COMO É VIVER EM UMA COMUNIDADE DE TINY HOUSES

A expectativa era alta, sabíamos que essa Tiny House fica em uma das poucas ‘Tiny House Community’ dos Estados Unidos e que sua localização é privilegiada.

Comunidade de tiny house - orlando lake front

O “Movimento Tiny House” está chegando ao Brasil e algumas das coisas que mais nos questionam em grupos e páginas do Facebook são: Como é e o que é um Condomínio de Tiny Houses? Teremos uma Vila de Mini Casas no Brasil?

Uma ‘Tiny House Community’ é um condomínio ou uma vila de duas ou mais Mini Casas estacionadas no mesmo terreno. O objetivo das Communities (Comunidades) é, como o nome já diz, viver em comunidade com os outros moradores e nos casos em que o terreno tem uma ou mais áreas em comum para todos, dividir afazeres e benefícios como o de uma horta caseira, por exemplo.

 

Vila condominio mini casa sobre rodas

Dias de muita experiência prática sobre a vida em uma tiny house

 

Aproveitamos a nossa viagem de estudos para os Estados Unidos e visitamos uma comunidade para saber como funciona e vivenciar esse espírito. Escolhemos a Orlando Lakefront Tiny House Community, lá  pudemos encontrar 12 Tiny Houses e alguns Trailers e Motorhomes. Foi uma experiência bem diferente da que vivemos na outra Mini Casa que alugamos em Tampa, porque essa ficava no quintal de uma casa. Se você ainda não leu sobre nossa estadia nessa pequena casa, veja aqui neste post.

Durante nossa estadia, pudemos observar que existem diversos tipos de pessoas morando nessa comunidade, de diferentes classes sociais e profissões. O lugar era bem calmo com um lago maravilhoso beirando toda comunidade, vimos moradores compartilhando um barco para ir pescar ou passear. Vimos também pessoas brincando com seus cachorros, gatos e gansos, sim gansos! rsrs

Uma das caraterísticas do movimento Tiny House é a de nos conectar com a natureza e com a comunidade na qual está inserida, e realmente é isso o que acontece. Quando estamos numa Tiny House em uma comunidade ficamos com vontade de conhecer e conviver com ‘os vizinhos’ e curtir a natureza ao redor, é como se o quintal de nossa casa fosse todo o entorno. As pessoas que passavam por nós, que estavam indo e vindo para suas pequenas moradias nos cumprimentavam com simpatia como se fossemos moradores fixos. Alguns deles se apresentavam, falaram de si e queriam saber mais de nós, se colocavam a disposição para o que precisássemos. Incrível, fazia pouco tempo que estávamos lá e já nos sentíamos parte daquilo tudo, nos sentimos em casa!

Essa comunidade é um bom exemplo das antigas comunidades de 1950 focadas em campismo, que estavam falindo e que se recuperaram com o movimento introduzindo as Tiny Houses.

A Tiny House que alugamos  está no Airbnb, e aqui segue o link da The Lake House, caso você também tenha a oportunidade de conhecer esse lugar lindo, que fica a 21km ao norte de Orlando.

Não deixe de ver o vídeo que fizemos sobre nossa estadia láe sobre esse Condomínio de Mini Casas e RVs (Trailers e Motorhomes)

 

 

A casa é bem pequena, tem em torno de 19m2, e apenas um loft com colchão de casal, mas tem um sofá cama para um hóspede extra. O banheiro é pequeno, mas confortável. E a área da cozinha é bem planejada e tem espaço suficiente para quem gosta de cozinhar se aventurar na arte da culinária.

Uma das coisas que mais gostamos nessa Tiny House foi a pia da cozinha! rsrs É uma pia dupla de louça, bem funda e espaçosa.

Mas o ápice dessa Tiny House está na parte externa, não tem como não se apaixonar pelo deck, e pela vista!

E finalmente respondendo a todas as perguntas acima, sim é possível ter comunidades de Tiny Houses no Brasil, falaremos mais sobre isso em outros posts.

 

Cozinha e sala da tiny house

O sofá cama tem espaço para malas e objetos na base

 

Tiny house mini casa orlando
Nossa casinha em Orlando

 

Cozinha mini casa orlando florida

Cozinha e banheiro ao fundo

 

João pedro brincando na porta da mini casa

João Pedro brincando na porta da mini casa

 

Caminhada pelas mini casas

Caminhada pelo condomínio de tiny houses e trailers

Agora que você já sabe como é viver em uma Comunidade de Tiny Houses, você imagina ter uma comunidade como essas no Brasil? Será que daria certo?

Quer saber onde tem e como desenvolver uma comunidade com essas do zero? Junto de pessoas envolvidas no Movimento Tiny Houses do Brasil?

Venha fazer parte da Comunidade Pés Descalços, a maneira mais acessível e eficiente de você simplificar sua a vida através de um estilo de vida minimalista e sustentável, em um plataforma desenvolvida para que através da colaboração todos possam se ajudar no processo de mudança de estilo de vida, ficou curioso? Acesse aqui.

 

Vizinhos da nossa mini casa lake

 

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...