COM QUE CARRO REBOCAR A TINY HOUSE NO BRASIL?

Você já deve ter se perguntado se o seu carro conseguiria rebocar uma Tiny House, ou que carro você precisaria para rebocar uma mini casa sobre rodas. Quando vemos os vídeos americanos, geralmente elas são puxadas por aquelas camionetes robustas e lindas, mas e aqui no Brasil como é isso? Afinal, como rebocar a tiny house?

 

Tiny Houses são mini casas sobre rodas, para quem busca um estilo de vida livre, simplificado e de baixo custo, com o conforto de uma casa convencional. Antes de responder essa pergunta sobre que veículo, é importante você se questionar porque você quer uma Tiny House sobre rodas. Se é pra morar nela em tempo integral e ter a possibilidade de mudar de local e levar a sua casa junto, então sua escolha é perfeita.

Se é porque você sonha em viajar o Brasil e o Mundo com sua casa sobre rodas, então melhor repensar sobre isso. Nesse caso o mais aconselhado é optar pelos RV´s (Veículos Recreativos), os conhecidos Trailers e MotorHomes. Se você quer rodar o mundo, definitivamente um Motorhome, uma Van ou Kombi, por exemplo. Se você quer rodar o Brasil com calma, ou usar para viajar em férias e finais de semana, pode também optar pelo Trailer.

Os Veículos Recreativos são mais leves e tem aerodinâmica, eles pesam em média entre 500 a 3.500 kilos. Os materiais usados para construir os RV´s e as Tiny House são bem diferentes. A origem das Tiny Houses sobre rodas não era nem a de viajar com a casa, mas o de ter a facilidade e a liberdade de mudar de local de moradia levando a casa junto, isso sem falar nos outros benefícios mas a gente já falou sobre isso nesse vídeo aqui 17 motivos para morar em numa mini casa sobre rodas.

Como vc sabe a capacidade do seu carro, veja no documento ou na plaquetinha que fica na porta, como essa aqui, dele o CMR (Capacidade Máxima de Reboque) ou CMT (Capacidade Máxima de Tração).

Pra rebocar a sua Tiny House, caso você queira fazer isso e ter seu próprio veículo pra isso, você vai precisar da CNH Categoria B se a soma dos pesos do veículo e da tiny house não ultrapassar os 6.500kg. Agora, pensando que as tiny house pesam geralmente entre 2.000kg e 12.000kg, é bem provável que a sua vai ultrapassar isso, e nesse caso você vai precisar da categoria E na CNH. A nossa tiny house por exemplo pesa 7.300kg. Nós já temos a Carta D, que é o primeiro passo para a E e logo logo vamos providenciar esse upgrade na nossa categoria.

O carro adequado para rebocar ou tracionar uma casa ou trailer, deve ter uma potência igual ou maior que o reboque, ou seja, maior ou igual que o trailer ou a casa. Para checar essa informação, basta verificar no manual ou documento do veículo e ver qual é a capacidade máxima de reboque CMR ou CMT que é capacidade máxima de tração. Esse valor é expresso em Toneladas, por exemplo, o nosso é um FORD Cargo 815, caminhão pequeno que tem um CMT igual a 11 toneladas, ou seja, tem capacidade de sobra para puxar 7,3 toneladas da Araraúna.

Aqui no Brasil a única camionete com capacidade para puxar nossa Tiny House é a Ford 4000 que é na verdade mais um caminhão, ou a Dodge Ram Laramie 2500 modelo a partir de 2016 – e sonhamos com ela puxando nossa tiny house. Nós optamos por ter uma Tiny House e por investir no veiculo trator para rebocar nossa casa, porque sempre tivemos o desejo de morar em diferentes lugares do Brasil e de levar a nossa mini casa para que mais pessoas possam conhecer de perto, tocar, sentir, experimentar e entender o que é uma Tiny House. Por isso a nossa intenção de nos mudar com maior frequência e de ter um veículo próprio.

Mas você não precisa ter o veículo, se quer uma Tiny House para mudar de local esporadicamente e com baixa frequência. Sabia que apenas uma minoria de 1% dos moradores de tiny houses ao redor do mundo tem o carro para rebocar a casa? Isso acontece exatamente porque quem tem tiny house sobre rodas se muda de local a cada ano ou até com bem menos frequência do que isso.

Nos Estados Unidos os únicos que hoje viajam a bordo da sua Tiny House são o casal do Tiny House Expedition, Embaixadores do Movimento por lá.

 

Mini casa movel brasil

 

A Tiny House deles tem 12m2 e pesa 4.535kg. A Alexis e o Christian são documentaristas, entre muitas outras coisas que eles fazem em prol do Movimento Tiny Houses nos Estados Unidos. Eles são patrocinados pela UHaul que é uma empresa de locação de caminhões para mudança, uma coisa que não existe aqui no Brasil (ainda!) A Uhual usa os Ford 350, Ford E450 e outros modelos para sua frota Para conhecer mais sobre o projeto deles, visite @tiny_house_expedition no Instagram e o Canal no YouTube Tiny House Expedition.

O Bryce e a Rasa do Blog e Canal Living Big in a Tiny House tem uma Vanbulância, isso mesmo, uma ambulância que virou motorhome e o veículo para puxar a Tiny House americana deles, que tem 12,5m2 e pesa em torno de 4 toneladas. Essa antiga ambulância é Chevrolet Kodiak C4500 Motor 6.6, veículo que não encontramos aqui no Brasil. Mas eles perceberam que a Tiny House estava atrasando as viagens de gravação deles, e acabaram deixando ela estacionada em um local privado e seguro, e seguiram viagem apenas com o Chevrolet Kodiak.

 

Tiny house brasil

 

Outra tiny house nômade era a da Jenna do Blog e Canal Tiny House Giant Journey. Ela chegou a rodar mais de 40 mil quilômetros no primeiro ano, e ela viajou por 2 anos pelos Estados Unidos com a Tiny House dela que tem 14,5m2 e pesa 4.581kg. Ela usava uma F250 para rebocar a mini casa, e conta que gastava muito com manutenção e combustível. Hoje a Tiny House dela está estacionada na Whidbey Island no Estado de Washington, e pode ser alugada pelo AirBnB.

 

Casa sobre rodas brasil

 

E na Europa tem o casal Yunaë & Jonathan, da Tiny House Livingston, que tem apenas 12m2, e eles conseguiram fazer com que ela pese menos de 3,5 toneladas, já que são da França e por lá os Trailers e Reboques não podem exceder esse limite de peso. Você pode ver o Tour completo da Tiny House deles pelo Canal do Living Big in a Tiny House, e acompanhar essa jornada pelo Instagram deles @TinyHouseLivingston

 

Casa movel brasil

 

Tirando como base essas pessoas e suas mini casas móveis e como eles puxam suas casas, vamos fazer uma análise do que temos aqui no Brasil e do que eles tem lá nos Estados Unidos. A começar pela F250, que era o veículo com o qual tínhamos a expectativa de poder puxar a nossa Tiny House.

 

Cmt f250 f350 f4000 dodge ram

 

Pensamos também na F4000, já que seria uma opção de camionete cabine dupla para acomodar todos da família e assim não precisaríamos mais ter carro, apenas uma motinho para as tarefas corriqueiras do dia a dia. Mas a F4000 não vem equipada com o freio pneumático, que precisamos para rebocar uma Tiny House. Ela tem o freio hidráulico e precisaríamos de uma adaptação que geraria um custo extra de até R$ 10 mil, então essa opção foi descartada neste momento. Assim como a opção da Dodge Ram, que teria que ser a de motor 6.7, modelo fabricado a partir de 2016 e que custa em torno de R$ 200 mil. Então por enquanto seguimos sonhando com um desses dois veículos puxando a nossa mini casa sobre rodas pelo Brasil afora.

Para ajudar você na sua pesquisa, caso você queira ter um Trailer ou Tiny House e está pensando em qual veículo você precisa para rebocar sua casa sobre rodas, aqui você pode acessar uma lista de completa das Camionetes e Caminhões que temos aqui no Brasil e a informação do respectivo CMT de cada um. http://www.der.sp.gov.br/WebSite/Arquivos/peso/TABELA_OFICIAL_PESO.pdf

Saiba mais sobre esse assunto, fizemos um vídeo especial contando mais detalhes

 

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...