fbpx

4 MANEIRAS DE CONSTRUIR TINY HOUSES NO BRASIL

Dentro do Movimento Tiny House encontramos diversas possibilidades de design, um mais lindo que o outro, não é mesmo? A verdade é que esses designs e suas funcionalidades existem por conta das várias maneiras de construir tiny houses pelo mundo.

 

Mas que maneiras de construir tiny houses são essas?

 

AS 4 MANEIRAS DE CONSTRUIR TINY HOUSES

As mini casas nasceram para serem práticas, acessíveis e fáceis de construir. Desta forma, surgiu o movimento que incentiva a troca de conhecimento, projetos e inclusive o apoio através de mão de obra. Tudo isso junto é o que faz das tiny houses moradias personalizadas, mais baratas e com várias formas de serem criadas, como veremos a seguir.

 

  1. Construção seca (através de montagem)

Construir tiny houses através de montagem consiste em uma obra que não utiliza água. São as chamadas construções secas. Essa técnica é geralmente muito acessível, pois não exige muito esforço físico e muito tempo em sua execução.

As construções secas mais comuns são feitas em Wood Frame, onde a estrutura é feita toda em madeira e as paredes são formadas por camadas: de 3 a 6 camadas em média.

 

Maneiras de construir tiny houses

Estrutura em wood frame de uma tiny house sobre rodas

 

Outra estrutura seca entre as maneiras de construir tiny houses é a Steel Frame, método que usa na estrutura perfis de aço galvanizado. A técnica se assemelha ao wood frame, já as paredes também são construídas por camadas.

 

Maneiras de contruir tiny houses

Estrutura em steel frame de uma tiny house sobre rodas

 

Essas duas estruturas são as mais “tradicionais” entre as maneiras de construir tiny houses, mas a tecnologia de construção civil tem apresentado outras técnicas que descreveremos a seguir.

 

  1. Construção através de SIP 

Outro método de construir tiny houses é em SIP (Painéis Isolados estruturados). Esses painéis são feitos como sanduíches: literalmente um sanduíche de isolate – do tipo XPS ou EPS – entre placas de chapas de madeira, conhecidas como OSB.

 

15. Paredes internas

 

Essa construção é rápida, pois as paredes praticamente saem em painéis previamente cortados e a casa toda é montada como lego.

 

  1. Construção através de CLT

Parecido com o SIP, o CLT (Chapas de Lâminas de Madeira Cruzadas) é um tipo de material mais rebuscado, geralmente utilizado na construção de casas com acabamento e estruturas de madeiras mais refinadas.

 

Maneiras de construir tiny houses

Estrutura em clt

 

Essa forma de construção é muito comum na criação de casas modulares ou construções de alto padrão. É uma pena ainda não serem tão acessíveis, pois são lindas.

 

  1. Bioconstrução

Outras técnicas interessante, porém é mais adequada para mini casas fixas, é a que utiliza técnicas de bioconstrução.

A bioconstrução, como o nome diz, são casas feitas de maneira mais sustentável dentre a que falamos aqui, pois ela utiliza apenas madeira, terra, argila, às vezes esterco, pedra, bambu, entre outros.

 

Maneira de construir uma tiny house

Estrutura em bambu

 

Nessa modalidade existem várias técnicas já testadas, tais como pau a pique, adobe, super adobe, hiper adobe, paredes de taipa de pilão, casas de bambu e outras técnicas mistas. Todos esses materiais são eficientes em isolamento termoacústico, podem acreditar. E não, essas construções não proliferam chagas, isso é MITO.

O único ponto negativo é a mão de obra, pois uma mini casa levantada através de bioconstrução é muito complicada de se fazer, mesmo sendo mais barata em termos de materiais. Mas é um sonho pessoal meu e da Bel. Um dia, quem sabe, teremos uma!

 

Todas essas técnicas têm algo em comum: são sustentáveis, produzem pouca poluição quando comparadas a construções convencionais e também são mais práticas e fáceis de manusear e construir.

E aí? Curtiu esse post? Então aproveita para assistir ao vídeo que preparamos para explicar com mais detalhes cada um dos métodos que falamos aqui. Clique para assistir.

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida livre e minimalista, através do Tiny Living, um estilo de vida prático, funcional, simplificado e sustentável.

tiny house sobre rodas brasil

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

5 MOTIVOS PARA CONSIDERAR O MINIMALISMO HOJE

5 MOTIVOS PARA CONSIDERAR O MINIMALISMO HOJE

O minimalismo vem ganhando visibilidade cada vez maior, o que não é de surpreender, visto que estamos em uma sociedade cada vez mais carente de clareza sobre o que temos e o que realmente precisamos. Mas como ter essa clareza me torna minimalista? E como tê-la? A...

OS 5 ERROS QUE COMETEMOS CONSTRUINDO TINY HOUSES

OS 5 ERROS QUE COMETEMOS CONSTRUINDO TINY HOUSES

Nós acreditamos que é muito importante aprender com os nossos erros; mas nada melhor do que também aprender através dos erros dos outros, não é mesmo? Por isso resolvemos escrever este post, para que você aprenda com os erros que cometemos construindo tiny houses....

5 DICAS PARA DEFINIR O TAMANHO DA TINY HOUSE

5 DICAS PARA DEFINIR O TAMANHO DA TINY HOUSE

Quando vamos visitar uma Tiny House pessoalmente, ficamos ansiosos para ver o tamanho real que ela tem. Se é alta, se é longa, se é apertada… até imaginamos como seria o nosso dia a dia nela. Questões como “Será que eu conseguiria viver em uma mini casa?” e “como...