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YOGA – A PRÁTICA DO AUTO CONHECIMENTO

O Yoga entrou nas nossas vidas por recomendação médica, quando o primeiro de nós foi diagnosticado com Síndrome de Burnout, o estresse extremo.

Iniciamos juntos a prática que nos trouxe não só benefícios no tratamento para a cura do estressse, mas uma profunda compreensão de nós mesmos, e a expansão da nossa consciência.

Diferentes linhas do Yoga afirmam que sua prática reduz o impacto do estresse exagerado, assim como os níveis ansiedade e a depressão. E com isso  ajuda também a reduzir os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, e acalma a respiração. Há evidências de que o Yoga ajuda seus praticantes a melhorar a variação da frequência cardíaca, que é um indicador da habilidade do nosso corpo e mente em responder ao estresse com maior flexibilidade.

Ao praticar Yoga, trabalhamos diretamente a autoconfiança, a capacidade de concentração, a flexibilidade, a tranquilidade, e o fortalecimento e equilíbrio físico e mental, causando um profundo relaxamento e elevando nossa paz interior.

Com origem na Índia, tem mais de 5.000 anos de existência e chegou ao Mundo Ocidental séculos antes de Cristo. Possui inúmeras vertentes e derivações, mas sua essência é sempre a mesma, a harmonia do corpo, da mente e da alma. Yoga do sânscrito “yuj” que significa união.

“União de você com você mesmo. União de você com seu entorno”

 (Fábio Freixeda – Professor de Yoga)

 

“Yoga é um caminho de autoconhecimento, de autodescoberta, de expansão da consciência, e perpassa pelo corpo, pela mente e pela sua energia sutil”

(Gabriela Freixeda – Professora de Yoga)

  

O Hatha Yoga, é a linha mais comum e mais praticada no Ocidente, e possui diversas variações, podendo ir desde aulas gentis e confortáveis para desafiadoras e árduas. A escolha pela sua preferida é pessoal e natural.

Mesmo com variações entre si, todas as linhas seguem os mesmos princípios e abrandem os oito pilares do Yoga.

A aula de Yoga é fundamentada nesses oito pilares, dos quais três são facilmente identificados mesmo pelos novos praticantes. Os demais são parte do aprendizado e da evolução.

ensinamentos da pratica de yoga

ÁSANAS

Posturas executadas durante a prática, trabalham o alongamento, fortalecimento e o equilíbrio corporal. A constante prática dos Ásanas atua diretamente nos Chakras, estimulando, limpando e melhorando seu fluxo. As posturas devem ser executadas com suavidade e permanência, com consciência e concentração na respiração, que é mais importante do que sua força ou seu grau de elasticidade.

 

PRANAYAMA

Prana, palavra de origem sânscrita, significa Energia Vital. Ayama, também do sânscrito, significa expansão ou controle.

Pranayama portanto pode ser definido com o a arte de controlar a respiração. É um dos pilares do Yoga e responsável por fazer circular a energia vital do nosso corpo.

 

MEDITAÇÃO

Parte integrante da prática do Yoga, se une aos Asanas em conjunto com os exercícios de Pranayama.

 

“Algumas pessoas definem o Yoga como arte ou ciência. Outras, como exercício ou técnica. Outras, como doutrina ou religião. Há gente que pensa que o Yoga seja um estilo de vida ou uma cultura. Porém, originalmente, o Yoga nasceu como uma visão muito especial sobre o ser humano e seu papel na ordem das coisas, que incluía um caminho prático para o crescimento pessoal. Um caminho que conduz o ser humano à compreensão de si mesmo.”

(Pedro Kupfer)

 

O Yoga é para todos independente da idade, do sexo, da profissão, das características físicas, do momento da vida.

É uma jornada individual que leva ao autoconhecimento e autodescoberta, tornando seus praticantes comprometidos com o seu bem estar próprio e do mundo em geral.

“Cada um aprende, ensina e vive da sua própria maneira, mesmo que o objetivo de todas as linhas de Yoga seja o mesmo, alcançar o Samádhi.”

(Iluminação da Consciência)

 

Não deixe de assistir aos nossos vídeos sobre Yoga, clica abaixo e veja o primeiro da série.

 

 

 

 

siga o pés descalços

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