3 COISAS PARA COMPRAR E SER MAIS FELIZ DE ACORDO COM A CIÊNCIA

Dinheiro não compra felicidade, é o que sempre escutamos por ai. Mas e se comprar? Quais são essas coisas para comprar e ser mais feliz?

3 coisas para comprar e ser mais feliz

Na sociedade em que vivemos hoje, necessidades são criadas o tempo todo para que possamos consumir cada vez mais. Sempre mais. Muitos itens considerados necessários hoje, a pouco tempo atrás eram considerados um luxo.

Eu não vou supor que você que está lendo esse blogpost tem uma situação financeira que atenda a todas as essas necessidades, até porque eu não sei qual alcance esse artigo vai ter. Mas eu posso partir da suposição de que mais pessoas têm suas necessidades financeiras atendidas do que elas pensam.

Outra suposição é a de que o minimalismo oferece maior consciência financeira sobre o “preço” e “valor” de satisfazer essas necessidades para quem escolhe esse estilo de vida.

Partindo então do entendimento de que você já tem suas necessidades atendidas e uma consciência financeira sobre seus ganhos e gastos, vamos conversar sobre como é possível aumentar nossa felicidade com nosso dinheiro.

COISAS PODEM NÃO TRAZER FELICIDADE, MAS DINHEIRO SIM

Quando a gente para de perseguir bens materiais esperando ser feliz, um dos primeiros benefícios que a gente sente, tanto no curto quanto no longo prazo, é a de suficiência. Somos suficientes e independente das nossas coisas.

Se você chegou até aqui, eu vou então considerar que já está nesse caminho de consciência ou está prestes a começar.

E hoje nós vamos conversar sobre um estudo de pesquisadores de várias Universidade, incluindo Harvard, sobre como nós podemos usar o nosso dinheiro para melhorar a nosso bem-estar e felicidade.

Nesse estudo os pesquisadores discutem sobre três usos possíveis de dinheiro que trazem um aumento do nosso bem-estar e elevam nossos níveis de felicidade. De acordo com o estudo, uma vez que atendemos nossas necessidades mais básicas, a compra de bens pessoais materiais não contribui a longo prazo para aumentar a nossa felicidade. O prazer da compra é apenas momentâneo e passageiro.

Mas nós temos três maneiras intencionais de usar nosso dinheiro e que aumentam nossa satisfação geral com a vida.

E você provavelmente já deve conhecer pelo menos uma delas, a terceira foi uma surpresa para mim!

3 COISAS PARA COMPRAR E SER MAIS FELIZ

1. Compra de Experiências

ir ao estádio ver seu time jogar, jantar num bom restaurante, fazer uma viagem no final de semana. Gastar dinheiro em experiências compartilhadas com outras pessoas traz uma felicidade mais duradoura do que posses materiais.

O estudo diz que as pessoas experimentam maior felicidade ao usar dinheiro para comprar experiências em vez de bens materiais. Isso resulta em sentimentos mais positivos antes do consumo, durante o consumo e após o consumo.

2. Gastar dinheiro com os outros

pode ser apoiando uma instituição de caridade, convidando um amigo para jantar ou comprando um presente para outra pessoa, traz uma felicidade mais duradoura do que comprar bens materiais para nós mesmos.

O estudo demonstra que a alegria de dar é um componente fundamental da natureza humana, detectável desde os primeiros anos de vida e em variados contextos. Gastar dinheiro com outras pessoas melhora a conexão social, oferece oportunidade de causar um impacto significativo, promove bem-estar e autonomia. E esses sentimentos são mais duradouros do que comprar bens físicos.

“Quando inserimos os gastos pessoais e pró-sociais em uma regressão que previa a felicidade, descobrimos que as pessoas que gastavam dinheiro com os outros relataram maior felicidade. Em contraste, a quantidade de dinheiro que gastavam consigo mesmas não estava relacionada à felicidade.”

3. Comprar tempo

Seja pagando alguém para limpar sua casa, entregar suas compras, dar banho no seu pet, ou até mesmo comprar um imóvel mais perto do seu trabalho para reduzir seu tempo de deslocamento, a pesquisa indica que há felicidade não apenas na compra dessas experiências positivas, mas também na compra da remoção de experiências negativas. Como do trânsito, ou de limpar sua casa toda semana se você não gosta e não tem tempo pra isso. De acordo com o estudo, as pessoas que compram tempo regularmente relatam maior satisfação com a vida.

Priorizar o tempo sobre o dinheiro promove bem-estar e felicidade. O estudo diz que mesmo com variáveis socioeconômicas, comprar tempo oferece mais oportunidades para as pessoas escolherem relacionamentos, reduz o estresse diário e ajuda nas principais decisões da vida.

Eu falo mais sobre isso no meu vídeo no Canal Pés Descalços. Assista agora 🙂

Tua situação financeira específica é diferente da minha, das pessoas próximas a você e de outras assistindo esse vídeo, mas se você assistiu até aqui, e quer direcionar seus recursos financeiros para atividades que compensem a longo prazo, já sabe como fazer isso.

Gastar seu dinheiro nessas três coisas é a melhor maneira de aumentar a sua felicidade.

Quer ler o Estudo na íntegra? Clique aqui.

Conheça o Portal Pés Descalços, o primeiro do Brasil a reunir assunto sobre Minimalismo e Tiny Houses.

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...