AS TINY HOUSES SOBRE RODAS TEM NOME, SABE POR QUE?

Quando se fala em Tiny House a primeira coisa que vem na cabeça são as mini casas sobre rodas, mas o termo Tiny House também é usado para as mini casas fixas.

O que determina se é uma Tiny House ou não, é o seu tamanho e estilo de vida que ela proporciona, e não apenas a forma como foi construída.

A grande maioria dos moradores de Tiny Houses optam por casas sobre rodas porque buscam ter o estilo de vida do Tiny Living, ou seja, querem ter uma casa prática e funcional, com baixo custo de vida, baixo impacto ambiental, e claro a liberdade que só uma casa móvel proporciona.

Uma das grandes curiosidades no mundo das mini casas sobre rodas é o fato delas terem um nome, já que não tem endereço fixo com nome de rua e número da casa. 

A  grande maioria dos moradores de Tiny Houses sobre rodas não tem e não querem comprar um terreno próprio, pois muitos buscam além de um estilo de vida minimalista, buscam liberdade.

Eles alugam uma área, uma vaga nos Campings ou o quintal de amigos e parentes para estacionar a mini casa e morar. Já que sobre as Tiny Houses sobre rodas não incide o IPTU, isso não afeta o dono do terreno com alteração do imposto. 

E por falar em numeração das casas, você sabia que o número da sua casa ou prédio geralmente representa a distância que está em relação a um marco, que pode ser o início da rua ou um ponto importante da cidade. Aqui no Brasil boa parte das ruas utilizam o número das casas para marcar o início da rua, sendo de um lado os números pares e do outro os ímpares.

Mas as Tiny Houses móveis não tem um local fixo, portanto essa regra de numeração das casas comumente utilizada no mundo, não se aplica a elas. 

Seguindo então essa linha de pensamento, e nos inspirando em outras Tiny Houses que tem seu nome próprio, escolhemos um nome para a nossa.

Veja alguns exemplos de Tiny Houses e seus nomes. Essa primeira é a Tiffany, e é uma das que visitamos pessoalmente nos EUA. Se você quiser conhecer ela por dentro, acesse aqui o vídeo tour que fizemos e a entrevista com o Adam que foi quem a construiu.

Tiny house on wheels

Tiny House Tiffany

 

Essa aqui é uma das nossas favoritas em design externo e interno, acabamos não seguindo essa linha deles, porque ela tem apenas 1 mezanino e no nosso caso queríamos 2. Um para o quarto das crianças e outro para o nosso quarto.

Mini casa sobre rodas linda de madeira

The Best Little House in Texas

 

A SHED Tiny House, que também amamos o design interno dela, super prática, funcional e minimalista.

Mini casa sobre rodas sustentavel

SHED Tiny House


Essa toda de madeira com a porta azul é a Pera Tiny House, que foi recebeu o sobrenome de sua construtora e dona, a Lee Pera. Ela foi uma das instrutoras de um dos cursos que fizemos nos Estados Unidos e também tivemos a oportunidade de conhecer de perto e gravar uma entrevista com a Lee. Veja mais fotos e assista o vídeo com legendas em português.

Casa movel sobre rodas de madeira

Pera Tiny House

E essa com o design super diferente e inovador, é do projetista e construtor Zil Vardos, e recebeu o nome de Fortune Cookie, ou Biscoito da Sorte em português.

Design inovador, arquitetura inovadora, telhado redondo

Fortune Cookie Tiny House

Para escolher o nome da nossa Tiny House foi um processo que levou algum tempinho, levamos algumas questões em consideração. A nossa Tiny House foi construída com design exterior baseado em dois projetos que adoramos. O modelo Pacific Gateway da fabricante Handcrafted Movement

Cabana, chale, casa movel

Pacific Gateway da Handcrafted Movement

 

E as cores e estilo da Tiny House Basics

Casa conceito

Tiny House Basics

No design interior da nossa Tiny House, escolhemos a predominância da cor verde que é a preferida do Robson, combinando com tons de madeira e o branco. Pensamos em algum nome de frutas como Cacau ou Caju, pensamos também em usar nomes e expressões em Tupi Guarani como Oka que é a tradicional cabana indígena, ou Tekoá que significa significa aldeia / lar / casa / tribo / família.

Passamos então para as árvores mas nenhum nome tocou fundo no nosso coração. Com a definição final das cores externas, o azul com o painel marrom escuro e a porta amarela, somados ao verde nos detalhes do interior percebemos que sem querer estávamos representando as cores da nossa bandeira nacional. Por ser a primeira mini casa sobre rodas legalizada do Brasil, decidimos então que o seu nome deveria homenagear o nosso país e a nossa abundante natureza.

Veio então a idéia de nos inspirar em algum animal que tivesse um forte significado para nós e que assim como a nossa Tiny House, carregue as cores nacionais. Depois de várias pesquisas decidimos homenagear a Arara Azul, uma das maiores aves brasileiras, e nomear a nossa Tiny House de Araraúna.

Suas penas azul-escuras fazem com que, de longe, pareça preta. Por esse motivo que ela também é conhecida como arara-preta ou arara-una (sendo “una”, negro em Tupi).

Os motivos dessa escolha são vários. Primeiro porque as Aves para muitos de nós são símbolo de liberdade, de migração e de poder ver tudo com uma visão mais ampla e vasta. 

Segundo porque para essa ave o seu ninho é considerado um lugar sagrado. Assim como é a tiny house para nós.

Terceiro porque são aves sociais e que geralmente são encontrados em grupos. E nós adoramos isso também.

Quarto lugar porque são aves que gostam de emitir sons, cantar e imitar a nossa fala. Quando convivem com humanos, elas aprendem palavras do nosso idioma e se comunicam conosco.

Em quinto lugar porque ela ocupa várias áreas do território nacional e países vizinhos, assim como queremos que as Tiny Houses se espalhem. São encontradas na Bolívia e Paraguai e no Brasil com maior frequência é possível observá-la na Amazônia, no Pantanal Mato Grossense, na Bahia, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins. Conhecemos uma que vive no interior de São Paulo e essa semana nosso amigo avistou uma perto da Capital Paulista. 

E em sexto lugar mas não menos importante, claro, por causa das cores que essa Ave lindíssima exibe. 

Suas penas são da cor azul-cobalto. Além das chamativas penas azuis, o tom amarelo aparece em algumas regiões da cabeça dessas aves, o que dá uma notoriedade a mais para esse belo animal. O amarelo aparece também ao redor dos olhos, nas pálpebras, na pele em torno da mandíbula.

Depois de todas essas informações sobre essa Ave linda, e de ver nela as cores da nossa Tiny House, não tinha como não homenageá-la.

Sejam bem vindos a Araraúna Tiny House.

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...