O QUE É UMA TINY HOUSE?

Se você ainda não sabe bem o que é uma Tiny House (Mini Casa) e o que não é, depois de ler esse texto com certeza não restaram mais dúvidas.

Essas casas pequenas como as conhecemos hoje tem sua origem nos Estados Unidos, país onde o Movimento nasceu e mais cresce.

Mas afinal o que é uma Tiny House?

Vou resumir em uma única frase: “Tiny House é um estilo de vida simplificada em mini casa de até 37 metros quadrados projetada e construída para proporcionar uma vida prática, sustentável e livre”.

Muitas pessoas acham que as Tiny Houses é fruto do capitalismo tardio, ou de empresas, governo querendo fazer a gente viver em casas cada vez menores, e nem imagina que o movimento foi intencionalmente criado por pessoas, classe trabalhadora que buscam uma vida simples através de um estilo de vida focando no que é essencial, minimalista e com o menor custo possível em nome da Liberdade.

Jay shaffer, um dos idealizadores do movimento tiny houses

Jay shafer, um dos idealizadores do movimento tiny houses

O movimento nasceu nos Estados Unidos onde estão os pioneiros, as mais sólidas e experientes empresas do ramo, de onde temos as estatísticas, onde foram gravados os documentários, onde já se vê pelo menos dois canais de televisão com programas exclusivos sobre o tema, onde as pessoas já moram em Mini Casas a quase 20 anos. 
Além de ser onde existe um grupo grande e consolidado de defensores do Movimento Tiny House ainda buscam a legalização e reconhecimento perante os Governos Locais e Nacional.

Já fizemos um post contando sobre a histórias dessas mini casas, leia mais aqui.

Aqui no Brasil já conseguimos legalizar essas tiny houses através dos nossos projetos Pés Descalços e Tiny Houses Brasil empresa colaborativa que constrói ajuda pessoas a realizar o sonho de ter tiny houses no Brasil, e todo esse conhecimento é compartilhando através das nossas redes sociais e pode ser facilmente acessado através do programa de Mentoria das Tiny House ou da nossa Comunidade Digital.

As Tiny Houses já podem ser construídas no Brasil em 4 Modalidade, você quer saber quais? Clique aqui.

Nos Estados Unidos, Andrew Morrison (um dos principais nomes do Movimento nos EUA, e dono do site Tiny House Build junto com sua esposa Gabriella) conseguiu junto ao ICC – International Code Council (Conselho de Código Internacional, em tradução livre) a aprovação de um texto sobre Tiny Houses do Apêndice Q do IRC – International Residential Code (Código Internacional de Residência, em tradução livre), após meses de trabalho, superação de obstáculos e intenso trabalho de advocacia de todos da equipe, uma vitória para o Movimento Tiny House internacional, inclusive do Brasil.

Andrew morrisson promove o movimento tiny house nos estados unidos

Andrew morrison promove o movimento tiny house nos estados unidos

O ICC é uma associação dedicada ao desenvolvimento de modelos de códigos e padrões utilizados nos processos de projeto, construção e conformidade para a construção de estruturas seguras, sustentáveis, acessíveis e resilientes.

Os EUA e muitos mercados globais tem como base esses códigos internacionais. Inclusive a ONU tem o ICC como base para suas diretrizes em projetos e construções de suas edificações em todo o mundo. Ficou portanto estabelecido pelo ICC que:

 

Infográfico mini casa tiny house
Por que é importante uma definição unificada do que é uma Tiny House? 

 

  • Porque se quisermos fazer o Movimento crescer e tornar possível essa opção de moradia a todos no Brasil, temos que seguir a rota legal para a construção de uma mini casa. Muitas das nossas Leis de Transporte e Zoneamento são baseadas nas leis americanas e europeias, o que acontece lá influencia o que acontece aqui;

 

  • Porque queremos tornar o movimento TIny Houses cada vez mais acessível para todos no Brasil, já que a legalização e o reconhecimento de órgãos legais e governamentais sobre o que é uma tiny house tornam possível a criação de linhas de financiamento de Tiny Houses e também seguros;

 

  • Porque coloca a todos nós, defensores do Movimento Tiny House ao redor do mundo, no mesmo ponto quando o assunto são quais os desafios que enfrentamos e onde queremos chegar;

 

  • Porque permite que Bancos, instituições financeiras e seguradoras saibam do que estamos falando, possam identificar as Tiny Houses em termos legais e tenham a certeza de que a mini casa tem uma definição legal. Isso torna o Movimento Tiny House muito mais oficial aos olhos dessas instituições e abre as portas para programas de financiamento, entre outros;

 

  • Porque ter uma definição esclarece também o que não é uma tiny house, a diferenciando de outras modalidades como por exemplo, os RV – Veículo Recreativo (Trailer ou Motorhome);

 

  • Porque é importante diferenciar uma casa de uma cabana, kitnet, ou qualquer outra modalidade de casa transitória.

 

  • Porque queremos proteger também quem vai produzir ou comprar Tiny Houses e proteger pessoas de propagandas enganosas, fraudes ou qualquer outro motivo que possa gerar perdas para ambos.

 

Como são construídas as Tiny Houses?

As Tiny House são construídas usando métodos de construção sustentável e acessíveis a população comum. A acessibilidade não é focada apenas no valor, mas sim na praticidade e facilidade de compartilhar esse conhecimento e experiência, é democratizar e dar poder para você que tem o sonho de ter uma casa própria, feita por você e economizando máximo possível.

É por esse motivo a maioria das Tiny Houses utilizam metodos de construções mais leves, como o woodframe, steeframe e SIP, para justamente poder dar a opção de quem não pode comprar uma casa feita por alguém, pelo menos ter a oportunidade de construir uma com qualidade com suas próprias mãos, como na permacultura.

Tiny house com estrutura de steelframe - estrutura em aço galvanizado

Tiny house com estrutura de steelframe – estrutura em aço galvanizado

Tiny house em woodframe - construída com estrutura de madeira

Tiny house em woodframe – construída com estrutura de madeira

Devido esse incentivo ao faça você mesmo (Do It Yourself) é muito comum ver tiny houses com infinitas formas, design, acabamento, pois as pessoas participam de todos os processo de escolha, de método de construção, de acabamento e materiais utilizado,  escolha de mobilia, tamanho e assim vai.

Isso acontece porque as Tiny Houses são justamente construídas e planejadas para proporcionar um estilo de vida, simplificado e livre, por isso que as tiny houses são na maioria produzidas de maneira personalizada, artesanal, pois para atingir o objetivo de ser funiconal e prática, ela precisa considerar as necessidades, rotinas e essencia de cada morador.

A maioria das Tiny Houses que você vê por aí na internet são construídas usando estrutura em Wood Frame (madeira), em Steel Frame (aço) ou em SIP (Structural Insulated Panels), mas aqui no Brasil por exemplo, já encontramos Tiny Houses feitas em Bio Construção.

Como é planejada o design de interior de uma Tiny House?

Agora você entende bem o que é uma Tiny House, vai muito além do que construir e morar em uma casa pequena. O processo de otimização dos espaços interiores exige criatividade, sensibilidade, cuidado e conhecimento.

Para proporcionar essa integração maravilhosa entre casa e moradores, é necessário que o design de interiores seja afetivo, seja pensado para não gerar acúmulo, para não ter pontos com dificuldades de acesso, para ser montado e desmontado por uma pessoa sem dificuldades, garantindo isso, você vai ter uma experiência real do que é o estilo de vida das Tiny Houses.

Como vocês podem ver, o que diferencia as Tiny Houses de todas as casa pequenas que existem é justamente o estilo de vida, se ela foi construída com essa intensão e lhe proporciona essa tal Liberdade, sim você vive em uma Tiny House.

Tiny House é abrir mão de metros quadrados por qualidade, por estar mais conectado ao ambiente externo, natureza, comunidade, estar mais próximo das suas companhias, principalmente estar conectado a você mesmo. Ter tempo livre, menos custo, menos preocupação é viver na prática o menos é mais, imagine as possibilidades.

E aí? Quer saber mais sobre o que é uma Tiny Houses? Venha fazer parte da Comunidade oficial do movimento Tiny Houses, uma plataforma especialmente desenvolvida para que você possa ter em suas mãos, conteúdo moderado, de qualidade, agenda de eventos e, aulas, tudo isso em um ambiente focado, sem distrações acompanhado por pessoas, empresas e investidores reais do movimento tiny house,

Quer saber mais? Acesse aqui.

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...