POR QUE UMA TINY HOUSE SOBRE RODAS?

Uma das perguntas que mais nos fazem é  por que de uma Tiny House sobre rodas.  A Tiny House é robusta na sua construção, é construída para ser uma moradia de tempo integral, elas pesam mais de 4 toneladas e por isso a velocidade máxima que se deve atingir nas estradas é de 80 km/h. Veja mais sobre o peso da uma casa pequena sobre rodas aqui neste post.

Também fizemos um vídeo em que falamos sobre o que é preciso saber para ter uma Tiny House sobre rodas, clique aqui para assistir.

Os motivos para escolher uma MiniCasa sobre rodas são muitos, mas vamos falar aqui dos 3 principais, e que foram fatores cruciais na nossa decisão.

MOBILIDADE

 

Tiny house

Fonte da imagem: Blog Tiny House Giant Journey

 

Sim, a mobilidade que ela oferece foi o principal motivo da nossa decisão. Como já mencionamos acima, a nossa idéia não é viajar com a frequência que fazem os viajantes de Trailers, Motorhomes, Kombis,… mas queremos sim ter a liberdade de mudar nosso local de moradia com frequência.

Somos Nômades Digitais, nossa principal ocupação é como Empreendedores Digitais e Criadores de Conteúdo. Se você ainda não sabe como trocamos as profissões de Estatístico e Turismóloga em São Paulo pela vida que temos hoje, veja um pouco da nossa história nesses vídeos que fizemos sobre nós.

Trabalhamos em casa, e tudo o que precisamos é de um bom sinal de internet e nossos laptops carregados.

Com a Tiny House sobre rodas podemos nos realocar com frequência sem ter que fazer as malas, procurar um novo lugar para morar, fazer toda uma mudança que é custosa e trabalhosa, sem saber se vamos gostar do próximo destino ou não. Digamos que a gente chegue em um determinado lugar e decida mudar depois de duas semanas, basta preparar a casa e utensílios para a mudança, conectar a casa na camionete e partir! O mais demorado de uma mudança com a MiniCasa sobre rodas é você se assegurar que todas os objetos da casa estão seguros, prender a geladeira e outros eletrodomésticos, trancar as portas e gavetas, etc. Ou seja proteger tudo para que nada saia do lugar.

Poderemos conviver mais com as nossas famílias, ficando alguns meses nas cidades onde eles moram, espalhados pelos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. E claro, poderemos morar em lugares inusitados e conhecer mais do nosso Brasil, e por que não da América do Sul. Tudo sem pressa, estaremos em casa!

Mesmo mantendo a sua profissão, imagine que você receba aquela oferta de emprego dos seus sonhos e precise mudar de cidade ou até de Estado. Basta arrumar a casa, conectar a minicasa na camionete e partir. Não precisa se despedir do seu lar doce lar que você levou tanto tempo para decorar e deixar a sua cara. Não precisa arrumar as malas, ou muito menos empacotar seus pertences e se mudar para uma nova casa ou apartamento que não seja tão bom e confortável quanto o atual.

A única questão a ser respondida será: Qual é o próximo destino?

CUSTO DE VIDA

 

Custo de vida baixo

 

Queremos uma vida leve, simples e com o menor custo possível e para isso a Tiny House é perfeita. O seu tamanho reduzido faz com que os gastos básicos como água e luz sejam mínimos. E no nosso caso, serão reduzidos também pelo abastecimento de energia solar e reaproveitamento de água da chuva.

Mesmo nos dias em que vamos precisar aquecer ou resfriar a casa, o uso do ar-condicionado será bem baixo, porque além dela ser toda projetada para uma maior eficiência térmica, o espaço é pequeno e a temperatura ambiente agradável é atingida rapidamente.

A limpeza é fácil e rápida, será feita por nós mesmos, e estimamos que não vá levar mais do que 30 minutos.

Você pode estacionar em terreno próprio ou de amigos e familiares e zerar esse custo. Pode alugar um terreno, estacionar em Campings que já recebem Motorhomes e Trailers, o custo do Condomínio mensal gira em torno de R$ 400 a 600, e já inclui a água, luz e as vezes a internet. A maioria tem toda a infraestrutura de lazer com piscina, churrasqueira, salão de festas, quadras de esportes e muito verde. Alguns inclusive são localizados na frente do mar.

Com a documentação correta de Reboque Trailer Especial, emitida pelo Denatran você fica isento de IPVA pois ela entra na categoria de Reboque. E fica isento de IPTU, pelo mesmo motivo.

SUSTENTABILIDADE

 

Mini casa tiny house

Fonte da Imagem: Blog Exploring Alternatives

 

A começar pela construção. Nosso foco é usar apenas materiais com origem ética e ecológica. Todo o projeto foi feito pensando na melhor eficiência térmica, para reduzir o uso de ar-condicionado e aquecedores, as posições das janelas foram pensadas para fazerem sozinhas toda a ventilação da nossa pequena casa.

Faremos uso de energia solar e reaproveitamento da água da chuva, como já mencionamos acima, e diminuir mais ainda a nossa pegada de carbono

Não teremos esgoto negro, que é o proveniente da privada devido a presença de fezes e urina misturados a água, porque vamos usar uma privada seca que é mais higiênica e não desperdiça agua potável para nossas necessidades  e o resultado é um adubo que pode ser devolvido a natureza. Vamos explicar como funciona, mas isso é assunto para um outro post.

Fazemos uso exclusivo de produtos naturais de limpeza e higiene pessoal fabricados por nós ou produtos biodegradáveis. Sendo assim, vamos reutilizar a água cinza (água do banho e máquina de lavar roupa) para regar as plantas e a nossa hortinha, depois de filtrar os resíduos de sabão e óleo natural do corpo.

Por ser sobre rodas, obviamente ela não tem contato com o solo a não ser pelas rodas, não acontece a deterioração, impermeabilização ou contaminação do solo, como acontece com as construções que tem fundação. Não há limite para o quão ecológico você pode ser, promovendo assim uma terra mais saudável para a nossa geração, E principalmente para as gerações futuras.

Veja aqui o vídeo na íntegra do nosso bate-papo sobre esse assunto.

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...