fbpx

QUAL O PESO DE UMA TINY HOUSE E COMO FAZER ESSE CÁLCULO

Primeiro vamos lembrar que uma Tiny House é construída com os mesmos materiais de uma casa tradicional usando o método construtivo da Construção Seca, tem sua a estrutura feita em Wood Frame (madeira) ou Steel Frame (aço), portanto é bem mais pesada do que um Veículo Recreativo (Trailer ou Motorhome).

Os chassis que são construídos para suportar Veículos Recreativos não são adequados para a construção de uma Tiny House. Aqui no Brasil a legislação é bem específica, inclusive fizemos um vídeo específico sobre esse assunto, se você ainda não assistiu, clique aqui para ver agora. Preste muita atenção na documentação, quando você comprar o chassis de um fabricante eles tem que fornecer para você a documentação correta ou seja, o CAT, que para uma Tiny House é o de Reboque Trailer Especial, considerando que elas pesam pelo menos 4 toneladas. Ele também precisa informar qual é o peso total do trailer e qual a sua capacidade total de carga. Se ele não puder passar essas informações, vire as costas e vá em busca de outro fabricante.

O nosso Trailer, por exemplo, suporta até 14 toneladas (SIM! 14 Toneladas), apesar dessa capacidade nosso objetivo é não passar de 6 toneladas!

E como calcular o peso antes mesmo de começar a construir?

A primeira coisa a considerar é se você foi levado pela ansiedade e comprou o trailer antes de fazer o projeto da casa, então você tem que confirmar o quanto ele pode carregar e fazer o projeto de acordo com a capacidade do trailer.

Mas se você fez as coisas com calma e primeiro desenhou todo o projeto da casa, consegue assim fazer uma estimativa de peso. Você vai precisar somar todos os materiais que serão utilizados para a construção, todos os materiais de acabamento, todos os móveis e todos os utensílios que vai colocar na Tiny House. E não se esqueça das janelas e porta também. Você encontra todas essas informações com os fabricantes, primeiro você precisa prever a quantidade de cada material e ai sim iniciar os cálculos de acordo com o peso de cada um.

Você também precisa incluir no cálculo de peso a caixa d’água se você for ter uma, todos os seus pertences pessoais. Ou seja, tudo o que você for carregar com você na sua Tiny House.

quanto pesa uma tiny house

A maneira mais fácil de controlar o peso durante a construção é conforme você for construindo, ir pesando todos os materiais que você usar. Pode ser um processo cansativo e demorado, mas ao fazer esse cálculo, você terá uma estimativa do seu peso final. Com ela pronta, emplacada e pronta para rodar, você pode ir até a balança rodoviária mais próxima e confirmar o peso total. Mas muito cuidado, se você tiver ultrapassado o limite de peso estipulado na documentação do Trailer, sua casa pode, e provavelmente, será apreendida.

Como falamos acima a nossa estimativa é que nossa Tiny House vai pesar entre 5 e 6 toneladas. Estamos pesando cada ítem da construção, e já fizemos a estimativa baseados no projeto 3D. A nossa tem comprimento de 8.20m e estamos usando Steel Frame que é mais leve que Wood Frame (estrutura de madeira).

Essas Tiny Houses que podemos usar como uma referência, são bem menores que a nossa mas nem por isso bem mais leves.

A Tiny House da Jenna do Blog Tiny House Giant Journey mede 6 metros e pesa mais que 4,500kg.

E Tiny House da BA do Blog A Bed Over My Head mede apenas 4.80 metros e pesa 4,200kg.

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

O QUE VOCÊ GOSTARIA DE SABER ANTES DE TER COMEÇADO?

O QUE VOCÊ GOSTARIA DE SABER ANTES DE TER COMEÇADO?

Volta e meia alguém lança essa pergunta, não só para nós, mas acredito que para você também, e tem a ver com as mais diversas áreas e acontecimentos da nossa vida. Se tivéssemos lá atrás o conhecimento e experiência que temos hoje, com certeza faríamos muitas coisas...

UMA HORTA PORTÁTIL PARA UMA MINI CASA MÓVEL

UMA HORTA PORTÁTIL PARA UMA MINI CASA MÓVEL

Cultivar uma horta não é só sobre ter alimentos naturais e sem agrotóxicos, é sobre cultivar paz, equilíbrio e conexão com a natureza.   Cada vez mais as pessoas estão ampliando a consciência sobre os benefícios de uma alimentação saudável e natural, livre de...

Pin It on Pinterest

Share This