3 PRINCÍPIOS PARA SIMPLIFICAR A ROTINA DA CASA

Sempre me perguntam sobre como ser minimalista na limpeza da casa, como simplificar a rotina da casa, e até na alimentação.

Então, neste artigo, eu trouxe algumas ideias pra você aplicar na sua casa que podem te ajudar a simplificar as tarefas domésticas e rotina diária da casa. Lembrando que, cada um de nós tem uma casa, uma constituição familiar, e uma rotina diferente dos outros, então veja o que é possível você aplicar ai e faça as adaptações que você achar necessárias. Eu, por exemplo, moro em uma Tiny House. Se quiser saber o que é uma Tiny House, clique aqui.

3 PRINCÍPIOS PARA SIMPLIFICAR A ROTINA DA CASA

Uso de sistema de listas

As listas são ferramentas valiosas para manter o controle de tarefas e compromissos e simplificar a rotina da casa, auxiliando na organização e na memorização do que precisa ser feito. Sou adepto da escrita manual e, por isso, utilizo um caderno para registrar as tarefas diárias, marcando-as à medida que são completadas. Esse método não só facilita o acompanhamento das atividades, mas também proporciona uma sensação de realização a cada tarefa concluída, o que é psicologicamente gratificante.

Simplificar a rotina da casa

Além do uso do caderno, a tecnologia também oferece excelentes recursos para gerenciamento de tarefas. Utilizo o aplicativo Notion, que permite uma organização eficiente em categorias Profissional e Pessoal, facilitando a definição de prioridades. Diariamente, consulto o Notion para revisar e transcrever para o meu caderno as tarefas do dia.

Esta prática de usar tanto um meio digital quanto um meio físico me ajuda a manter um registro detalhado e a garantir que todas as atividades sejam lembradas e executadas. Ao concluir cada tarefa, faço questão de marcá-la como concluída tanto no caderno quanto no Notion, mantendo a consistência e a organização em ambos os meios. Essa abordagem híbrida aproveita o melhor dos dois mundos: a flexibilidade e acessibilidade da tecnologia digital, e a tangibilidade e a satisfação pessoal da escrita manual.

Definição de rotinas

É fundamental estabelecer um planejamento eficaz para gerenciar as tarefas diárias, semanais e mensais, visando aprimorar a organização em todos os aspectos da vida. Ao criar um cronograma, tanto para assuntos pessoais quanto profissionais, ganha-se clareza sobre as prioridades e prazos, o que contribui para uma melhor gestão do tempo.

Simplificar a rotina da casa

Essa estratégia não só ajuda a manter o foco nas atividades mais importantes, mas também permite uma distribuição equilibrada das responsabilidades entre os membros da família ou equipe de trabalho.

Além disso, ao definir rotinas claras, reduz-se o estresse e aumenta-se a produtividade, promovendo um equilíbrio mais saudável entre o trabalho e a vida pessoal. Assim, a organização se torna uma ferramenta poderosa para alcançar objetivos e manter um ambiente harmonioso tanto em casa quanto no local de trabalho.

Começar pequeno

Como já mencionei anteriormente, para simplificar a rotina da casa, ao invés de tentar limpar a casa inteira de uma vez, é mais eficaz começar com pequenas tarefas diárias. Estas pequenas conquistas ajudam a criar impulso e manter a motivação para manter a casa organizada e seguir essa rotina. Implementar uma abordagem gradual permite que a limpeza se torne parte do cotidiano, sem sobrecarregar ou causar esgotamento.

Simplificar a rotina da casa

Por exemplo, dedicar um dia para a limpeza dos banheiros, outro para a organização da sala, e assim por diante, pode tornar a tarefa menos árdua e mais gerenciável. Além disso, essa estratégia possibilita a manutenção contínua da ordem e da limpeza, evitando a acumulação de sujeira e desordem.

Isso não apenas melhora a aparência da casa, mas também contribui para um ambiente mais saudável e agradável. Encorajar outros membros da família a participarem dessas rotinas diárias de limpeza também promove o trabalho em equipe e a responsabilidade compartilhada, tornando a manutenção da casa uma tarefa mais eficiente e menos onerosa para todos.

VÍDEO: 3 PRINCÍPIOS PARA SIMPLIFICAR A ROTINA DA SUA CASA – E como aplicá-los em sua realidade

Assista ao vídeo onde falo com mais detalhe sobre os 3 princípios para simplificar a rotina da casa:

Obrigada por ler este artigo! Compartilhe com seus amigos e familiares.

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...