As Tiny Houses como as conhecemos hoje possuem 4 tipos ou modalidades. Essas modalidades definem como elas serão construídas, onde e qual será seu preço final, visto que essa definição também influencia a forma como elas serão legalizadas no Brasil. Quer saber mais sobre as 4 modalidades das Tiny Houses e qual a ideal para você? Fica nesse post que te explicamos tudo!
As Tiny Houses, ou Mini Casa, são moradias de até 37m² construídas intencionalmente para simplificar a vida. Elas são, em sua grande maioria, personalizadas, customizadas para seus moradores, sejam eles um casal, uma família, pessoas com limitação de movimento, pessoas com deficiência, entre outros.
Essas mini casas, por terem limite de tamanho, tem seu espaço interno totalmente otimizado, o que as permite trazer um estilo de vida minimalista, simplificado e funcional. Por isso que dizemos que Tiny House é mais que uma moradia, é um estilo de vida. “Mas e aí, Bia, quero saber das modalidades!” Vou te falar agora quais as 4 modalidades das Tiny Houses e qual é a melhor para você!
TINY HOUSE FIXA
É uma Mini Casa construída em fundação. Essa Tiny House precisa de um terreno e projeto aprovado pela prefeitura da sua cidade para ser construída. Além disso, por ser uma casa em um terreno, ela paga IPTU como qualquer outra. A diferença está justamente na forma que ela é construída, na metragem e no estilo de vida de seus moradores.
Essa modalidade de Tiny House é ideal para quem não faz questão de viajar com a casa e para quem já tem um terreno sobre o qual deseja levantar uma moradia. De qualquer maneira, o morador terá a qualidade de vida que as mini casas permitem e seus benefícios.
TINY HOUSE TRANSPORTÁVEL
Uma Tiny House feita sobre uma base que a permite ser transportada de um lugar para o outro. Apesar de ser transportável, ela precisa de um terreno para ser construída e legalizada, assim como projeto aprovado pela prefeitura. Ou seja, ela também paga IPTU.
A Tiny House transportável é ideal para quem tem terreno e deseja ter mais mobilidade, podendo levar sua casa junto se um dia desejar se mudar. A sua base tende a ser mais barata que um chassis usado na Tiny House Móvel – próxima modalidade que falarei aqui – pois é mais simples e menos burocrática.
TINY HOUSE MÓVEL
A Tiny House Móvel é o tipo de mini casa mais popular no Movimento Tiny Houses. Isso porque ela proporciona mais liberdade geográfica e é bem mais barata de manter, já que precisa de pouca manutenção e, por ser apenas um reboque, não paga IPTU nem IPVA. Quem regula as Tiny Houses Móveis no Brasil é o SENATRAN e o INMETRO. São esses orgãos que irão dizer se sua casa está apta ou não para circular nas vias brasileiras, e é através deles que o emplacamento da sua Tiny House será feito. “Emplacamento? Se tem placa, por que não paga IPVA?”. Simples: porque a Tiny House Móvel é um reboque, o que significa que não possui motor e por isso não é tratada como um veículo que gera tração, como os caminhões, os motorhomes, os carros, etc.
DE QUALQUER FORMA, ela necessita de ser emplacada para rodar no Brasil de forma legal. O emplacamento serve para dizer que a Tiny House está regularizada, podendo até ser multada em caso de um infração do motorista. Mas isso é assunto para um outro post.
TINY HOUSE SOBRE CAMINHÃO
As Tiny Houses Truck ou, como chamamos aqui no Pés Descalços, Caminhão Casa, são mini casas construída sobre caminhões. Sim! Isso é possível e muito popular em países como os Estados Unidos, por exemplo. Trata-se de uma Tiny House que acaba pagando IPVA, como um motorhome, justamente por estar acoplada em um veículo, no caso, o caminhão. Ela é bem menos burocrática em sua legalização do que a Tiny House Móvel e muito mais prática para quem procura viajar bastante.
Diferente da Tiny House Móvel, ela não pode ficar muito tempo parada em um lugar só para não causar danos no motor do veículo por estar muito tempo sem rodar. Nós começamos uma série em nosso canal do YouTube onde mostramos a construção do Kame Casa, nossa Tiny House Truck, em detalhes. Clique aqui para assistir.
O MOVIMENTO TINY HOUSES NO BRASIL
O Movimento Tiny Houses já é uma realidade no Brasil, e você pode fazer parte disso sem nem mesmo ter uma Tiny House ainda. Isso porque o Estilo de Vida das Tiny Houses é muito mais do que morar em uma mini casa. Ele também envolve outros elementos que juntos trazem aos seus adeptos uma vida minimalista, simplificada, consciente e cheia de intenção.
Mas como fazer parte do Movimento Tiny Houses?
Estando em comunidade com pessoas que já passaram ou estão passando por essa transformação de vida. Nas comunidades é onde encontramos pessoas que estão buscando as mesmas coisas que a gente e que podem acabar nos ajudando em nossa jornada através da troca de conhecimento e mão na massa. Para conhecer a nossa comunidade digital das Tiny Houses no Brasil, clique aqui. É através da Comunidade que reunimos as pessoas que estão fazendo este Movimento maravilhoso acontecer no Brasil.
Lá temos projetistas, fabricantes, mão de obra, entusiastas e pessoas que estão buscando uma vida melhor, com mais qualidade de tempo e com mais significado. Quer fazer parte? Você será bem vindo!
É isso, pessoal! Espero que esse post tenha ajudado a todos e até a próxima!
Beatriz Ventureli
Especialista em Marketing e Tiny Houses no Portal Pés Descalços.