Se você ainda não sabe bem o que é uma Tiny House (Mini Casa) e o que não é, depois de ler esse texto com certeza não restaram mais dúvidas.
Essas casas pequenas como as conhecemos hoje tem sua origem nos Estados Unidos, país onde o Movimento nasceu e mais cresce.
Já fizemos um post contando sobre a histórias dessas mini casas, leia mais aqui.
Andrew Morrison (um dos principais nomes do Movimento nos EUA, e dono do site Tiny House Build junto com sua esposa Gabriella) conseguiu junto ao ICC – International Code Council (Conselho de Código Internacional, em tradução livre) a aprovação do Apêndice Q do IRC – International Residential Code (Código Internacional de Residência, em tradução livre), após meses de trabalho, superação de obstáculos e intenso trabalho de advocacia de todos da equipe.
O ICC é uma associação dedicada ao desenvolvimento de modelos de códigos e padrões utilizados nos processos de projeto, construção e conformidade para a construção de estruturas seguras, sustentáveis, acessíveis e resilientes.
Os EUA e muitos mercados globais tem como base esses códigos internacionais. Inclusive a ONU tem o ICC como base para suas diretrizes em projetos e construções de suas edificações em todo o mundo. Ficou portanto estabelecido pelo ICC que:
Por que é importante uma definição unificada do que é uma Mini Casa?
- Porque se quisermos fazer o Movimento crescer e tornar possível essa opção de moradia a todos no Brasil, temos que seguir a rota legal para a construção de uma mini casa. Muitas das nossas Leis de Transporte e Zoneamento são baseadas nas leis americanas e europeias, o que acontece lá influencia o que acontece aqui;
- Porque coloca a todos nós, defensores do Movimento Tiny House ao redor do mundo, no mesmo ponto quando o assunto são quais os desafios que enfrentamos e onde queremos chegar;
- Porque permite que Bancos, instituições financeiras e seguradoras saibam do que estamos falando, possam identificar as Tiny Houses em termos legais e tenham a certeza de que a mini casa tem uma definição legal. Isso torna o Movimento Tiny House muito mais oficial aos olhos dessas instituições e abre as portas para programas de financiamento, entre outros;
- Porque ter uma definição esclarece também o que não é uma Mini Casa, como por exemplo, os RV – Veículo Recreativo (Trailer ou Motorhome).
Cada um tem seu método de construção, de acabamento e materiais utilizados, e diferentes finalidades e tamanhos.
Além disso, as Mini Casas são construídas artesanalmente e são customizadas de acordo com cada morador. Sua construção é feita com estrutura em Wood Frame (madeira), em Steel Frame (aço) ou em SIP (Structural Insulated Panels).
Essa diferenciação é importante porque reforça a origem dessas casas pequenas, como e porque elas são concebidas, estruturadas e construídas. E reafirma que quem mora em uma Tiny House não busca uma casa simplesmente, mas um Estilo de Vida.