As fraldas de pano têm sido uma opção cada vez mais popular entre as famílias no Brasil, tanto por razões ambientais quanto econômicas. No entanto, seu uso ainda é considerado uma prática não tão comum como as fraldas descartáveis.
Algumas marcas brasileiras, como a Morada da Floresta e a Nós e o Davi, produzem fraldas de pano em diferentes modelos e materiais, como algodão orgânico e bambu, oferecendo opções de tamanho e ajuste para bebês de diferentes idades.
No entanto, é importante destacar que o uso de fraldas de pano requer alguns cuidados adicionais em relação às descartáveis, como a lavagem adequada para garantir a higiene e evitar irritações na pele do bebê, além do armazenamento correto entre as trocas.
Outra vantagem das fraldas de pano é que elas podem ser reutilizadas várias vezes, o que pode representar uma economia significativa no orçamento das famílias a longo prazo.
Apesar de ainda não serem tão populares quanto as fraldas descartáveis, as fraldas de pano estão ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro e são uma opção viável e sustentável para as famílias que buscam reduzir seu impacto ambiental e economizar dinheiro.
QUE MARCA DE FRALDA DE PANO USAR?
Nós usamos duas marcas de fraldas de pano, ambas daqui de São Paulo e que enviam para todo o Brasil. Aqui vou contar nossa experiência com cada uma delas.
Basta uma rápida busca na internet para você ficar tonta com tantas opções e fabricantes.
Existem diferentes tipos de tecidos tanto da capa como dos absorventes. Existem as capas ‘pocket’ onde o absorvente pode ser colocado no bolso interno ou por cima dele, e as capas que já tem os absorventes fixos por dentro e que nesse caso podem ser usadas apenas uma vez.
Se você caiu aqui nesse post e não leu ainda sobre as verdades e mentiras das Fraldas de Pano modernas, clica aqui nesse link pra ler o outro post que fizemos.
Eu já tinha ouvido falar das fraldas da Morada da Floresta, aqui de São Paulo. E quando decidimos mudar das descartáveis para as de pano recebi a indicação das fraldas DiPano.
Fraldas DiPano
Fraldas DiPano
Fiz a compra direto pelo site, de um kit básico onde vieram 8 fraldas diurnas e 2 noturnas, com os absorventes de microfibra e 1 saquinho para fraldas usadas, que sempre usamos quando estamos fora de casa. Comprei também absorventes extras: 2 noturnos, 4 de bambu e 6 em fleece. Os absorventes de bambu e fleece podem ficar em contato direto com a pele do bebê, e isso possibilita que você use a capa mais de uma vez, trocando apenas o absorvente. As capas são todas pocket, e eu optei pelas de botão para a regulagem de tamanho. Tem duas opções de tecido, um para as fraldas diurnas e outro para as noturnas, ambos super macios. Por dentro, o tecido é o mesmo, impermeável e super levinho.
Um tempo depois comprei mais 2 capas e os forrinhos biodegradáveis.
O site deles é super organizado e tem muita informação, achei super fácil de comprar e pesquisar sobre os tipos de fraldas, absorventes e acessórios. O pacote veio com um folheto explicativo (imagem abaixo) e estava tudo muito bem embalado.
Os Forrinhos Biodegradáveis são a solução perfeita para a hora do número 2, você coloca por cima do absorvente de fleece ou bambu ou por cima do bolso da fralda quando usar os absorventes internos de microfibra, e pronto. Quando seu bebê fizer cocô é só jogar tudo no vaso sanitário.
Nos primeiros dias de uso a fralda estava apertando muito as coxinhas do nosso filho e teve alguns vazamentos. Liguei no telefone de contato do site e descobrimos que eu estava impermeabilizando as fraldas pois estava usando muito sabão em pó, e que a regulagem dos botões também poderia ser modificada já que o moço aqui é do tipo ‘cochas grossas’! Adorei o atendimento e tive as duas questões resolvidas de imediato.
Pontos Positivos: O material tanto das capas como dos absorventes é ótimo. Já temos 3 meses de uso e estão como novas.
Pontos Negativos: Não achamos nenhum até o momento!
Fraldas Morada da Floresta – Bebês Ecológicos
Fraldas Bebês Ecológicos
Fomos até lá em busca da Composteira Doméstica, e aproveitamos para conhecer as fraldas Bebês Ecológicos. As capas são ajustáveis por botões na altura da cintura e por elásticos caseados na altura das cochas. Eles tem duas opções de tecido externo (plush e biquini) e três opções de tecido interno (algodão, dry fit e microfibra). Para quem preferir, eles tem as fraldas bem pequenas para recém-nascidos. E os absorventes são feitos de melton e microfibra.
Compramos 3 capas de biquini, que podem ser usados na praia e piscina sem absorventes. E 3 de plush. Optamos apenas pelo dry fit no tecido interno, por ser fresquinho e secar mais rápido. Compramos absorventes extras e as capas anti-vazamento, que possibilitam a troca do absorvente sem precisar trocar a capa. Assim usamos as capas duas vezes, sempre que possível.
Recebemos instrução de como ajustar as capas, sobre o uso exclusivo da pomada de calêndula da Weleda em caso de assaduras, e sobre o uso das capas anti-vazamento. Mas ao chegar em casa lembrei que não recebemos instrução sobre o processo de lavagem, mas seguimos as mesmas instruções da outra marca.
Pontos Positivos: As de material de biquini são ótimas para serem usadas sem absorventes na praia e piscina. As de plush são macias e compactas.
Pontos Negativos: Vazamentos são frequentes. As de plush nas cores escuras já desbotaram. Os elásticos para ajuste nas perninhas ficam saindo das ‘casas’ e no lugar onde fica o botão de ajuste o tecido está se rompendo.
IMPORTANTE: Este post não é patrocinado, estamos dando nosso depoimento como consumidores sem intervenção nenhuma das marcas citadas acima!