QUAL O PESO DE UMA TINY HOUSE E COMO FAZER ESSE CÁLCULO

Saber qual o peso de uma Tiny House é um passo importante para você desenvolver, construir e legalizar uma mini casa sobre rodas no Brasil, além de ir na documentação, essa informação é importante você considerar no seu projeto do chassis, principalmente hora de dimensionar e comprar eixos, freios, engates, barras de aços, rodas e pneus.

Primeiro vamos lembrar que uma Tiny House é construída com os mesmos materiais de uma casa tradicional usando o método construtivo da Construção Seca, tem sua a estrutura feita em Wood Frame (madeira) ou Steel Frame (aço), portanto é bem mais pesada do que um Veículo Recreativo (Trailer ou Motorhome).

Os chassis que são construídos para suportar Veículos Recreativos não são adequados para a construção de uma Tiny House. Aqui no Brasil a legislação é bem específica, inclusive fizemos um vídeo específico sobre esse assunto, se você ainda não assistiu, clique aqui para ver agora. Preste muita atenção na documentação, quando você comprar o chassis de um fabricante eles tem que fornecer para você a documentação correta ou seja, o CAT, que para uma Tiny House é o de Reboque Trailer Especial, considerando que elas pesam pelo menos 4 toneladas. Ele também precisa informar qual é o peso total do trailer e qual a sua capacidade total de carga. Se ele não puder passar essas informações, vire as costas e vá em busca de outro fabricante.

Chassis especial para tiny house - como calcular o peso de uma tiny house

Chassis especial para tiny house – como calcular o peso de uma tiny house

O nosso Trailer, por exemplo, suporta até 14 toneladas (SIM! 14 Toneladas), apesar dessa capacidade nosso objetivo é não passar de 7 toneladas, pelo menos é o que agente espera nesse momento.

E como calcular o peso antes mesmo de começar a construir?

A primeira coisa a considerar é se você foi levado pela ansiedade e comprou o trailer antes de fazer o projeto da casa, então você tem que confirmar o quanto ele pode carregar e fazer o projeto de acordo com a capacidade do trailer.

Mas se você fez as coisas com calma e primeiro desenhou todo o projeto da casa, consegue assim fazer uma estimativa de peso. Você vai precisar somar todos os materiais que serão utilizados para a construção, todos os materiais de acabamento, todos os móveis e todos os utensílios que vai colocar na Tiny House. E não se esqueça das janelas e porta também. Você encontra todas essas informações com os fabricantes, primeiro você precisa prever a quantidade de cada material e ai sim iniciar os cálculos de acordo com o peso de cada um.

Você também precisa incluir no cálculo de peso a caixa d’água se você for ter uma, todos os seus pertences pessoais. Ou seja, tudo o que você for carregar com você na sua Tiny House.

Quanto pesa uma tiny house

A maneira mais fácil de controlar o peso durante a construção é conforme você for construindo, ir pesando todos os materiais que você usar. Pode ser um processo cansativo e demorado, mas ao fazer esse cálculo, você terá uma estimativa do seu peso final. Com ela pronta, emplacada e pronta para rodar, você pode ir até a balança rodoviária mais próxima e confirmar o peso total. Mas muito cuidado, se você tiver ultrapassado o limite de peso estipulado na documentação do Trailer, sua casa pode, e provavelmente, será apreendida.

Qual o peso de uma tiny house?

Qual o peso de uma tiny house?

Como falamos acima a nossa estimativa é que nossa Tiny House vai pesar entre 6 e 7 toneladas. Estamos pesando cada material da construção, e já fizemos a estimativa baseados no projeto 3D. A nossa tem comprimento de 8.20m e estamos usando Steel Frame que é mais leve que Wood Frame (estrutura de madeira).

Essas Tiny Houses que podemos usar como uma referência, são bem menores que a nossa mas nem por isso bem mais leves.

A Tiny House da Jenna do Blog Tiny House Giant Journey mede 6 metros e pesa mais que 4,500kg.

E Tiny House da BA do Blog A Bed Over My Head mede apenas 4.80 metros e pesa 4,200kg.

Qualquer aprender mais sobre legislação, na Comunidade Pés descalços você tem aulas, consultoria on-line e ainda pode interagir com especialistas do Movimento Tiny Houses. Ficou curioso? Veja essa página.

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...