8 LIÇÕES VALIOSAS PARA APLICAR O MINIMALISMO – O que aprendi em 8 anos nesse estilo de vida

Faz 8 anos que aplico o minimalismo em minha vida. Nem sempre foi fácil, nem sempre foi prazeroso. Muitas vezes, foi desafiador e até mesmo frustrante. São sentimentos que podem aparecer no processo de desapego e você precisa estar preparado para eles se estiver pensando em viver esse estilo de vida. Por isso, separei 8 lições para você aplicar o minimalismo de forma consciente. Lições que aprendi em todo esse tempo de prática.

O tempo voa, e aqui estou eu, oito anos após o minimalismo ter cruzado meu caminho. Neste mundo onde “mais é melhor”, a ideia de possuir intencionalmente menos pode parecer contracultural. Mas foi durante um período turbulento – lutando contra a Síndrome de Burnout, me adaptando à maternidade, deixando o trabalho e o mundo corporativo, e enfrentando um diagnóstico de tumor na tireóide enquanto ainda amamentava – que o minimalismo me encontrou.

Como aplicar o minimalismo

Descobri esse estilo de vida através de um vídeo no YouTube, como se o Universo conspirasse a meu favor, mostrando-me um caminho de leveza e simplificação. Se você também busca uma vida mais simples e significativa, saiba que está no lugar certo. Aqui falo sobre simplificação, intenção e minimalismo.

Como aplicar o minimalismo

Independente de como o minimalismo chegou até você – através de um amigo, uma reportagem, ou mesmo do nosso canal no YouTube – ele está aqui para provocar mudanças e reflexões. Concorda?

8 LIÇÕES PARA APLICAR O MINIMALISMO

Defina uma Intenção, um Objetivo

Quando não sabemos onde queremos chegar, não adianta estar em movimento. Pode ser cansativo, frustrante e até mesmo nos levar a desistir do que estamos buscando, seja lá onde for. E para aplicar o minimalismo, é a mesma lógica.

O minimalismo nos instiga a buscar clareza sobre nossos desejos e metas. É um esforço mental antes de ser físico, e você precisa saber para onde está indo. Afinal, por que você quer aplicar o minimalismo? Por que você quer se livrar de seus excessos?

É preciso ter seu objetivo claro, pois o minimalismo não é um fim em si mesmo. Ele é uma ferramenta.

Minimalismo é Sobre Escolhas

Se dependermos da mídia para nos dizer do que precisamos para sermos felizes, iremos comprar de tudo, para tudo. Afinal, a missão do marketing não é nos apresentar novos produtos, mas sim criar demandas, ou seja, nos convencer de que precisamos dessa ou daquela coisa.

Em contrapartida, o minimalismo nos ensina a fazer escolhas baseadas em nossos próprios valores e desejos, não naquilo que os outros ditam. E essa é uma das essências deste estilo de vida: nos conscientizar sobre o que é importante para nós, para que então possamos fazer as escolhas certas.

É por isso que muitas vezes o minimalismo pode incomodar.

Minimalismo e Autoconhecimento Andam Juntos

Partindo da lógica da última lição, também é importante que, para aplicar o minimalismo, tenhamos clareza sobre nossas necessidades. Por isso o autoconhecimento é braço direito do estilo de vida minimalista.

Somente eu posso responder o que gosto, o que me causa estresse, e como quero que minha vida seja. O minimalismo ajuda a encontrar essas respostas.

Desapegar Dói e Pode Ser Cansativo

Decisão após decisão, pode ser doloroso e exaustivo. É importante saber que em seu processo de desapego, o cansaço e até mesmo a frustração podem bater na porta. E isso, como em qualquer processo de transformação, é completamente normal.

Nunca será confortável mudar, mas nesse caso pode valer muito à pena.

A Verdadeira Riqueza é Intangível

O minimalismo não é apenas sobre se livrar de coisas. É sobre controlar sua vida e construir uma riqueza que vai além do material.

Nossa Identidade Não é Definida pelo que Possuímos

Nossos bens materiais não determinam nosso valor como pessoa. Nosso verdadeiro valor está na integridade com que vivemos e no impacto positivo que temos. É preciso mudar essa visão, que exige um pouco de autoconfiança e firmeza sobre suas escolhas.

Comparação é o Ladrão da Alegria

A comparação constante pode ser destrutiva. O minimalismo nos ajuda a focar em nossa essência e a substituir a comparação pela cooperação.

Minimalismo é uma Jornada para a Vida Toda

As necessidades e desejos mudam, e o minimalismo é um processo contínuo de alinhamento das nossas escolhas com nossos valores.

VÍDEO: 8 LIÇÕES DO MINIMALISMO – O que aprendi em 8 anos praticando o minimalismo?

Assista ao vídeo que postamos em nosso canal do YouTube para conversamos sobre a sua jornada.

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...