6 PASSOS PARA FAZER SEU PROJETO DE TINY HOUSE SOBRE RODAS

Fazer um projeto de uma casa não é uma tarefa fácil, e projetar uma Mini Casa é ainda mais difícil. Os espaços devem ser pensados de acordo com a utilidade que terão no dia a dia, e móveis e objetos deve ter multi-funções.

Você não tem porque fazer todo esse planejamento sozinho, busque ajuda de um profissional qualificado e experiente para conduzir você nessa etapa, alguém que tenha conhecimento e paixão por pequenos espaços, eles costumam ter uma visão diferente do que pode ou não ser feito em espaços reduzidos, e no geral tem soluções nas quais você jamais pensaria.

Lembre que em uma casa tradicional, você pode facilmente alterar o tamanho dos cômodos, seja no projeto de construção ou de reforma de uma casa ou apartamento, se você decidir aumentar um pouco o tamanho da cozinha, isso não vai afetar muito a sala ou lavanderia, por exemplo.

Já em uma Mini Casa, em especial uma sobre rodas, se você decidir que quer uma mesa maior, terá que abrir mão de parte do espaço onde ficaria o sofá, ou então reduzir o tamanho da cozinha por exemplo.

Lembre que cada milímetro conta. Por isso é muito importante você considerar tudo, absolutamente tudo que você quer na sua Mini Casa. A começar por definir qual será o tamanho do seu terreno móvel, as medidas padrões de comprimento de um trailer vão de 3 m a 14m, vai depender do tipo de trailer que você vai escolher, reboque ou quinta roda.

Para o Reboque tradicional, recomendamos construir Tiny Houses com até 8,5m, pois acima dessa medida nesse padrão é possível que tenha muitas dificuldades de entrar em ruas e estradas menores, principalmente dentro de cidades.

1668542804707. Png? Ixlib=rails 4. 2

Caso você escolha projetar e construir uma casa maior, recomendamos usar o trailer quinta roda, conhecida nos Estados Unidos como “gooseneck tiny house trailer”. Nesse tipo de trailer você pode construir Tiny Houses de até 14m de comprimento.

A seguir sugerimos algumas etapas que você pode seguir para começar a desenhar a sua Mini Casa. Esses passos vão ajudar você a refletir sobre como você quer a sua pequena casa, e vão dar uma boa base para o profissional que estiver lhe ajudando nesse projeto.

Sugerimos algumas etapas que você pode seguir para começar a desenhar a sua Mini Casa. Esses passos vão ajudar você a refletir sobre como você quer a sua pequena casa, e vão dar uma boa base para o profissional que estiver lhe ajudando nesse projeto.

 

1. ESCOLHA UM PROJETO QUE PODE SER ALTERADO

Se você encontrar um projeto que não é 100% o que você quer, mas que está muito perto disso, comece por ele. Opte por projetos que você sabe que receberam dedicação, pesquisa e estudo e portanto são projetos de qualidade e muito bem pensados. Projetar uma Mini Casa é uma tarefa que requer muitas considerações, onde cada detalhe conta.

Quando você se baseia em um projeto já existente, consegue ter uma visão do todo e como cada ambiente se encaixa com o outro, assim fica mais fácil identificar os pontos que você gostaria de alterar no projeto, e ir mudando aos poucos.

My tiny house plans

 

Para pesquisar pro projetos na internet, utilize a expressão no google: “Tiny House Plan 18ft” sem aspas, essa frase em inglês significa Projeto ou Planta baixa de Tiny House com 18 pés de comprimento. Infelizmente não tem como pesquisar em metros ou centímetros, por esse motivo, recomendamos você variar o tamanho mudando apenas o número.

Caso queira saber quanto mede 10, 15, 26 pés quadrados em metros (m) ou centímetros(cm), utilize a expressão no google: “18 ft to m” ou “18ft to cm” sem aspas, você chegará nessa página.

Captura de tela 2022 11 15 a s 17. 17. 10. Png? Ixlib=rails 4. 2

Repare que 18ft ou 18 feet (pés) é equivalente a uma Tiny House com comprimento de 5,5 m (arredondado).

2. BUSQUE REFERÊNCIAS

Hoje na internet você vai encontrar uma infinidade de fotos, projetos e idéias. Clique aqui para ver nosso perfil no Pinterest, lá estamos sempre reunindo idéias de projetos de casas pequenas e de móveis inteligentes para pequenos espaços.

Comece salvando as referências que você gosta, organize reunindo todas as idéias em um só lugar. Elas vão ajudar você a descobrir o que funciona e o que não funciona muito bem. Analise as suas referências mais detalhadamente, aconselhamos isso porque muitas vezes você pode selecionar alguns projetos dos quais gosta, mas que não necessariamente se adequam as suas necessidades.

Tiny houses around the world

 

3. COMECE DO ZERO SE FOR PRECISO

Se você não encontrar nenhum projeto com o qual se identifica, pode começar do zero. Pense nas áreas da casa que são importantes para você e no que você gostaria de dar mais destaque, por exemplo: qual seria sua prioridade entre a sala, a cozinha e o banheiro. Levando em consideração o tamanho do trailer que você escolheu, qual você acha que seria o tamanho ideal de cada um desses cômodos?

Nós fizemos um exercício que ajudou muito. Desenhamos cada item da casa separadamente.  Escolhemos uma escala de 100:1 (para cada 1m do item em tamanho real, usamos 1cm no desenho). Por exemplo, nosso colchão de casal mede 1,90m x 1,38m então fizemos um desenho de 1,9cm x 1,38cm. Recortamos, pintamos e escrevemos colchão de casal. E assim fomos fazendo com cada item (sofá, geladeira, fogão, pia da cozinha, máquina de lavar roupa, banheira/box…). Isso nos ajudou a ‘brincar’ com cada espaço/item sobre o desenho do trailer, e nos deu uma excelente noção de quanto espaço cada item ocupa e qual seria a melhor distribuição deles. Tenha atenção ao fluxo de movimentação, ao acesso a cada espaço e em como cada um se relaciona com os outros. Veja aqui como ficou nosso projeto final!

Projeto de mini casa

 

4. SEJA HONESTO (A) COM VOCÊ 

Faça a você mesmo a pergunta “o que eu quero na casa dos meus sonhos?” E responda com sinceridade. Se imagine vivendo nesse espaço que você quer, como seria o seu dia a dia nele, o que você precisa e quer ter na sua casa para que seu dia tenha mais qualidade e conforto. Um exemplo, você é daquelas pessoas que quando viaja e encontra uma banheira no Hotel/Pousada aproveita para relaxar nela todos os dias?

Quem sabe não vale a pena então projetar um banheiro um pouco maior para poder incluir uma banheira ou um ofurô? Ou você adora cozinhar e receber os amigos e família para desfrutar dos seus dons culinários? Então vale a pena considerar uma cozinha bem equipada e uma mesa inteligente que possa ter seu tamanho aumentado ou reduzido de acordo com o número de pessoas.

Você é fã de filmes ou assiste televisão todos os dias? Então lembre de que um sofá de frente para porta dupla pode ser algo que agrada muito você, mas que isso não vai possibilitar que a TV fique de frente para o sofá, o que pode tornar incomodo o fato de assistir televisão de lado.

Question mark

 

5. O QUE VAI COM VOCÊ PARA A MINI CASA?

Você precisa também considerar quem vai morar com você. Família e animais de estimação, cada um precisa ter seu espaço e lugar para guardar seus pertences. É importante incluir os familiares na definição do projeto final.

Estamos falando também de coisas básicas como computador, roupas pessoais e sapatos, bolsas e mochilas, roupas de cama e banho, utensílios de cozinha, mantimentos, etc.

Tente pensar em como você vai organizar e guardar cada uma das coisas que vai levar com você, e tente não sobrecarregar a casa com armários, prateleiras e pertences. Isso pode tornar o espaço poluído visualmente e apertado fisicamente.

Nós fizemos uma lista de tudo o que vamos levar conosco para a nossa Mini Casa, principalmente dos itens de cozinha, banheiro e de trabalho. Listamos tudo o que temos hoje e vai conosco e fomos pensando item a item onde e como vamos organizar cada coisa.

Em relação as roupas e sapatos também fizemos uma reflexão do que realmente vamos manter, como por exemplo, ao invés de 4 ou mais casacos de inverno para cada um de nós, podemos reduzir esse número para apenas 2 ou 1 casaco por pessoa. Reservamos um espaço que equivale a uma mala grande de roupas para cada um de nós, todas nossas roupas que estarão em uso vão ficar na escada armário. Os sapatos (os poucos que vamos manter) vão ficar guardados nas gavetas embaixo do sofá. E nos lofts teremos espaço para aquelas roupas bem fora de estação e sem uso naquele momento, como as roupas de praia durante o inverno, ou casacos e blusas de lã durante o verão.

Downsizing

 

6. PRESTE MAIS ATENÇÃO NO SEU DIA A DIA 

Tome consciência das suas atividades normais de um típico dia de semana e de um típico fim de semana na sua vida hoje. Observe seus comportamentos! Preste atenção especial se você usa ou não todo o espaço que tem disponível, que objetos você usa com mais frequência, que espaços você usa com mais frequência, o que ajuda e o que dificulta no seu dia a dia, se alguma coisa ou algum espaço causa incômodo e o que você não gosta a respeito dele.

Comece a medir os espaços que você gosta, anote as medidas sobre cada um deles. Aproveite para fazer testes e ver se você acerta sobre o tamanho das coisas e espaços ou se são menores ou maiores do que você pensava. Por exemplo, quanto mede o encosto da sua cadeira preferida, ou a pia da sua cozinha, ou do seu box? Quando sentado confortavelmente, qual a altura do chão até o topo da sua cabeça? Qual a altura da mesa ideal, que permite que você se sente confortavelmente na sua cadeira preferida? 

Atenção no seu dia a dia

 

Planejar uma Mini Casa não é apenas desenhar o projeto de uma casa, mas repensar a sua vida, o modo como você exerce as suas atividades diárias e como você se relaciona com seus pertences e com o lugar onde mora!

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...