UMA TINY HOUSE GENUINAMENTE BRASILEIRA

O que era um sonho que parecia distante se tornou realidade. O movimento Tiny House já chegou ao Brasil. É um imenso prazer conhecer seus precursores. E entre eles está o dono de uma clássica Tumbleweed, uma Tiny House Genuínamente Brasileira. Conheça aqui a história do arquiteto Antonio Carlos e de seu Chalé sobre rodas (como ele mesmo chama).

Mas o que é uma Tiny House?

Uma Tiny House é uma casa pequena, geralmente com menos de 37 metros quadrados, que é projetada para ser altamente funcional e eficiente em termos de espaço. Essas casas são frequentemente construídas em um reboque para serem móveis e podem ser adaptadas para uma variedade de usos, desde moradias permanentes a casas de férias ou estúdios de arte.

As Tiny Houses geralmente apresentam designs inteligentes e maximizam o uso do espaço, incluindo móveis multifuncionais e soluções de armazenamento criativas. Além disso, muitas Tiny Houses são projetadas com eficiência energética em mente, usando sistemas de energia renovável, como painéis solares, para reduzir os custos de energia.

As Tiny Houses se tornaram populares como uma alternativa aos imóveis convencionais devido ao seu baixo custo, simplicidade e sustentabilidade. Elas também oferecem a possibilidade de se viver uma vida mais minimalista e focada no que é realmente importante.

A primeira Tiny House do Brasil

Arquiteto e apaixonado por Chalés. Em 2013 navegando na internet descobriu a Tumbleweed Tiny Houses (empresa Americana pioneira na construção de Tiny Houses nos EUA ) e se encantou. Depois de pesquisar mais a fundo e não encontrar referências no Brasil, ele decidiu que iria construir a sua. Aproveitou sua disponibilidade de tempo na época para se dedicar ao projeto. Entrou em contato com a empresa americana, adquiriu o projeto para construir a sua Tiny House sobre rodas e em conjunto com amigos e um marceneiro de sua confiança, deu início a realização de seu sonho, no galpão da marcenaria. Fizemos um post contando sobre a história das Tiny Houses e um de seus precursores nos Estados Unidos, leia mais aqui.

Foto do inicio da construção

Construção chalé sobre rodas casa pequena

Chalé sobre rodas em construção, casa pequena

Parte externa da casa em fase de acabamento

 

Ele conta que o projeto foi uma realização pessoal, que quando viu que funcionava nos Estados Unidos quis transformar aquela imagem do video que assistiu em realidade. Diz que a Tiny House é sua segunda casa, que a fez com muito carinho e a considera um lar, um lugar onde esquece do dia a dia e se desliga do resto do mundo.

Confira o vídeo completo da entrevista com Antonio Carlos e veja mais sobre essa Tiny House brasileira no vídeo abaixo:

 

Antônio Carlos acredita que a tendência é nos desapegarmos das grandes metragens como a de uma casa de 200m², já que podemos morar em uma casa como a dele de 15m² onde você passa a dar valor ao que é essencial, ao que realmente importa.

“Eu acho que a concepção desse tipo de projeto te leva a repensar, a pensar em uma maneira mais leve de viver a vida e de curtir a família”.

Antonio Carlos e seus filhos durante a construção.

Crianças e pai na casa pequena em construção

 

Ele sem dúvida já está contribuindo para esse Movimento que está surgindo no Brasil! Concorda?

Quer conhecer essas e mais histórias de Brasileiros que aderiram ao Movimento Tiny House? Venha fazer parte da nossa Comunidade Pés Descalços, uma plataforma especialmente desenvolvida para unir pessoas e informações em um só lugar e melhor ainda, tudo isso organizado em um ambiente focado para que você também possa aprender e realizar o seu sonho de ter uma Tiny House Genuinamente Brasileira.

Para saber mais sobre as comunidade, clique aqui.

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...