5 VANTAGENS DAS FRALDAS DE PANO x DESCARTÁVEIS

Fraldas de pano? Como assim? Mas, por quê? Que coisa mais antiga!

São algumas das coisas que escutamos quando descobrem que não usamos mais fraldas descartáveis.

Vou contar aqui a nossa experiência, sem o objetivo de convencer ninguém, mas de informar e desmistificar o uso de fraldas de pano!

Mas antes da gente começar, apague da sua memória as fraldas de pano de antigamente. As de hoje tem botões ou velcro, cores e estampas lindas, podem ser usadas na praia e piscina, são de tamanho regulável, tem absorventes de algodão, microfibra e até de bambu. São lavadas na máquina e precisam de pouquíssimo tempo ao sol para estarem prontas para o uso de novo.

A fralda de pano apresenta várias vantagens em relação às fraldas descartáveis, tais como:

1) Sustentabilidade: Vamos começar pela questão ambiental…

As fraldas de pano são mais ecológicas do que as descartáveis, pois não geram resíduos sólidos que levam séculos para se decompor e contribuem para a poluição ambiental. Além disso, elas não exigem o uso de materiais sintéticos e químicos, como as descartáveis, que são prejudiciais ao meio ambiente.

Primeiramente, deveríamos jogar no vaso sanitário o cocô do bebê antes de jogar a fralda descartável no lixo, mas menos de 10% das pessoas faz isso. O resultado são solos e águas contaminados por urina e fezes infectadas por viroses e outras doenças; resquícios de medicamentos, de vacinas e vírus transportados por insetos e moscas.

As fraldas descartáveis são geralmente feitas de polpa de celulose (responsável pela absorção da água), filme de polietileno (ajuda a evitar o vazamento do líquido), poliacrilato de sódio (ajuda a reter a água), elásticos e fitas adesivas termoplásticos e substâncias químicas que são responsáveis pelo odor agradável da fralda, e que podem causar alergias nos bebês. Portanto são necessários o uso de recursos como árvores, petróleo, água e produtos químicos para sua fabricação.

Plásticos a base de petróleo, como os usados nas fraldas descartáveis não são biodegradáveis, e, portanto, elas levam NO MINIMO 450 ANOS PARA SE DECOMPOR!

E isso tem solução?

Como alternativa sustentável, alguns países já fazem a reciclagem (Canadá) ou incineração das fraldas (Nova Zelândia), mas claro que isso está bem longe da nossa realidade no Brasil onde as fraldas acabam em lixões, aterros sanitários e infelizmente muitas vezes nas margens de rios.

E é claro que não basta optar pelo uso de fraldas de pano sem se preocupar com seu manuseio e descarte. Afinal, elas também fazem uso de matérias primas como água, energia, algodão e microfibra. O algodão leva 1 ano para se decompor, os demais materiais sintéticos podem levar entre 20 e 200 anos. Mas diferente das fraldas descartáveis, que como o nome já diz, são da ‘filosofia do usar e jogar fora’, as fraldas de pano podem ser usadas por até três bebês.

Além disso, outra questão a ser levada em consideração tanto na questão ambiental quanto econômica, é que as fraldas de pano dispensam o uso de pomadas e cremes de assaduras, já que seus absorventes são feitos de matéria prima natural e não sintética como as descartáveis, o que possibilita que a pele do bebê respire naturalmente, evitando assim dermatites, assaduras e até alergias.

2) Economia: Agora vamos aos números!

As fraldas de pano são uma opção mais econômica a longo prazo, pois podem ser reutilizadas diversas vezes, enquanto as fraldas descartáveis precisam ser compradas continuamente.

Você já fez as contas de quanto irá gastar com fraldas? Nós fizemos! Veja abaixo a tabela baseada na nossa experiência e em pesquisas que fizemos.

 

 Cálculo de Fraldas de Pano

 

Slide2

Cálculo de Fraldas Descartáveis

Slide1

O custo de fraldas de pano se calcula por enxoval, já que elas são ajustáveis e servem desde um recém-nascido até um o desfralde.

Quantas fraldas de pano você precisa no enxoval do seu bebê, isso só você poderá responder. Nós temos:

 18 fraldas  +  50 absorventes  =  15 conjuntos diurnos e 3 noturnos

Para o nosso filho é suficiente para pelo menos 3 dias de uso. Quando possível usamos a capa mais de uma vez, trocando apenas o absorvente. A noturna dura até 12 horas.

“Mas e quanto custa tudo isso?”

Em torno de R$ 1.500,00 o enxoval completo!!! Estou me baseando no Kit de uma das marcas que usamos, e que é a que mais recomendo. Veja aqui nesse post sobre as duas marcas que usamos. 

“Mas meu custo de água e luz não vai aumentar?”

A princípio parece lógico que isso acontece, mas na verdade não. Nossa conta de água não teve alteração, seguimos pagando o valor mínimo aqui em São Paulo. E a de luz não aumentou mais do que R$ 10.

Chegamos então a conclusão que as Fraldas de Pano não são melhores apenas para seu bebê e para o meio ambiente, mas para o seu bolso também! São mais de 70% DE ECONOMIA!!!

Slide3

Isso tudo sem falar que as Fraldas de Pano:

– são lindas, as estampadas então nem se fala. No verão, elas são perfeitas para serem exibidas!

– você pode cadastrar seu Chá de Bebê nos sites e ganhar as fraldas de pano e acessórios de presente!

3) Saúde:

As fraldas de pano são mais seguras para a saúde do bebê, pois não contêm produtos químicos e materiais sintéticos que podem irritar a pele sensível do bebê. Além disso, as fraldas de pano permitem que a pele do bebê respire melhor, reduzindo o risco de assaduras e infecções.

4) Conforto:

As fraldas de pano são mais confortáveis para o bebê, pois são feitas de tecidos macios e naturais que se ajustam melhor ao corpo do bebê. Elas também são mais flexíveis, permitindo que o bebê se mova livremente.

5) Personalização:

As fraldas de pano oferecem a possibilidade de personalização, permitindo que os pais escolham a cor, o padrão e o estilo das fraldas, tornando o processo de troca de fraldas mais divertido e agradável para o bebê e os pais.

 

Você ainda tem dúvidas sobre as fraudas de pano?

 

Quer aprender mais sobre sustentabilidade e consumo consciente? Venha fazer parte da Comunidade Pés Descalços, uma plataforma 100% focada, moderada para quem busca um estilo de vida simplificado e livre, veja essa página.

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...