fbpx

FRALDAS DE PANO x DESCARTÁVEIS

Fraldas de pano? Como assim? Mas, por quê? Que coisa mais antiga!

São algumas das coisas que escutamos quando descobrem que não usamos mais fraldas descartáveis.

Vou contar aqui a nossa experiência, sem o objetivo de convencer ninguém, mas de informar e desmistificar o uso de fraldas de pano!

Mas antes da gente começar, apague da sua memória as fraldas de pano de antigamente. As de hoje tem botões ou velcro, cores e estampas lindas, podem ser usadas na praia e piscina, são de tamanho regulável, tem absorventes de algodão, microfibra e até de bambu. São lavadas na máquina e precisam de pouquíssimo tempo ao sol para estarem prontas para o uso de novo.

Vamos começar pela questão ambiental…

Primeiramente, deveríamos jogar no vaso sanitário o cocô do bebê antes de jogar a fralda descartável no lixo, mas menos de 10% das pessoas faz isso. O resultado são solos e águas contaminados por urina e fezes infectadas por viroses e outras doenças; resquícios de medicamentos, de vacinas e vírus transportados por insetos e moscas.

As fraldas descartáveis são geralmente feitas de polpa de celulose (responsável pela absorção da água), filme de polietileno (ajuda a evitar o vazamento do líquido), poliacrilato de sódio (ajuda a reter a água), elásticos e fitas adesivas termoplásticos e substâncias químicas que são responsáveis pelo odor agradável da fralda, e que podem causar alergias nos bebês. Portanto são necessários o uso de recursos como árvores, petróleo, água e produtos químicos para sua fabricação.

Plásticos a base de petróleo, como os usados nas fraldas descartáveis não são biodegradáveis, e, portanto, elas levam NO MINIMO 450 ANOS PARA SE DECOMPOR!

E isso tem solução?

Como alternativa sustentável, alguns países já fazem a reciclagem (Canadá) ou incineração das fraldas (Nova Zelândia), mas claro que isso está bem longe da nossa realidade no Brasil onde as fraldas acabam em lixões, aterros sanitários e infelizmente muitas vezes nas margens de rios.

E é claro que não basta optar pelo uso de fraldas de pano sem se preocupar com seu manuseio e descarte. Afinal, elas também fazem uso de matérias primas como água, energia, algodão e microfibra. O algodão leva 1 ano para se decompor, os demais materiais sintéticos podem levar entre 20 e 200 anos. Mas diferente das fraldas descartáveis, que como o nome já diz, são da ‘filosofia do usar e jogar fora’, as fraldas de pano podem ser usadas por até três bebês.

Além disso, outra questão a ser levada em consideração tanto na questão ambiental quanto econômica, é que as fraldas de pano dispensam o uso de pomadas e cremes de assaduras, já que seus absorventes são feitos de matéria prima natural e não sintética como as descartáveis, o que possibilita que a pele do bebê respire naturalmente, evitando assim dermatites, assaduras e até alergias.

Agora vamos aos números!

Você já fez as contas de quanto irá gastar com fraldas? Nós fizemos! Veja abaixo a tabela baseada na nossa experiência e em pesquisas que fizemos.

 

Cálculo de Fraldas de Pano

Slide2

Cálculo de Fraldas Descartáveis

Slide1

O custo de fraldas de pano se calcula por enxoval, já que elas são ajustáveis e servem desde um recém-nascido até um o desfralde.

Quantas fraldas de pano você precisa no enxoval do seu bebê, isso só você poderá responder. Nós temos:

 18 fraldas  +  50 absorventes  =  15 conjuntos diurnos e 3 noturnos

Para o nosso filho é suficiente para pelo menos 3 dias de uso. Quando possível usamos a capa mais de uma vez, trocando apenas o absorvente. A noturna dura até 12 horas.

“Mas e quanto custa tudo isso?”

Em torno de R$ 1.500,00 o enxoval completo!!! Estou me baseando no Kit de uma das marcas que usamos, e que é a que mais recomendo. Veja aqui nesse post sobre as duas marcas que usamos. 

“Mas meu custo de água e luz não vai aumentar?”

A princípio parece lógico que isso acontece, mas na verdade não. Nossa conta de água não teve alteração, seguimos pagando o valor mínimo aqui em São Paulo. E a de luz não aumentou mais do que R$ 10.

Chegamos então a conclusão que as Fraldas de Pano não são melhores apenas para seu bebê e para o meio ambiente, mas para o seu bolso também! São mais de 70% DE ECONOMIA!!!

Slide3

Isso tudo sem falar que as Fraldas de Pano:

– são lindas, as estampadas então nem se fala. No verão, elas são perfeitas para serem exibidas!

– você pode cadastrar seu Chá de Bebê nos sites e ganhar as fraldas de pano e acessórios de presente!

Fontes:                                                                                                                                                                                                                                               http://www.mamaeverde.com.br/tag/custos/
                                                                                                                                                                                                    https://blogdipano.com.br/2011/05/01/de-que-sao-feitas-as-fraldas-descartaveis/
                                                                                                                   http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/3831-fralda-higiene-infantil-geriatrica-origem-modelos-descartavel-lavavel-pano-absorvente-impactos-saude-contato-pele-dermatite-alergia-problemas-meio-ambiente-poluicao-tempo-decomposicao-residuo-lixao-aterro-sanitario-alternativas.htmlhttp://www.ecycle.com.br/component/content/article/57-plastico/204-fralda-descartavel-e-reciclavel.html

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

O QUE VOCÊ GOSTARIA DE SABER ANTES DE TER COMEÇADO?

O QUE VOCÊ GOSTARIA DE SABER ANTES DE TER COMEÇADO?

Volta e meia alguém lança essa pergunta, não só para nós, mas acredito que para você também, e tem a ver com as mais diversas áreas e acontecimentos da nossa vida. Se tivéssemos lá atrás o conhecimento e experiência que temos hoje, com certeza faríamos muitas coisas...

UMA HORTA PORTÁTIL PARA UMA MINI CASA MÓVEL

UMA HORTA PORTÁTIL PARA UMA MINI CASA MÓVEL

Cultivar uma horta não é só sobre ter alimentos naturais e sem agrotóxicos, é sobre cultivar paz, equilíbrio e conexão com a natureza.   Cada vez mais as pessoas estão ampliando a consciência sobre os benefícios de uma alimentação saudável e natural, livre de...

Pin It on Pinterest

Share This