Cultivar uma horta não é só sobre ter alimentos naturais e sem agrotóxicos, é sobre cultivar paz, equilíbrio e conexão com a natureza.
Cada vez mais as pessoas estão ampliando a consciência sobre os benefícios de uma alimentação saudável e natural, livre de agrotóxicos. E todos os dias vemos novas opções de produtos a venda nos supermercados, novos restaurantes e novos deliverys voltados para esses hábitos alimentares com foco na saúde.
Mas e se você pudesse produzir parte dessa alimentação que faz bem pro corpo e pra mente em casa, mesmo morando em apartamento e tendo um espaço pequeno para esse cultivo? Isso é possível e pode ser mais fácil do que você imagina.
Cultivar uma horta em casa é uma excelente maneira de se distrair e de se conectar com a natureza. O ato de tocar na terra e cuidar de plantas ajuda a reduzir o stress e a ansiedade e faz você manter o foco no momento presente. Se você tem crianças em casa, essa é uma atividade para família toda, eles aprendem enquanto se divertem.
Você pode cultivar temperos, ervas e hortaliças em pequenos vasos na sua varanda ou em um local próximo as janelas. Para escolher o local você precisa em primeiro lugar prestar atenção na iluminação que ele recebe, o ideal é que bata sol por pelo menos 5 ou 6 horas, sem que fiquem totalmente expostos a luz solar por todo esse período, a meia-sombra é o mais recomendado. Outra dica é que tenham proteção contra ventos fortes e frios.
Se não quiser comprar vasos, você pode reciclar garrafas pets, latas e baldes e transformá-los em vasos, lembre que eles precisam ter furos embaixo para o escoamento da água, e o ideal é que tenham mais de 10 centímetros de profundidade para que as raízes cresçam sem dificuldade.
Além da luz e da água, a terra é fundamental para que suas mudas e sementes cresçam fortes e saudáveis, então se você já aderiu a compostagem doméstica, você tem uma terra super fértil para usar nos seus vasos. Se ainda não aderiu, quem sabe é uma boa hora de incorporar esse hábito ao seu dia a dia também.
Não deixe que a rotina agitada das grandes cidades ou a falta de tempo afaste você de um hábito que traz mais saúde e economia para a sua vida. Cultivar alimentos saudáveis sem a presença de agrotóxicos faz bem para o seu corpo, para a sua mente e para o planeta.
Aqui em casa a horta caseira faz parte das nossas vidas há alguns anos, e tudo começou porque adoramos cozinhar, experimentar novas receitas, e os temperos frescos fazem muita diferença no sabor final dos pratos. Começamos cultivando temperos e algumas hortaliças na nossa antiga casa em São Paulo. Transformamos um velho pallet em uma horta vertical e espalhamos vasos pelo nosso antigo quintal, pertinho da cozinha onde a magia culinária acontecia. Cuidar da horta e plantas passou a ser um momento de descanso, uma oportunidade de relaxar e esquecer dos problemas e correrias do trabalho e da vida agitada da Capital Paulista.
Quando viemos morar no interior, no Sítio de amigos, logo veio o desejo de ampliar essa horta e de aprofundar conhecimento sobre o cultivo de alimentos. Aprendemos muito na prática com o Sr João Lopes, que sempre viveu essa cultura e há muitos anos cultiva diferentes tipos de alimentos e plantas. Montamos uma super horta, e tínhamos uma variedade bem grande de alimentos e de temperos, o João Pedro participou da montagem, ajudava na rega, nos cuidados diários e na colheita. Foi um aprendizado e tanto para todos nós.
Com a nossa mudança para outro local de moradia, afinal de contas nossa casa é móvel e sabíamos que esse dia chegaria, a horta ficou pra trás. Aqui no novo local achávamos que ficaríamos apenas por 1 ou 2 meses, mas como vocês já sabem, a pandemia alterou esses planos, e cá estamos estacionados a mais de 7 meses. Todos os meses pensávamos: “Vamos revitalizar a horta daqui que está abandonada”. Mas com esse pensamento vinha o de que poderíamos ir embora daqui a qualquer momento e então a melhor solução seria montar uma horta que pudéssemos levar junto conosco. Pensamos em comprar vasos pequenos e colocar aqui pertinho da Tiny House, mas moramos numa Chácara com 4 cachorros e 1 gato, então os vasos teriam que ficar longe do chão, fora do alcance deles. Os dias foram passando, fomos focando em outras coisas mas a horta não saia das nossas cabeças, até que um dia alguém leu nossos pensamentos, entrou em contato conosco pelo Instagram e nos presenteou com uma horta móvel incrível, feita sob medida para nós e nossa mini casa sobre rodas.
Assista aqui ao vídeo com mais detalhes da nossa horta, de como ela foi concebida, e o quanto esse presente é especial para nós, pois resgatou um hábito que amamos e que há muito tempo não praticávamos.
Uma horta caseira nos ensina lições valiosas sobre ecologia. Nos tornamos observadores e conhecedores dos ciclos da natureza e das fases de desenvolvimento dos alimentos. Passamos a valorizar e apreciar ainda mais o trabalho daqueles que dedicam dias na plantação e cultivo de frutas, verduras e legumes.
O cultivo de alimentos nos educa e incentiva a ter hábitos de alimentação saudável. Você vai perceber que vai ter mais vontade de cozinhar e de consumir refeições naturais e frescos.
O cuidado com a horta nos ensina a importância da água, das regas, de como sentir a humidade da terra e identificar se ela está seca ou não. Ela estimula o nosso respeito e cuidado com o planeta.
No caso das crianças ela desenvolve o senso de responsabilidade, já que uma horta requer nossa atenção pelo menos duas vezes por dia. Mas não ache que isso vai tomar muito do seu tempo, 5 ou 10 minutinhos de dedicação são suficientes, e podem ser desfrutados como momentos de pausa e de meditação ativa.
Esse contato com os processos da natureza é essencial para nossas crianças, sejam elas pequenas ou grandes crianças adormecidas no nosso íntimo!
Sem falar que ter uma horta em casa pode servir de inspiração para quem quer aprender a cozinhar ou para os que já se aventuram na cozinha e querem experimentar ou testar nossa receitas.
Se você também se apaixonou e quer uma horta igual a nossa, ou menor e inspirada nela, o Marcelo faz trabalhos sob medida e envia para qualquer lugar do Brasil, entre em contato com ele por aqui.