YOGA – A PRÁTICA DO AUTOCONHECIMENTO

O Yoga entrou nas nossas vidas por recomendação médica, quando o primeiro de nós foi diagnosticado com Síndrome de Burnout, o estresse extremo.

A prática de yoga pode ajudar no processo de autoconhecimento, pois trabalha com a conexão entre mente, corpo e espírito. Através da yoga, é possível explorar e compreender melhor os próprios pensamentos, emoções e sensações físicas, o que pode levar a uma maior consciência de si mesmo.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a yoga pode ajudar no processo de autoconhecimento:

  1. Conexão mente-corpo: a prática de yoga enfatiza a conexão entre mente e corpo, permitindo que você preste atenção à sua experiência física e mental no momento presente.
  2. Meditação: muitas práticas de yoga incluem meditação, que é uma ferramenta útil para explorar a mente e a consciência. A meditação pode ajudar a acalmar a mente e a focar a atenção, permitindo que você se sinta mais presente e consciente.
  3. Auto-observação: durante a prática de yoga, você é encorajado a prestar atenção ao seu corpo e às suas sensações físicas. Isso pode ajudá-lo a identificar padrões de pensamento ou emoções que possam estar impactando a sua vida.
  4. Aceitação: a prática de yoga encoraja a aceitação e a compaixão, tanto consigo mesmo quanto com os outros. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais conectado com os outros e a desenvolver um relacionamento mais saudável consigo mesmo.
  5. Desafio pessoal: a prática de yoga pode ser desafiadora, o que pode ajudá-lo a desenvolver a resiliência e a capacidade de lidar com situações difíceis.

Em resumo, a yoga pode ser uma prática poderosa para ajudar no processo de autoconhecimento, pois ajuda a desenvolver a consciência, aceitação e conexão consigo mesmo e com os outros.

Como a Yoga chegou até nós, e o que temos aprendido com ela?

Iniciamos juntos a prática que nos trouxe não só benefícios no tratamento para a cura do estresse extreo, mas uma profunda compreensão de nós mesmos, e a expansão da nossa consciência. E ao longo desses anos, temos aprendido bastante sobre essa prática milenar.

Diferentes linhas do Yoga afirmam que sua prática reduz o impacto do estresse exagerado, assim como os níveis ansiedade e a depressão. E com isso  ajuda também a reduzir os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, e acalma a respiração. Há evidências de que o Yoga ajuda seus praticantes a melhorar a variação da frequência cardíaca, que é um indicador da habilidade do nosso corpo e mente em responder ao estresse com maior flexibilidade.

Ao praticar Yoga, trabalhamos diretamente a autoconfiança, a capacidade de concentração, a flexibilidade, a tranquilidade, e o fortalecimento e equilíbrio físico e mental, causando um profundo relaxamento e elevando nossa paz interior.

Com origem na Índia, tem mais de 5.000 anos de existência e chegou ao Mundo Ocidental séculos antes de Cristo. Possui inúmeras vertentes e derivações, mas sua essência é sempre a mesma, a harmonia do corpo, da mente e da alma. Yoga do sânscrito “yuj” que significa união.

“União de você com você mesmo. União de você com seu entorno”

 (Fábio Freixeda – Professor de Yoga)

 

“Yoga é um caminho de autoconhecimento, de autodescoberta, de expansão da consciência, e perpassa pelo corpo, pela mente e pela sua energia sutil”

(Gabriela Freixeda – Professora de Yoga)

  

O Hatha Yoga, é a linha mais comum e mais praticada no Ocidente, e possui diversas variações, podendo ir desde aulas gentis e confortáveis para desafiadoras e árduas. A escolha pela sua preferida é pessoal e natural.

Mesmo com variações entre si, todas as linhas seguem os mesmos princípios e abrandem os oito pilares do Yoga.

A aula de Yoga é fundamentada nesses oito pilares, dos quais três são facilmente identificados mesmo pelos novos praticantes. Os demais são parte do aprendizado e da evolução.

Ensinamentos da pratica de yoga

ÁSANAS

Posturas executadas durante a prática, trabalham o alongamento, fortalecimento e o equilíbrio corporal. A constante prática dos Ásanas atua diretamente nos Chakras, estimulando, limpando e melhorando seu fluxo. As posturas devem ser executadas com suavidade e permanência, com consciência e concentração na respiração, que é mais importante do que sua força ou seu grau de elasticidade.

É importante lembrar que a prática de asanas deve ser feita com cuidado e respeitando os próprios limites. É recomendado buscar orientação de um professor de yoga qualificado para evitar lesões e garantir uma prática segura e eficaz.

 

PRANAYAMA

Prana, palavra de origem sânscrita, significa Energia Vital. Ayama, também do sânscrito, significa expansão ou controle.

Pranayama portanto pode ser definido com o a arte de controlar a respiração. É um dos pilares do Yoga e responsável por fazer circular a energia vital do nosso corpo.

Aumenta a energia: algumas técnicas de pranayama, como a respiração rápida (kapalbhati), podem ajudar a aumentar a energia e a vitalidade, melhorando a circulação sanguínea e a oxigenação do corpo.

Foi extremamente importante para nós no controle de estresse, muitas técnicas de pranayama, como a respiração abdominal (pranayama diaphragmático), nos ajudou a reduzir o estresse e a ansiedade, e também a acalmar o nosso sistema nervoso.

MEDITAÇÃO

Parte integrante da prática do Yoga, se une aos Asanas em conjunto com os exercícios de Pranayama, a meditação envolve concentrar a mente em um objeto ou pensamento específico, e pode trazer vários benefícios para a saúde física e mental e não foi fácil no início para nós.

É importante lembrar que a meditação é uma prática que requer tempo, dedicação e paciência. Os benefícios não são imediatos, mas são acumulativos e podem ser percebidos com a prática regular e consistente.

 

 

“Algumas pessoas definem o Yoga como arte ou ciência. Outras, como exercício ou técnica. Outras, como doutrina ou religião. Há gente que pensa que o Yoga seja um estilo de vida ou uma cultura. Porém, originalmente, o Yoga nasceu como uma visão muito especial sobre o ser humano e seu papel na ordem das coisas, que incluía um caminho prático para o crescimento pessoal. Um caminho que conduz o ser humano à compreensão de si mesmo.”

(Pedro Kupfer)

Jyotirmoy gupta 466176 unsplash

 

Com o passar do tempo entendemos que o Yoga é para todos independente da idade, do sexo, da profissão, das características físicas, do momento da vida.

É uma jornada individual que leva ao autoconhecimento e autodescoberta, tornando seus praticantes comprometidos com o seu bem estar próprio e do mundo em geral.

“Cada um aprende, ensina e vive da sua própria maneira, mesmo que o objetivo de todas as linhas de Yoga seja o mesmo, alcançar o Samádhi.”

(Iluminação da Consciência)

 

Não deixe de assistir aos nossos vídeos sobre Yoga, clica abaixo e veja o primeiro da série.

 

 

 

 

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...