COMO FUNCIONA UMA TINY HOUSE SOBRE RODAS? – Parte 1

Quando vemos uma Tiny House sobre rodas na TV ou nas redes sociais, nosso coração dispara. Uma Tiny House é linda e inteligentemente espaçosa. Quando nos imaginamos nela, nos acalma, pois é exatamente para isso que ela é projetada: proporcionar um dia a dia leve, prático e saudável. Mas afinal, como funciona uma Tiny House sobre rodas?

Como funciona uma tiny house sobre rodas

No poste de hoje, vou contar como funcionam essas casas para que você veja o quão simples e prático é ter uma Tiny House sobre rodas.

Como funciona uma Tiny House sobre rodas?

É muito comum as pessoas confundirem qualquer casa pequena com uma Tiny House. No entanto, aí é que elas se enganam. Não é uma casa comum. Diferentemente das casas convencionais, as Tiny Houses são projetadas e construídas intencionalmente para proporcionar um dia a dia leve e prático em uma casa completa. Além disso, são lindas. Você não acha?

Como funciona uma tiny house sobre rodas

Por ser menor e economizar na construção, muitos moradores optam por usar essa economia para ter uma casa de maior qualidade em termos de estrutura, acabamento, janelas e mobília.

Podemos dizer que uma Tiny House é uma casa personalizada, pensada para um uso específico, seja para aluguel ou moradia. Cada espaço e mobília são pensados para maximizar o espaço livre e tornar o dia a dia o mais prático possível. E o que você ganha com isso? Tempo livre.

Uma das modalidades que mais chama a atenção é a modalidade móvel. Surpreendentemente, é a mais escolhida entre as opções.

Você pode conferir todas as modalidades de Tiny Houses disponíveis no menu acima e também encontrar links na descrição.

Por que as pessoas escolhem a modalidade sobre rodas?

Justamente por ser acessível, pois você pode ter uma Tiny House sobre rodas e poder estacionar em qualquer terreno. Ela é legalizada como um veículo do tipo reboque especial, sendo isenta de IPVA. Além disso, por ser licenciada como um veículo, também é isenta de IPTU.

Como funciona uma tiny house sobre rodas

Essa é a única modalidade em que você pode ter uma casa sem ter o terreno. Assim é como vivo há quase 4 anos, e é assim que a maioria das pessoas vive quando opta por essa modalidade.

Você pode alugar terrenos, morar em camping ou até mesmo testar terrenos e cidades morando nelas antes de tomar uma decisão tão importante como comprar um terreno ou se fixar em uma cidade.

Já imaginou as possibilidades?

Gostaria de um artigo dedicado a esse assunto e sobre IPVA e lugares para morar? Nos conte em nossas redes sociais.

Outras dúvidas que recebemos com frequência:

  • Como funciona hidráulica de uma Tiny House?
  • É obrigatório ter uma privada seca na Tiny House? Isso me impede de ter uma?
  • Como funciona a energia elétrica?
  • As janelas sem grades não vão permitir que roubem tudo o que está dentro?

Vamos responder cada uma dessas perguntas.

Hidráulica

Hidraulica de uma tiny house

Toda Tiny House é planejada de acordo com as necessidades de cada morador. Algumas pessoas optam por um estilo de vida mais simples possível, como a Dee Willians, Jay Shaffer, B.A Norrgard, que possuem Tiny Houses mais simples possível. Quanto menor, mais independente. Geralmente, essas pessoas têm uma Tiny House com hidráulica mais simplificada, muitas vezes nem têm aquecedor.

Jay shafer em sua tiny house

Por exemplo, essa Tiny House tem uma hidráulica que se resume a jarras de água, que são enchidas uma ou duas vezes por dia com água quente ou fria. O aquecimento dessa água é feito no próprio fogão. O chuveiro também utiliza um sistema semelhante. Mas isso não significa que você também precise viver assim.

Como funciona uma tiny house movel

Você pode optar por ter uma instalação hidráulica completa, com encanamentos e pontos de água fria e quente em todas as torneiras e chuveiros.

Independentemente do tipo de Tiny House que você escolha, seja simples ou mais luxuosa, o abastecimento de água é mais simples do que imagina. Basta conectar uma mangueira em uma torneira ou caixa d’água. E essa caixa d’água nem precisa estar suspensa, como mostro na imagem. Isso só é possível porque a maioria das Tiny Houses possui uma bomba d’água que puxa a água da caixa e a distribui.

Hidraulica de uma tiny house

E se você gosta de viajar com frequência, pode optar por usar uma caixa d’água instalada no piso da sua casa. Com a ajuda da bomba, você tem água com pressão em todas as torneiras. Um chuveiro com boa pressão faz diferença, não é mesmo? Eu particularmente gosto. E você?

Esgoto

Você sabia que a Tiny House é uma das moradia mais sustentáveis? Além de ser construída com métodos construtivos sustentáveis, uma Tiny House tem um impacto ambiental reduzido. Ela consome pouca energia, é pequena e, por ser sobre rodas ou transportável, não impermeabiliza o solo.

Esgoto tiny house

Pois essas duas modalidades de casas estão apoiadas em pilastras, pedestais ou rodas…

E dependendo do tipo de privada que você escolher, você não produzirá esgoto com cocô, eca! Estou falando da famosa e temida privada seca.

“Mas eu preciso ter uma privada seca para ter uma Tiny House?”

Claro que não, mas se você optar por essa modalidade, isso será muito útil, pois sua casa não precisará de fossa ou esgoto passado, como dizem no interior de São Paulo.

Com a privada seca, ao invés de produzir esgoto que precisa ser tratado de maneira mais complexa e usar nosso bem mais precioso, a água, você produzirá adubo por meio de compostagem, e sem usar água.

Agora você entendeu bem por que uma Tiny House é uma modalidade sustentável.

E se você optar por ter uma privada comum, basta ter uma fossa em seu terreno ou conectar-se ao sistema de esgoto da sua cidade, assim como em uma casa comum.

Qual desses tipos de privadas você se identifica mais? Conte nos comentários.

E as demais águas de nossa casa? As águas que são originadas do chuveiro, máquina de lavar roupa, pias e lavabo são considerados como esgoto cinza ou água cinza, se você possui hábitos sustentáveis, não usa detergente, sabão em pó ou qualquer sabão que possa agredir o meio ambiente, a sua agua cinza pode ir direto para gravam raízes de plantas grandes, jardins ou raizes de plantas médias.

Caso você não tem experiencia com sabão natural ou qualquer outro produto de limpeza verdadeiramente ecológica, a agua cinza deve ser tratada como qualquer esgoto residencial, podendo ser por foças ecológicas como bio digestor, bacia de evapotranspiracão ou simplesmente conectando sua saída de esgoto o sistema de sua cidade.

Lembre-se que todos os morados de Tiny Houses tem que ter consciência e responsabilidades a todos so dejetos e lixos gerados, é importante que o morador busque conhecimento, troque experiência com pessoas, para que o dia a dia se torne mais leve e sem impactar o meio ambiente. E a maneira mais interessante de você fazer isso é justamente conversando, interagindo e perguntando para outros moradores e especialistas do movimento Tiny Houses através da Comunidade oficial.

Para fazer parte é bem simples, basta se inscrever na Comunidade Pés Descalços clicando nesse link. Será bem vindo!

Energia Elétrica

É tão prático quanto ligar uma casa em uma tomada. Tudo o que você precisa é de uma fonte de energia. Pode ser diretamente no poste de luz do terreno ou em qualquer outro lugar em que você consiga conectar os cabos com segurança.

Eletrica de uma tiny house

As Tiny Houses aqui no Brasil seguem as normas de segurança e qualidade da ABNT, assim como uma casa convencional. O padrão de tensão é 220V, pois a Tiny House é móvel e pode ser instalada em qualquer lugar do Brasil, independentemente se a cidade tem um padrão de 110V ou 220V.

É recomendável evitar aparelhos em 110V, pois ter aparelhos 220V é mais seguro. Quando se conecta um aparelho 220V em uma tomada de 110V, o aparelho não será danificado. Porém, se ligar um aparelho 110V em uma tomada de 220V, certamente haverá danos.

Lembre-se de que, mesmo sendo algo prático, é importante ter segurança e conhecimento. Se não tiver esses dois elementos, contrate um eletricista ou peça ajuda a um amigo ou vizinho. Com conhecimento e um multímetro em mãos, você estará seguro.

Se você quer aprender mais sobre construção de Tiny Houses, fizemos uma playlist com o passo a passo da construção da nossa Tiny House Brasileira Araraúna, clique aqui e divirta-se.

Janelas

Uma das características que causa insegurança para quem assiste muita TV e mora em cidades grandes são as lindas janelas grandes e numerosas de uma Tiny House.

Janelas das tiny houses

Quem aqui não pensou que seria impossível viver em uma Tiny House por falta de segurança no Brasil?

Existem várias maneiras de contornar esse problema de segurança:

  1. Escolha uma cidade mais tranquila e segura para viver. Aproveite essa liberdade e encare uma mudança. Sabemos que não é fácil, mas posso garantir que há vida do outro lado!
  2. Invista em janelas de boa qualidade, como as de PVC, que são mais seguras do que as janelas convencionais.
  3. Se sua casa já possui grades, isso garante mais segurança. No entanto, é importante refletir se você prefere viver em uma casa que se assemelha a uma gaiola ou em uma casa que conecta você ao ambiente exterior, permitindo que você faça uma fogueira, acampe no seu quintal e se sinta parte desse maravilhoso universo de possibilidades.
  4. Janelas de qualidade podem não ser acessíveis para todos, mas economizando no que você não necessita e focando no essencial, você pode economizar para investir em uma janela de qualidade, de preferência com tela mosquiteiro.

Como você pode ver, uma Tiny House não é um bicho de sete cabeças. Pelo contrário, é mais simples do que muitas casas por aí, que você compra, por exemplo, e nem sabe como foram construídas ou como funcionam. E quando surge um problema, você já sabe…

Esse é o grande segredo das Tiny Houses. Elas não são casas às quais você precisa se adaptar. São casas feitas para você. Então, ao instalá-las no seu terreno, basta fazer o que é mais divertido na vida: viver.

Assista ao vídeo onde eu falo mais sobre isso:

Obrigado e até a próxima!

Quer se especializar em Tiny House, adquirir conhecimento para Projetar, Construir e legalizar de maneira independente? Te convido a se inscrever para a lista de espera da nossa próxima turma clicando aqui.

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...