COMO CULTIVAR UMA HORTA EM CASA OU APARTAMENTO?

Cultivar uma horta não é só sobre ter alimentos naturais e sem agrotóxicos, é sobre cultivar paz, equilíbrio e conexão com a natureza.

 

Cada vez mais as pessoas estão ampliando a consciência sobre os benefícios de uma alimentação saudável e natural, livre de agrotóxicos. E todos os dias vemos novas opções de produtos a venda nos supermercados, novos restaurantes e novos deliverys voltados para esses hábitos alimentares com foco na saúde.

Mas e se você pudesse produzir parte dessa alimentação que faz bem pro corpo e pra mente em casa, mesmo morando em apartamento e tendo um espaço pequeno para esse cultivo? Isso é possível e pode ser mais fácil do que você imagina.

 

Como fazer meu filho comer salada

 

Cultivar uma horta em casa é uma excelente maneira de se distrair e de se conectar com a natureza. O ato de tocar na terra e cuidar de plantas ajuda a reduzir o stress e a ansiedade e faz você manter o foco no momento presente. Se você tem crianças em casa, essa é uma atividade para família toda, eles aprendem enquanto se divertem.

Você pode cultivar temperos, ervas e hortaliças em pequenos vasos na sua varanda ou em um local próximo as janelas. Para escolher o local você precisa em primeiro lugar prestar atenção na iluminação que ele recebe, o ideal é que bata sol por pelo menos 5 ou 6 horas, sem que fiquem totalmente expostos a luz solar por todo esse período, a meia-sombra é o mais recomendado. Outra dica é que tenham proteção contra ventos fortes e frios.

Se não quiser comprar vasos, você pode reciclar garrafas pets, latas e baldes e transformá-los em vasos, lembre que eles precisam ter furos embaixo para o escoamento da água, e o ideal é que tenham mais de 10 centímetros de profundidade para que as raízes cresçam sem dificuldade.

Como cultivar horta em casa

Além da luz e da água, a terra é fundamental para que suas mudas e sementes cresçam fortes e saudáveis, então se você já aderiu a compostagem doméstica, você tem uma terra super fértil para usar nos seus vasos. Se ainda não aderiu, quem sabe é uma boa hora de incorporar esse hábito ao seu dia a dia também.

Não deixe que a rotina agitada das grandes cidades ou a falta de tempo afaste você de um hábito que traz mais saúde e economia para a sua vida. Cultivar alimentos saudáveis sem a presença de agrotóxicos faz bem para o seu corpo, para a sua mente e para o planeta.

Aqui em casa a horta caseira faz parte das nossas vidas há alguns anos, e tudo começou porque adoramos cozinhar, experimentar novas receitas, e os temperos frescos fazem muita diferença no sabor final dos pratos. Começamos cultivando temperos e algumas hortaliças na nossa antiga casa em São Paulo. Transformamos um velho pallet em uma horta vertical e espalhamos vasos pelo nosso antigo quintal, pertinho da cozinha onde a magia culinária acontecia. Cuidar da horta e plantas passou a ser um momento de descanso, uma oportunidade de relaxar e esquecer dos problemas e correrias do trabalho e da vida agitada da Capital Paulista.

Quando viemos morar no interior, no Sítio de amigos, logo veio o desejo de ampliar essa horta e de aprofundar conhecimento sobre o cultivo de alimentos. Aprendemos muito na prática com o Sr João Lopes, que sempre viveu essa cultura e há muitos anos cultiva diferentes tipos de alimentos e plantas. Montamos uma super horta, e tínhamos uma variedade bem grande de alimentos e de temperos, o João Pedro participou da montagem, ajudava na rega, nos cuidados diários e na colheita. Foi um aprendizado e tanto para todos nós.

 

Como plantar tomatinho cereja

 

Com a nossa mudança para outro local de moradia, afinal de contas nossa casa é móvel e sabíamos que esse dia chegaria, a horta ficou pra trás. Aqui no novo local achávamos que ficaríamos apenas por 1 ou 2 meses, mas como vocês já sabem, a pandemia alterou esses planos, e cá estamos estacionados a mais de 7 meses. Todos os meses pensávamos: “Vamos revitalizar a horta daqui que está abandonada”. Mas com esse pensamento vinha o de que poderíamos ir embora daqui a qualquer momento e então a melhor solução seria montar uma horta que pudéssemos levar junto conosco. Pensamos em comprar vasos pequenos e colocar aqui pertinho da Tiny House, mas moramos numa Chácara com 4 cachorros e 1 gato, então os vasos teriam que ficar longe do chão, fora do alcance deles. Os dias foram passando, fomos focando em outras coisas mas a horta não saia das nossas cabeças, até que um dia alguém leu nossos pensamentos, entrou em contato conosco pelo Instagram e nos presenteou com uma horta móvel incrível, feita sob medida para nós e nossa mini casa sobre rodas.

Assista aqui ao vídeo com mais detalhes da nossa horta, de como ela foi concebida, e o quanto esse presente é especial para nós, pois resgatou um hábito que amamos e que há muito tempo não praticávamos.

Uma horta caseira nos ensina lições valiosas sobre ecologia. Nos tornamos observadores e conhecedores dos ciclos da natureza e das fases de desenvolvimento dos alimentos. Passamos a valorizar e apreciar ainda mais o trabalho daqueles que dedicam dias na plantação e cultivo de frutas, verduras e legumes.

 

Horta caseira

 

O cultivo de alimentos nos educa e incentiva a ter hábitos de alimentação saudável. Você vai perceber que vai ter mais vontade de cozinhar e de consumir refeições naturais e frescos.

O cuidado com a horta nos ensina a importância da água, das regas, de como sentir a humidade da terra e identificar se ela está seca ou não. Ela estimula o nosso respeito e cuidado com o planeta.

No caso das crianças ela desenvolve o senso de responsabilidade, já que uma horta requer nossa atenção pelo menos duas vezes por dia. Mas não ache que isso vai tomar muito do seu tempo, 5 ou 10 minutinhos de dedicação são suficientes, e podem ser desfrutados como momentos de pausa e de meditação ativa.

Esse contato com os processos da natureza é essencial para nossas crianças, sejam elas pequenas ou grandes crianças adormecidas no nosso íntimo!

Sem falar que ter uma horta em casa pode servir de inspiração para quem quer aprender a cozinhar ou para os que já se aventuram na cozinha e querem experimentar ou testar nossa receitas.

Se você também se apaixonou e quer uma horta igual a nossa, ou menor e inspirada nela, o Marcelo faz trabalhos sob medida e envia para qualquer lugar do Brasil, entre em contato com ele por aqui.

 

 

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...