

Tiny house fixa planta

Se você está planejando ter a sua, aconselhamos que vá na prefeitura saber se pode construir uma casa de 37 metros quadrados ou menos. Além disso, vale apresentar a sua ideia para entender as regras que você deverá respeita no projeto da sua casa. Por exemplo, em algumas cidades do Brasil, ter um loft em uma Tiny House Fixa não é permitido, fazendo com que o primeiro andar da casa tenha que respeitar um pé direito de, no mínimo, 2,10m. Já em outras cidades, uma casa desse tamanho pode até ficar isenta de IPTU.

Por conta de tudo isso, antes de projetar a sua casa, consulte as regras da prefeitura onde o terreno está localizado e documente tudo. Assim, você não corre o risco de ter prejuízos.

5 principais benefícios de uma Tiny House Fixa

As Tiny Houses, independente da modalidade, trazem muitos benefícios para seus moradores ou proprietários. São muitos, uns mais importante que outros dependendo de quem é o morador. Aqui vamos listar 5 que achamos mais convincentes, de acordo com nossos valores como Pés Descalços.

Simplificação e Minimalismo

Nós conhecemos as Tiny Houses através de um processo de redução de acúmulos e excessos que tínhamos em nossas vidas, tanto material quanto mental e social. Então nada mais justo e coerente do que trazer a simplificação da vida como a primeira vantagem em morar em uma Tiny House.

Tudo na minicasa é planejado, muito bem pensado, para o nosso estilo de vida, seja como família, casal, amigos ou para um vida em solitude. E, por ser pequena, esses espaços planejados pedem que você tenha mais consciencia sobre as coisas que quer ter em casa, o que te leva ao minimalismo e a simplificação.

Viver com essa liberdade de posses e excessos dentro da nossa casa é muito libertador e simplifica muito a nossa vida, pois passamos menos tempo organizando, escolhendo e “descobrindo” objetos que estão ocupando espaço e que nem sabíamos que ainda estavam lá.

Mais economia pro nosso bolso

Uma casa planejada e pequena como a Tiny House Fixa é pensada até mesmo para ter seu consumo de energia mais eficiente e ecologicamente correto no dia a dia. Então, geralmente, essas mini casas consomem pouca energia elétrica, podendo até mesmo possuir placas de energia solar ou instalações offgrid.

Sua limpeza e manutenção também exige menos produtos, então você gasta menos com desinfetante, sabão, pano de chão, entre outras coisas.

Tudo isso faz diferença no final do mês. Em comparação com uma casa convencional, essa diferença é gritante.

Personalização e conforto

Como já dissemos, as Tiny Houses Fixas (e todas as outras modalidades) são feitas de forma personalizada. Isso quer dizer que tudo na casa será feito especialmente para você e suas necessidades cotidianas.

É por isso que elas costumam ser tão diferentes umas das outras, tanto em seu design quanto em suas funcionalidades e modalidades.

Imagine só, ter uma casa que já tem as mobília que você quer inclusa na construção, as cores que você mais gosta e que conversa com o seu corpo no dia a dia? Essa personalização traz o conforto e o aconchego de um lar.

Sustentabilidade ambiental

Claro que não podíamos deixar de falar de uma Tiny House sem falar da sustentabilidade. Como dissemos, elas são construídas através de métodos de construção seca. Esses métodos tem como objetivo a redução de resíduos e do desperdício de água que uma construção convencional geralmente possui.

Diferente da construção tradicional, a construção seca é mais fácil, mais limpa e mais sustentável, pois o uso de água é quase nulo e toda a estrutura é feita com materiais menos nocivos ao meio ambiente.

Além disso, como dissemos acima, as Tiny Houses consomem menos energia e precisam de poucas manutenções em sua vida útil.

Conexão com a Natureza

Com certeza as Tiny Houses proporcionam a conexão com o mundo externo. Nós adoramos isso, pois percebemos que ao passar mais tempo ao ar livre nosso estresse diminui drasticamente. Passamos muito tempo do lado de fora, em família.

Deixamos as crianças brincando com seus amigos na área externa, estimulando as brincadeiras, movimentos físicos e socialização, enquanto trabalhamos ou tomamos o café em nossa mesa externa, onde convidamos amigos ou passamos o tempo juntos.

Além disso, as Tiny Houses Fixas possuem janelas grandes, o que nos aproxima da parte externa da casa. Nossos olhos se acostumam com o verde que acalma nossa ansiedade e nos dá energia para as tarefas rotineiras.

Existem outras vantagens das Tiny Houses que vão além do sensorial e da economia diária. Essas mini casas também são atrativas para turistas e pessoas que querem conhecer o movimento mais de perto. Tudo isso pode trazer um bom retorno financeiro e, com o tempo, cobrir o investimento da casa.

Todas as grandes coisas vêm de algo que simplifica a vida.

As Tiny Houses Fixas oferecem benefícios significativos, como sustentabilidade ambiental, custo reduzido, estilo de vida minimalista, personalização e conforto, além da conexão com a natureza. Além disso, essas casas proporcionam liberdade financeira e independência, permitindo que os moradores vivam de forma mais autossuficiente.

Com sua abordagem compacta e flexível, as Tiny Houses Fixas são uma opção atraente para aqueles que desejam simplificar suas vidas e desfrutar de um espaço personalizado que reflete suas necessidades e preferências.

Achou essa modalidade de Tiny Houses interessante? Compartilhe esse artigo com seus amigos e nos siga em nossas redes sociais para saber mais.

 

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

É SEGURO MORAR EM TINY HOUSES NO BRASIL?

É SEGURO MORAR EM TINY HOUSES NO BRASIL?

O conceito de morar em Tiny Houses tem ganhado cada vez mais adeptos ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Mas, a segurança dessas pequenas moradias móveis é um tema que levanta dúvidas e curiosidades. Afinal, é possível viver de forma segura em uma casa compacta,...

COMO TER OU EMPREENDER COM TINY HOUSES NO BRASIL

COMO TER OU EMPREENDER COM TINY HOUSES NO BRASIL

As Tiny Houses chegaram ao Brasil e já são realidade na vida de muitos que sonham/sonharam em como ter ou empreender com Tiny Houses. Mesmo assim, ainda podem ter muitas pessoas que, mesmo simpatizando com as Tiny Houses, devem achar muito difícil, ou até impossível,...