FRALDAS DE PANO x DESCARTÁVEIS

Fraldas de pano? Como assim? Mas, por quê? Que coisa mais antiga!

São algumas das coisas que escutamos quando descobrem que não usamos mais fraldas descartáveis.

Vou contar aqui a nossa experiência, sem o objetivo de convencer ninguém, mas de informar e desmistificar o uso de fraldas de pano!

Mas antes da gente começar, apague da sua memória as fraldas de pano de antigamente. As de hoje tem botões ou velcro, cores e estampas lindas, podem ser usadas na praia e piscina, são de tamanho regulável, tem absorventes de algodão, microfibra e até de bambu. São lavadas na máquina e precisam de pouquíssimo tempo ao sol para estarem prontas para o uso de novo.

 

Vamos começar pela questão ambiental…

Deveríamos jogar no vaso sanitário o cocô do bebê antes de jogar a fralda descartável no lixo, mas menos de 10% das pessoas faz isso. O resultado são solos e águas contaminados por urina e fezes infectadas por viroses e outras doenças; resquícios de medicamentos, de vacinas e vírus transportados por insetos e moscas.

As fraldas descartáveis são geralmente feitas de polpa de celulose (responsável pela absorção da água), filme de polietileno (ajuda a evitar o vazamento do líquido), poliacrilato de sódio (ajuda a reter a água), elásticos e fitas adesivas termoplásticos e substâncias químicas que são responsáveis pelo odor agradável da fralda, e que podem causar alergias nos bebês. Portanto são necessários o uso de recursos como árvores, petróleo, água e produtos químicos para sua fabricação.

Plásticos a base de petróleo, como os usados nas fraldas descartáveis não são biodegradáveis, e, portanto, elas levam NO MINIMO 450 ANOS PARA SE DECOMPOR!

Como alternativa sustentável, alguns países já fazem a reciclagem (Canadá) ou incineração das fraldas (Nova Zelândia), mas claro que isso está bem longe da nossa realidade no Brasil onde as fraldas acabam em lixões, aterros sanitários e infelizmente muitas vezes nas margens de rios.

E é claro que não basta optar pelo uso de fraldas de pano sem se preocupar com seu manuseio e descarte. Afinal, elas também fazem uso de matérias primas como água, energia, algodão e microfibra. O algodão leva 1 ano para se decompor, os demais materiais sintéticos podem levar entre 20 e 200 anos. Mas diferente das fraldas descartáveis, que como o nome já diz, são da ‘filosofia do usar e jogar fora’, as fraldas de pano podem ser usadas por até três bebês.

Outra questão a ser levada em consideração tanto na questão ambiental quanto econômica, é que as fraldas de pano dispensam o uso de pomadas e cremes de assaduras, já que seus absorventes são feitos de matéria prima natural e não sintética como as descartáveis, o que possibilita que a pele do bebê respire naturalmente, evitando assim dermatites, assaduras e até alergias.

Agora vamos aos números!

Você já fez as contas de quanto irá gastar com fraldas? Nós fizemos! Veja abaixo a tabela baseada na nossa experiência e em pesquisas que fizemos.

 

Cálculo de Fraldas de Pano

Cálculo de Fraldas Descartáveis

O custo de fraldas de pano se calcula por enxoval, já que elas são ajustáveis e servem desde um recém-nascido até um o desfralde.

Quantas fraldas de pano você precisa no enxoval do seu bebê, isso só você poderá responder. Nós temos:

 18 fraldas  +  50 absorventes  =  15 conjuntos diurnos e 3 noturnos

Para o nosso filho é suficiente para pelo menos 3 dias de uso. Quando possível usamos a capa mais de uma vez, trocando apenas o absorvente. A noturna dura até 12 horas.

“Mas e quanto custa tudo isso?”

Em torno de R$ 1.500,00 o enxoval completo!!! Estou me baseando no Kit de uma das marcas que usamos, e que é a que mais recomendo. Veja aqui nesse post sobre as duas marcas que usamos. 

“Mas meu custo de água e luz não vai aumentar?”

Nossa conta de água não teve alteração, seguimos pagando o valor mínimo aqui em São Paulo. E a de luz não aumentou mais do que R$ 10.

Chegamos então a conclusão que as Fraldas de Pano não são melhores apenas para seu bebê e para o meio ambiente, mas para o seu bolso também! São mais de 70% DE ECONOMIA!!!

Isso tudo sem falar que as Fraldas de Pano:

– são lindas, as estampadas então nem se fala. No verão, elas são perfeitas para serem exibidas!

– você pode cadastrar seu Chá de Bebê nos sites e ganhar as fraldas de pano e acessórios de presente!

Fontes:                                                                                                                                                                                                                                               http://www.mamaeverde.com.br/tag/custos/
                                                                                                                                                                                                    https://blogdipano.com.br/2011/05/01/de-que-sao-feitas-as-fraldas-descartaveis/
                                                                                                                   http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/3831-fralda-higiene-infantil-geriatrica-origem-modelos-descartavel-lavavel-pano-absorvente-impactos-saude-contato-pele-dermatite-alergia-problemas-meio-ambiente-poluicao-tempo-decomposicao-residuo-lixao-aterro-sanitario-alternativas.htmlhttp://www.ecycle.com.br/component/content/article/57-plastico/204-fralda-descartavel-e-reciclavel.html

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

UMA HORTA PORTÁTIL PARA UMA MINI CASA MÓVEL

UMA HORTA PORTÁTIL PARA UMA MINI CASA MÓVEL

Cultivar uma horta não é só sobre ter alimentos naturais e sem agrotóxicos, é sobre cultivar paz, equilíbrio e conexão com a natureza.   Cada vez mais as pessoas estão ampliando a consciência sobre os benefícios de uma alimentação saudável e natural, livre de...

COM QUE CARRO REBOCAR A TINY HOUSE NO BRASIL?

COM QUE CARRO REBOCAR A TINY HOUSE NO BRASIL?

Você já deve ter se perguntado se o seu carro conseguiria rebocar uma Tiny House, ou que carro você precisaria para rebocar uma mini casa sobre rodas. Quando vemos os vídeos americanos, geralmente elas são puxadas por aquelas camionetes robustas e lindas, mas e aqui...

Pin It on Pinterest

Share This