Minimalismo para pessoas de baixa renda – Faz Sentido?

“São consideradas famílias de baixa renda aquelas que possuem renda mensal por pessoa (renda per capita) de até meio salário mínimo (R$ 606,00) ou renda familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.636,00)”. – Secretaria de Desenvolvimento Social, atualizado em 31/10/22 às 9h34.

 

É muito comum a gente ver em nossos posts perguntas e comentários como: “faz sentido o minimalismo para pessoas de baixa renda?”, “Minimalismo é para pessoas ricas” e “Minimalismo não faz sentido para quem tem dívidas”. Quem nunca leu algo desse tipo? Já vimos até comentários que dizem: “Minimalismo é ‘pão durismo'” ou “Minimalismo é voto de pobreza”.

Infelizmente, vivemos em um país desigual onde a maioria das pessoas, a classe trabalhadora, são de baixa renda. Essas pessoas, muitas vezes, não ganham o suficiente para ter a vida sonhada, desejada. Na verdade, o dinheiro é tão curto que, muitas vezes, mal cobre o orçamento básico, que é pagar aluguel, luz, água, comida, entre outras necessidades.

Minimalismo para pessoas de baixa renda

Fonte da imagem: https://tjcc. Com. Br/noticias/maioria-das-mortes-por-tumores-no-brasil-atinge-pessoas-de-baixa-renda/

Sabendo dessa realidade, é completamente normal a aversão ou o desinteresse pelo minimalismo – termo que até virou moda. Ainda mais sabendo que, quando pensamos ou pesquisamos sobre o Minimalismo, sempre vemos pessoas brancas ou pessoas de classes média ou alta falando sobre esse assunto.

Infelizmente, ainda hoje temos poucas pessoas falando sobre minimalismo para pessoas de baixa renda. Dessa forma fica difícil gerar identificação com esse estilo de vida que traz em sua filosofia hábitos anticonsumistas e que podem ajudar a muitas pessoas, principalmente as que estão mais vulneráveis na sociedade devido a exploração que a classe trabalhadora sofre e problemas socioeconômicos do nosso país.

Minimalismo que aplicamos como Pés Descalços

Para nós, baseado no que estudamos e vivemos, Minimalismo está longe de ser um “artigo de luxo”, “coisa de rico”. Aqui, nos o vemos como um estilo de vida que nos traz reflexão sobre o que realmente é importante para nos sentirmos bem e aliviados pelo corte de excessos, corte de compras que fazemos só para sentir prazer de ter algo novo, corte de objetivos que buscamos alcançar só porque alguns dizem que isso é “sucesso”, entre outras reflexões que o minimalismo que nos ajudam a viver com o que importa e a buscarmos a nossa felicidade baseado na consciência de quem somos e de quem queremos ser no mundo.

Família minimalista pés descalços e sua tiny house araraúna

Família minimalista pés descalços e sua tiny house araraúna

Materialmente, o minimalismo promove a simplicidade, a organização e a redução do consumo excessivo e inconsciente. Para pessoas de baixa renda, o pensar e agir minimalista pode ser uma estratégia eficiente para melhorar a qualidade de vida, gerenciar recursos financeiros limitados e focar todo esforço gastar dinheiro naquilo que é verdadeiramente importante para elas.

A Bel conta um pouco qual a visão dela sobre esse assunto nesse Vídeo curtinho:

Você possui baixa renda e quer começar a aplicar o Minimalismo? Dicas básicas para quem quer iniciar:

O princípio básico para quem ainda não sabe como aplicar no minimalismo, é ter um objetivo claro e que seja verdadeiro para você, por exemplo, sobrar 100 ou 200 reais mensalmente para juntar dinheiro e fazer uma viagem, comprar um carro e assim vai.

Partindo desse objetivo você vai analisar para onde vai sua renda, e analisar o que é realmente essencial, além disso, identificar quais gastos podem ser reduzidos para que você consiga ter essa sobra. Sabemos que não é fácil, caso tenha dificuldades, procure alguém em que você possa se espelhar, confiar e perguntar por opiniões.

Aos poucos você vai percebendo que gastamos dinheiro com coisas ou experiências que muitas vezes é para agradar outras pessoas, sendo que poderia se concentrado em ajudar você a encontrar o seu caminho.

Existem vários métodos, caminhos e dicas que você pode seguir, tudo isso vai depender de sua realidade, situação financeira e da sua consciência.

Caso você goste desse post e quer aprender aplicar o minimalismo no seu dia a dia, para que você consiga alcançar seus sonhos, comente nesse post aqui.

Qr code do post minimalismo para pessoas de baixa renda

Qr code do post minimalismo para pessoas de baixa renda

Quem são os influenciadores que conversam com o público de baixa renda?

Nós gostamos muito de 3 perfis, e acredito que possam ajudar e muito você que está passando por dificuldades ou quer aproveitar ao máximo o pouco dinheiro e seu e seu esforço no que é verdadeiramente importante para você.

1. Nathaly Dias – Blogueira de Baixa Renda

Em primeiro lugar, um grande sucesso do Instagram, ela foi a primeira pessoa que vi na internet a falar sobre o “minimalismo de baixa renda”. Segundo a “blogueira dos baixa rendinhas”, Nathaly Dias, de 26 anos, a vida do pobre se resume a “dias de luta e dias de luta”.

Minimalismo para pessoas de baixa renda - indicação de influenciadores - nataly dias

Minimalismo para pessoas de baixa renda – indicação de influenciadores – nataly dias

2. Nath Finanças

E por falar em influenciadores de baixa renda, não tem como não lembrar da Nath Finanças. Em segundo lugar, temos a administradora de 22 anos, de Nova Iguaçu,que  já ganhou duas hashtags no Twitter. A primeira #NathFinançasEuFalheiComVocê é postada toda vez que algum seguidor faz uma compra por impulso e #TáFelizNathFinanças, quando ele segue os seus ensinamentos.

Minimalismo para pessoas de baixa renda - indicação de influenciadores - nath finanças

Minimalismo para pessoas de baixa renda – indicação de influenciadores – nath finanças

 

3. Grana Preta

Está em busca de influenciadores de baixa renda com dicas para emancipar pessoas? Então conheça Amanda Dias, do Grana Preta. A blogueira dá dicas de investimento, organização financeira e reserva de emergência.

 

Minimalismo para pessoas de baixa renda - indicação de influenciadores - amanda dias

Minimalismo para pessoas de baixa renda – indicação de influenciadores – amanda dias

Além disso, Amanda é uma das primeiras influenciadoras negras a falar sobre o assunto, o que a deixa num patamar de referência. Por último, ela ainda promove cursos para quem deseja melhorar sua situação financeira.

Quais os benefícios do minimalismo para pessoas com orçamentos restritos e como essa filosofia pode ajudá-las a prosperar.

1. Economia de recursos

O minimalismo incentiva a redução de gastos desnecessários, o que pode ser especialmente útil para quem possui recursos financeiros limitados. Ao priorizar as necessidades básicas e eliminar o consumo excessivo, as pessoas de baixa renda podem economizar dinheiro e investir em aspectos mais importantes da vida, como alimentação, educação e saúde.

2. Redução do estresse financeiro

A preocupação constante com dinheiro pode ser uma fonte de estresse, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras. Ao adotar o minimalismo, as pessoas de baixa renda podem aprender a viver com menos e encontrar satisfação nas coisas simples da vida, reduzindo, assim, o estresse financeiro.

3. Valorização do que realmente importa

O minimalismo nos ensina a valorizar o que realmente importa, como relacionamentos, experiências e crescimento pessoal, em vez de bens materiais. Para pessoas de baixa renda, isso significa que, mesmo com recursos limitados, é possível encontrar felicidade e realização pessoal ao focar no que realmente importa.

4. Organização e produtividade

A organização é um componente-chave do minimalismo. Ao manter um ambiente organizado e livre de desordem, pessoas de baixa renda podem se sentir mais focadas, produtivas e no controle de suas vidas. Isso pode levar a melhorias na qualidade de vida, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

5. Consumo consciente e sustentabilidade

O minimalismo promove o consumo consciente e a sustentabilidade, encorajando-nos a repensar nossosbitos de consumo e a optar por produtos e práticas mais ecológicas. Pessoas de baixa renda podem se beneficiar dessa abordagem ao fazer escolhas mais sustentáveis ou , o que, a longo prazo, pode resultar em economia e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Concluindo, o minimalismo pode ser uma ferramenta poderosa para pessoas em qualquer situação financeira, independente se tem ou não baixa renda, ajudando-as a gerenciar melhor sua renda, reduzir o estresse e encontrar um caminho para realizar desejos e focar no que realmente é importante.  Ao adotar essa filosofia, é possível melhorar a qualidade de vida e alcançar o bemestar emocional, mesmo com recursos limitados.

 

Quer aprender mais sobre Minimalismo e se conectar a pessoas do Movimento Tiny Houses, Minimalistas e acessar conteúdos exclusivos. Faça parte da nossa Comunidade, saiba mais aqui!

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...