15 DIAS PARA SIMPLIFICAR SUA VIDA

Esse não é mais um artigo ou blog com dicas sobre minimalismo ou algo parecido. Aqui falarei sobre um projeto que quero começar junto com você: 15 dias para simplificar sua vida. Ele será um projeto prático, onde você vai seguir um cronograma para começar o desapego em sua casa, de maneira consciente e coordenada.

Olá, aqui é a Bel Albornoz e irei começar esse artigo falando sobre o minimalismo como estilo de vida. Recebo muitas perguntas nas redes sociais sobre como começar nessa jornada, em quanto tempo desapegar dos excessos da casa e por onde iniciar. Hoje, vou compartilhar um mini guia prático e rápido, que você pode seguir durante duas semanas ou no seu próprio ritmo.

Simplificar sua vida

Antes de começarmos, gostaria de enfatizar que o minimalismo é um processo interno que reflete externamente. É necessário o autoconhecimento, descobrir o que gostamos e não gostamos em nossa casa e vida, definir objetivos claros para o processo de simplificação e então começar a eliminar os excessos. No entanto, entendo que você pode estar ansioso (a) por um passo a passo prático, e por isso preparei este guia.

Lembre-se sempre que o seu processo é único, não tenha pressa e faça tudo com consciência.

CRONOGRAMA PARA SIMPLIFICAR A SUA VIDA

Fizemos um vídeo explicando como funciona para ajudar você nesse processo de desapego:

Itens pessoais

Dia 1: Bolsa, Mochila ou Carteira

A gente guarda de tudo nesses porta-trecos, né? Notinha, papel amassado, embalagens, documentos que não precisamos mais… Então, que tal começar por eles. Avalie esses itens e retire o que não utiliza mais, como recibos antigos, objetos sem utilidade ou excesso de moedas.

Simplificar sua vida

Dia 2: Sapatos

Será que não tem nada no seu sapateiro que você não usa nunca? Revise todos os seus sapatos. Doe aqueles que não servem mais ou que não usa há muito tempo. Mantenha apenas os que são confortáveis e realmente utilizados.

Simplificar sua vida

Dia 3: Meias

Organize suas meias e descarte aquelas que estão desgastadas, sem par ou que você simplesmente não usa mais. E não tenha pena de se desfazer das meias furadas!

Simplificar sua vida

Dia 4: Roupa íntima

Verifique suas peças íntimas e livre-se daquelas que estão desgastadas, não servem ou não lhe trazem conforto.

Simplificar sua vida

Dia 5: Roupas em Geral

Dedique esse dia para revisar seu guarda-roupa. Separe as roupas que não utiliza mais, que não lhe servem ou que não refletem seu estilo atual. Doe ou venda essas peças.

Simplificar sua vida

Dia 6: Acessórios

Analise seus acessórios, como bijuterias, cintos, lenços etc. Mantenha apenas aqueles que complementam seus looks e descarte os que estão quebrados, desgastados ou não são mais do seu agrado.

Simplificar sua vida

Dia 7: Produtos de Beleza e Cosméticos

Verifique seus produtos de beleza e cosméticos. Descarte aqueles que estão vencidos, que você não utiliza ou que não são adequados para o seu tipo de pele.

Simplificar sua vida

Dia 8: CDs, DVDs, Livros

Revise sua coleção de mídias físicas, como CDs, DVDs e livros. Doe ou venda aqueles que não lhe interessam mais ou que você não pretende ler/assistir novamente.

9

“Para de tentar impressionar os outros com as coisas que você possui. Comece a inspirá-los pela maneira que você vive.” – Joshua Becker

Itens gerais da casa

Dia 9: Medicamentos

Verifique seu armário de remédios e descarte medicamentos vencidos, que não estão mais emuso ou que foram prescritos apenas para um tratamento específico e já expiraram.

Simplificar sua vida

Dia 10: Roupa de Cama, Mesa e Banho

Avalie suas roupas de cama, toalhas de mesa e banho. Mantenha apenas aquelas que estão em boas condições e que você realmente utiliza. Doe ou descarte as peças desgastadas.

Simplificar sua vida

Dia 11: Itens de Decoração e Souvenirs

Analise seus itens de decoração e souvenirs. Mantenha apenas aqueles que possuem um significado especial para você e que realmente acrescentam valor ao seu espaço. Livre-se do restante.

Simplificar sua vida

Dia 12: Papelaria

Organize sua papelaria, como canetas, lápis, blocos de notas, entre outros. Descarte os itens secos, quebrados ou que você não utiliza mais. Mantenha apenas o necessário.

Simplificar sua vida

Dia 13: Coisas Quebradas

Dedique esse dia para consertar ou descartar coisas quebradas em sua casa. Avalie se vale a pena reparar ou se é melhor livrar-se delas de uma vez.

Simplificar sua vida

Dia 14: Cantinho da Bagunça (Armário, Gaveta…)

Arrume o seu cantinho da bagunça, seja um armário, uma gaveta ou qualquer outro espaço onde você acumula coisas. Organize, descarte o que não tem utilidade e defina um sistema para evitar que se torne desorganizado novamente.

Simplificar sua vida

Dia 15: Vidrinhos, Potinhos, Sacolas, Caixas…

Revise os recipientes de plástico, vidro, sacolas e caixas que você possui em casa. Recicle ou descarte os excessos e mantenha apenas o necessário para organização.

Simplificar sua vida

BÔNUS: Seu Carro

Por fim, não podemos esquecer do nosso carro. Dedique um tempo para limpá-lo, organizar os itens internos e descartar o que não é mais necessário. Deixe-o livre de excessos.

Simplificar sua vida

Espero ter ajudado vocês hoje! Deixe seus comentários abaixo, conte-me como posso ajudá-los ainda mais.

Um beijo iluminado e cheio de amor pra você!

“A melhor maneira de desfrutar das suas coisas favoritas todos os dias é ter apenas as suas coisas favoritas.” – Courtney Carver

Espero que tenham gostado do guia de desapego e simplificação! Lembre-se de que o minimalismo é um processo contínuo, então não se sinta pressionado(a) a fazer tudo de uma vez. Vá no seu próprio ritmo e desfrute dos benefícios de uma vida mais simples e consciente.

Até a próxima!

Assista aqui o vídeo que fizemos para complementar as informações desse blog

Já conhece a nossa Comunidade Pés Descalços?

A nossa comunidade é uma excelente oportunidade para que você se conecte conosco e com pessoas que estão fazendo o seu processo de simplificacão, participar de reuniões, eventos e aulas em google meet com os especilaistas Robson, Bel, Mila Bueno, Clo Azevendo e outros.

Quer se juntar a nós, acesse: https://pesdescalcos.com.br/comunidade-pes-descalcos-minimalismo-sustentabilidade-e-tiny-houses/

 

#Minimalismo #minimalimonaprática #minimalismobrasil

 

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...