POR QUE UMA TINY HOUSE SOBRE RODAS?

Uma das perguntas que mais nos fazem é o porquê de uma Tiny House sobre rodas.  A Tiny House é robusta na sua construção, é construída para ser uma moradia de tempo integral, elas pesam mais de 4 toneladas e por isso a velocidade máxima que se deve atingir nas estradas é de 80 km/h. Veja mais sobre o peso da uma casa pequena sobre rodas aqui neste post.

Também fizemos um vídeo em que falamos sobre o que é preciso saber para ter uma Tiny House sobre rodas, clique aqui para assistir.

Os motivos para escolher uma MiniCasa sobre rodas são muitos, mas vamos falar aqui dos 3 principais, e que foram fatores cruciais na nossa decisão.

MOBILIDADE

 

tiny house

Fonte da imagem: Blog Tiny House Giant Journey

 

Sim, a mobilidade que ela oferece foi o principal motivo da nossa decisão. Como já mencionamos acima, a nossa idéia não é viajar com a frequência que fazem os viajantes de Trailers, Motorhomes, Kombis,… mas queremos sim ter a liberdade de mudar nosso local de moradia com frequência.

Somos Nômades Digitais, nossa principal ocupação é como Empreendedores Digitais e Criadores de Conteúdo. Se você ainda não sabe como trocamos as profissões de Estatístico e Turismóloga em São Paulo pela vida que temos hoje, veja um pouco da nossa história nesses vídeos que fizemos sobre nós.

Trabalhamos em casa, e tudo o que precisamos é de um bom sinal de internet e nossos laptops carregados.

Com a Tiny House sobre rodas podemos nos realocar com frequência sem ter que fazer as malas, procurar um novo lugar para morar, fazer toda uma mudança que é custosa e trabalhosa, sem saber se vamos gostar do próximo destino ou não. Digamos que a gente chegue em um determinado lugar e decida mudar depois de duas semanas, basta preparar a casa e utensílios para a mudança, conectar a casa na camionete e partir! O mais demorado de uma mudança com a MiniCasa sobre rodas é você se assegurar que todas os objetos da casa estão seguros, prender a geladeira e outros eletrodomésticos, trancar as portas e gavetas, etc. Ou seja proteger tudo para que nada saia do lugar.

Poderemos conviver mais com as nossas famílias, ficando alguns meses nas cidades onde eles moram, espalhados pelos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. E claro, poderemos morar em lugares inusitados e conhecer mais do nosso Brasil, e por que não da América do Sul. Tudo sem pressa, estaremos em casa!

Mesmo mantendo a sua profissão, imagine que você receba aquela oferta de emprego dos seus sonhos e precise mudar de cidade ou até de Estado. Basta arrumar a casa, conectar a minicasa na camionete e partir. Não precisa se despedir do seu lar doce lar que você levou tanto tempo para decorar e deixar a sua cara. Não precisa arrumar as malas, ou muito menos empacotar seus pertences e se mudar para uma nova casa ou apartamento que não seja tão bom e confortável quanto o atual.

A única questão a ser respondida será: Qual é o próximo destino?

CUSTO DE VIDA

 

custo de vida baixo

 

Queremos uma vida leve, simples e com o menor custo possível e para isso a Tiny House é perfeita. O seu tamanho reduzido faz com que os gastos básicos como água e luz sejam mínimos. E no nosso caso, serão reduzidos também pelo abastecimento de energia solar e reaproveitamento de água da chuva.

Mesmo nos dias em que vamos precisar aquecer ou resfriar a casa, o uso do ar-condicionado será bem baixo, porque além dela ser toda projetada para uma maior eficiência térmica, o espaço é pequeno e a temperatura ambiente agradável é atingida rapidamente.

A limpeza é fácil e rápida, será feita por nós mesmos, e estimamos que não vá levar mais do que 30 minutos.

Você pode estacionar em terreno próprio ou de amigos e familiares e zerar esse custo. Pode alugar um terreno, estacionar em Campings que já recebem Motorhomes e Trailers, o custo do Condomínio mensal gira em torno de R$ 400 a 600, e já inclui a água, luz e as vezes a internet. A maioria tem toda a infraestrutura de lazer com piscina, churrasqueira, salão de festas, quadras de esportes e muito verde. Alguns inclusive são localizados na frente do mar.

Com a documentação correta de Reboque Trailer Especial, emitida pelo Denatran você fica isento de IPVA pois ela entra na categoria de Reboque. E fica isento de IPTU, pelo mesmo motivo.

SUSTENTABILIDADE

 

mini casa tiny house

Fonte da Imagem: Blog Exploring Alternatives

 

A começar pela construção. Nosso foco é usar apenas materiais com origem ética e ecológica. Todo o projeto foi feito pensando na melhor eficiência térmica, para reduzir o uso de ar-condicionado e aquecedores, as posições das janelas foram pensadas para fazerem sozinhas toda a ventilação da nossa pequena casa.

Faremos uso de energia solar e reaproveitamento da água da chuva, como já mencionamos acima, e diminuir mais ainda a nossa pegada de carbono

Não teremos esgoto negro, que é o proveniente da privada devido a presença de fezes e urina misturados a água, porque vamos usar uma privada seca que é mais higiênica e não desperdiça agua potável para nossas necessidades  e o resultado é um adubo que pode ser devolvido a natureza. Vamos explicar como funciona, mas isso é assunto para um outro post.

Fazemos uso exclusivo de produtos naturais de limpeza e higiene pessoal fabricados por nós ou produtos biodegradáveis. Sendo assim, vamos reutilizar a água cinza (água do banho e máquina de lavar roupa) para regar as plantas e a nossa hortinha, depois de filtrar os resíduos de sabão e óleo natural do corpo.

Por ser sobre rodas, obviamente ela não tem contato com o solo a não ser pelas rodas, não acontece a deterioração, impermeabilização ou contaminação do solo, como acontece com as construções que tem fundação. Não há limite para o quão ecológico você pode ser, promovendo assim uma terra mais saudável para a nossa geração, E principalmente para as gerações futuras.

Veja aqui o vídeo na íntegra do nosso bate-papo sobre esse assunto.

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

UMA HORTA PORTÁTIL PARA UMA MINI CASA MÓVEL

UMA HORTA PORTÁTIL PARA UMA MINI CASA MÓVEL

Cultivar uma horta não é só sobre ter alimentos naturais e sem agrotóxicos, é sobre cultivar paz, equilíbrio e conexão com a natureza.   Cada vez mais as pessoas estão ampliando a consciência sobre os benefícios de uma alimentação saudável e natural, livre de...

COM QUE CARRO REBOCAR A TINY HOUSE NO BRASIL?

COM QUE CARRO REBOCAR A TINY HOUSE NO BRASIL?

Você já deve ter se perguntado se o seu carro conseguiria rebocar uma Tiny House, ou que carro você precisaria para rebocar uma mini casa sobre rodas. Quando vemos os vídeos americanos, geralmente elas são puxadas por aquelas camionetes robustas e lindas, mas e aqui...

Pin It on Pinterest

Share This