O QUE É UMA TINY HOUSE ? O que aprendemos vivendo 4 anos em uma no Brasil

“Pássaros criados em Gaiolas acreditam que voar é uma doença” – Alejandro Jodorowsky

Quando descobrimos a Tiny House, logo nos apaixonamos pela sua simplicidade, praticidade e beleza. Só de imaginar as possibilidades o coração até dispara! Mas o que a torna tão especial? É o seu tamanho? Suas rodas? Ou ser feita em madeira? Afinal, o que é uma Tiny House?

Tiny house móvel araraúna

COMO CONHECI AS TINY HOUSES

Ao conhecer as Tiny Houses pela primeira vez, a primeira coisa que eu fiz foi pesquisar na internet por conteúdos como legislação, se existiam pessoas morando em Tiny Houses no Brasil, empresas ou profissionais que projetam ou fabricam, entre outras informações. Porém, me deparei com um monte de material em língua estrangeira, como blogs e vídeos no YouTube. Quase nada em português.

Percebi que talvez seja por isso que, quando as descobrimos através da internet, seriados ou até mesmo revistas, podemos pensar: “é apenas mais um sonho distante e impossível de realizar no Brasil”, ou “isso é vida apenas para quem é solteiro, jovem ou no máximo casal”. Eu também pensava assim, mas tudo mudou quando dei um passo a diante e fui conhecer pessoalmente as pessoas que vivem em Tiny Houses e também as constroem.

Eu tinha perguntas básicas, mas fundamentais para tomar uma decisão importante:

  • Por que morar em uma Tiny House?
  • Como você faz para trabalhar?
  • É seguro morar numa Tiny House?

O resultado final disso tudo é que hoje vivo há 3 anos em uma Tiny House sobre rodas construída por mim e por minha família e, melhor ainda, 100% brasileira.

O que é tiny house? | robson lunardi na frente da tiny house brasileira araraúna

O que é tiny house? | robson lunardi na frente da tiny house brasileira araraúna

O QUE É UMA TINY HOUSE?

A palavra Tiny House, se traduzida ao pé da letra, significa Casa Minúscula, mini casa ou, se preferir, casinha. Por esse motivo, sempre tive dúvidas se eu poderia chamar de “Tiny House” um pequeno apartamento, uma cabana, uma casa de madeira ou casa convencional pequena. Imagino que seja uma dúvida comum entre nós brasileiros, que temos muito mais contato com moradias pequenas do que os americanos, por exemplo.

Mas as Tiny Houses trazem algumas particularidades que vão além de seus metros quadrados. Algumas coisas que define uma casa como Tiny House é o método construtivo seco, que é muito mais sustentável do que a construção tradicional, já que não utiliza-se água e todo o resíduo da obra pode ser reutilizado ou reciclado. Outra coisa é que essas mini casas são construídas em várias camadas, pois o conforto termoacústico é algo bem valorizado, principalmente em casas móveis.

Além disso, Tiny House já está virando categoria formal no IRC (International Residential Code), um padrão internacional muito utilizado pela indústria e prefeituras para categorizar e definir padrões de segurança construtiva e saber como legislar casinhas como essa. Mas o que esse padrão diz? Infelizmente não muita coisa, pois esse processo é demorado e difícil de ser aceito. Entretanto, com ele já podemos saber qual o tamanho máximo de uma Tiny House, que é de até 37m2.

A ORIGEM DAS TINY HOUSES

Mini casas não são uma novidade no mundo. Elas existem há centenas de anos, em diversos formatos e países. Mas as Tiny Houses como as conhecemos hoje nasceram em meados de 1997, com Jay Shaffer, Dee Willians, B.A., entre tantos outros nomes.

O que é tiny house?

O que é tiny house?

Mas o que essas pessoas tinham em comum?

A busca por uma alternativa de vida simplificada e livre…

Tudo começa com Jay Shaffer, que viu num trailer uma oportunidade de viver essa simplicidade. Ele comprou um trailer no modelo Airstream, completo, com cama, sala, cozinha, banheiro, enfim, tudo o que uma pessoa precisa para viver o dia a dia.

O que é uma tiny house | trailer modelo airstream dos estados unidos

O que é uma tiny house | trailer modelo airstream dos estados unidos

Parecia uma casinha completa, mas ele não se sentia numa casa, numa moradia. Faltavam elementos que para ele eram importantes, tais como paredes, isolamento termoacústico eficiente, aparência afetiva de casa, um design de interior que aliviasse o seu dia a dia através de praticidade, funcionalidade, tudo isso numa casa pequena que pudesse levar para onde quiser…

Então decidiu reformar seu trailer e transformá-lo em uma mini casa personalizada, que hoje reconhecemos como Tiny House.

O que é uma tiny house? | jay shafer, precursor do movimento tiny house

O que é uma tiny house? | jay shafer, precursor do movimento tiny house

Esse novo estilo de vida reduziu seu custo mensal, o tempo de manutenção da casa, reduziu os excessos materiais, e proporcionou uma vida que lhe fazia sobrar o que mais temos de valioso: o tempo.

Todos que conheciam a casinha e seu modo de viver se espantavam com seu tamanho de 9 metros quadrados, soltando frases como: “Minha nossa, é tão pequena!” – Em inglês, a expressão, “Wow! It’s so tiny”

A CULTURA DO MOVIMENTO TINY HOUSES

Ao perceber os benefícios da nova moradia, Jay Shaffer passou a ajudar — através de projetos, mutirões e consultorias — pessoas que também buscavam uma alternativa de vida simplificada e livre. Afinal, a vida nos Estados Unidos não é tão fácil assim como muitos imaginam. Cada vez menos pessoas tem tido condições de realizar o sonho de ter uma casa própria.

Foi pensando em minimizar os efeitos econômicos, que pessoas se uniram a ele, compartilhando experiência, tempo e conhecimento para ajudar a outros na construção de suas próprias mini casas, montarem empresas especializadas, formar profissionais, entre outras coisas. Nascia ali um movimento social independente que tinha como principal objetivo dar acesso a moradia, através da colaboração, da troca e do compartilhar.

A esse movimento damos o nome de MOVIMENTO TINY HOUSES.

CRISE DE MORADIA NOS EUA EM 2007 – A BOLHA IMOBILIÁRIA

Em 2007 veio a crise econômica que abalou a economia do mundo inteiro, quebrando empresas e afetando principalmente a classe trabalhadora, onde maioria das pessoas perdeu sua moradia devido a irresponsabilidade gananciosa e especulativa de poucos.

Essa crise ficou conhecida como Crise da Bolha Imobiliária ou Subprime nos Estados Unidos. O resultado foi muitas pessoas sem suas casas, que foram penhoradas e devolvidas aos banco. Sem saída, muitos passaram a buscar alternativas de moradia mais baratas, como carros, trailers e motorhomes.

O Movimento Tiny House acolheu muitas dessas pessoas, ajudando-as a recomeçar a vida, recuperar sua dignidade e ter fôlego para continuar. Nesse contexto, muitas delas passaram a refletir sobre o estilo de vida que tinham antes e sua vida atual — em uma casa linda, funcional, aconchegante e completa — e, mesmo vivendo no país mais consumista do mundo, perceberam que não era preciso muito para viver bem e de maneira sustentável.

A partir desse ponto, as Tiny Houses se tornaram cada vez mais populares e diversas e começaram a ser desenhadas, construídas, uma a uma artesanalmente e todas personalizadas. É por isso que quando você procura pela expressão Tiny House no google, e clica no imagens você vê milhares delas, uma diferente da outra.E nessa hora que percebemos o quão grande é o Movimento Tiny House internacional.

TINY HOUSES NO BRASIL

Aqui no Brasil o movimento começa através de uma outra crise, a crise de Síndrome de Burnout. Eu e a Bel tivemos essa síndrome que acabou nos afastando pouco a pouco do estilo de vida com a qual estávamos acostumados: uma vida em São Paulo, com carreiras que nos demandavam muito tempo e energia e que, aos poucos, nos empurraram para o esgotamento físico e emocional.

Entre crises conhecemos o minimalismo e começamos a aplicá-lo como forma de terapia, nos desapegando dos excessos que tínhamos em nossa casa e em nossas rotinas. Aos poucos, sentimos o alívio que essa consciência do que realmente é importante para nós traz. Nesse caminho, as Tiny Houses apareceram através da série Tiny House Nation, da Netflix.

Vimos nessas mini casas uma alternativa que fazia todo sentido para a vida tão complicada e cara que o brasileiro tem. Mas não conseguimos encontrar nenhuma Tiny House como referência em nosso país, nem profissionais especializados, quiçá empresas. Não sabíamos se Tiny House sobre rodas era caro ou não, quanto custaria, qual o peso permitido… Enfim, eram muitas as dúvidas e poucas as respostas.

Diante disso, tínhamos uma decisão a tomar: Deixar pra lá ou pegar nossas economias e viajar para os Estados Unidos a fim de conhecer as autênticas Tiny Houses. E lá formos nós conhecer o Movimento pessoalmente. Conhecemos comunidades de Tiny Houses, moradores, fizemos treinamentos, visitamos empresas e voltamos extasiados com tudo o que aprendemos e vimos. Estávamos decididos.

Ao voltar para o Brasil, decidimos construir a nossa primeira Tiny House, a Araraúna. Nosso processo acompanhou a curva de aprendizado de quem nunca tinha construído ou legalizado uma mini casa sobre rodas no Brasil. Foi um período árduo, mas muito gratificante e cheio de emoções, pois a cada etapa que superávamos, também nos sentíamos cada vez mais livres da vida que tínhamos antes.

Desde então, decidimos empreender em projetar, construir e legalizar Tiny Houses, trazendo em nossa cultura a mesma que o Jay Shafer, a Dee Williams e outros precursores do Movimento mundial têm: o trabalho colaborativo.

Já são mais de 7 anos estudando, entrevistando, compartilhando, construindo e legalizando essas mini casas no Brasil, e qual conclusão chegamos em relação a Tiny House?

O que é Tiny House ? 

Aprendi que Tiny Houses vão muito além de uma casa com poucos metros quadrados. Tiny House é um estilo de vida em mini casa totalmente projetada para simplificar o dia a dia , ou seja, cada cantinho da casa é pensado para ser espaçosa, ter uma ou mais funções, proporcionando espaços arejados, iluminados que conectam o morador com ambiente externo, seja uma comunidade ou natureza.

Elas são construídas de maneira sustentável e mais acessível para as pessoas, pois a premissa é ter uma casa robusta, de qualidade, que proporcione segurança, mas que possa ser construída com poucas ferramentas, por uma ou 2 pessoas. Por esse motivo, as Tiny Houses são feitas, na grande maioria das vezes, através da construção seca.

Agora você você deve estar percebendo porque essas casas são customizadas, justamente para proporcionar esse estilo de vida, o qual chamamos no Movimento Tiny Houses de Tiny Living.

Um estilo de vida simplificado, que é leve, prático, nos proporciona tempo livre para Criar, aprender novos hábitos, conviver, viver…

é um convite para a sua LIBERDADE!

Se você quer ter uma Tiny House e não sabe por onde começar? Se inscreva no canal, somos especialistas no assunto, ajudamos pessoas através de conteúdos gratuitos, Mentorias e da nossa Comunidade digital. Navegue em nosso site para saber mais.

Até a próxima!

Assista ao nosso vídeo sobre o que é uma Tiny House:

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

É SEGURO MORAR EM TINY HOUSES NO BRASIL?

É SEGURO MORAR EM TINY HOUSES NO BRASIL?

O conceito de morar em Tiny Houses tem ganhado cada vez mais adeptos ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Mas, a segurança dessas pequenas moradias móveis é um tema que levanta dúvidas e curiosidades. Afinal, é possível viver de forma segura em uma casa compacta,...

O QUE É TINY HOUSE FIXA E 5 BENEFÍCIOS DESSA MORADIA

O QUE É TINY HOUSE FIXA E 5 BENEFÍCIOS DESSA MORADIA

O que é Tiny House Fixa? Uma Tiny House Fixa é uma ótima solução para quem tem um terreno vazio e quer construir uma casa sustentável, mais barata, bonita, funcional e aconchegante. Elas fazem parte de uma das 4 modalidades que já podem ser legalizadas no Brasil. As...