OS 5 ERROS QUE COMETEMOS CONSTRUINDO TINY HOUSES

Nós acreditamos que é muito importante aprender com os nossos erros; mas nada melhor do que também aprender através dos erros dos outros, não é mesmo? Por isso resolvemos escrever este post, para que você aprenda com os erros que cometemos construindo tiny houses.

 

Não sei se vocês sabem, mas nós construímos as nossa tiny house principal, a Araraúna, com a ajuda de amigos. Essa foi a nossa primeira experiência com construção e, mesmo com todo conhecimento que adquirimos em aulas e treinamentos, cometemos alguns erros que trouxeram atrasos à obra e problemas que só foram descobertos quando começamos a viver na tiny house.

Mas que erros foram esses? Como evitar cometê-los?

 

CONSTRUINDO TINY HOUSES NO BRASIL

Construir uma Tiny House no Brasil é um sonho distante para muitos, pois temos desafios particulares do nosso país para superar dentro no movimento tiny house, tais como:

  1. Falta de profissionais qualificados e com experiência;
  2. Falta de projetistas que entendem bem o conceito e os métodos construtivos das Tiny Houses;
  3. Falta de informações em língua portuguesa;
  4. A burocracia brasileira;
  5. Preços dos materiais.

 

Como fizemos para superar todos esses desafios? Através de conhecimento. Buscamos, estudamos, criamos caminhos para tornar possível dentro na nossa realidade e colocamos a mão na massa. Foi fácil? Não. Cometemos erros? É claro! Mas é através desse caminho que conseguimos hoje entregar para as pessoas que querem ter sua mini casa um conhecimento “mastigado” e simplificado. Assim, você não comete os mesmos erros e fica mais perto de realizar seu sonho.

Mas sem mais delongas, vamos aos erros que comentemos construindo tiny houses aqui no Brasil.

 

OS 5 ERROS QUE COMETEMOS CONSTRUINDO TINY HOUSES

 

ERRO 1: Não contratar um especialista em Homologação.

No início de nossa jornada, conversamos com Denatran, Inmetro, lemos um monte de leis e, achando que estávamos prontos para iniciar nosso projeto, compramos nossos chassis. Só que quando começamos a organizar o processo de homologação, percebemos que o tipo de eixo e freio que tínhamos instalados não era adequado para nossa categoria e peso. O Resultado disso foi um atraso de 2 meses causado pela procura de profissionais que pudessem corrigir uma base pronta. Perdemos 27mil reais com a correção e compra dos eixos adequados.

 

Erros que cometi construindo tiny houses

 

ERRO 2: Não ter feito um planejamento da construção

 Esse foi um erro que poderia fazer a gente ter economizado pelo menos uns 20 mil reais em tempo de trabalho e compras de materiais.

Como isso aconteceu? Estávamos ansiosos para iniciar a obra, mas ainda não tínhamos o projeto executivo pronto. Mesmo assim, começamos a construção com o projeto sem revisão e em andamento.

O resultado: compramos materiais desnecessários; erramos em cálculos de estoque; faltou material específico para determinada etapa da construção; faltou de tempo para pesquisas de preços e opções de materiais; entre outras coisas.

 

Erros que cometi construindo tiny houses

 

Na sua construção, procure segurar a ansiedade e criar um cronograma. Também é preciso calcular bem o que será necessário e comprar as coisas na ordem certa. Pense nisso.

 

ERRO 3: Não contratar um instalador de piso para o banheiro.

Quando construímos nosso banheiro, seguimos todos os protocolos construtivos que aprendemos lá fora. Fizemos tudo certinho: estanque, impermeabilização, assentamento, escolha de materiais… Mas quando estávamos instalando o piso dentro do Box, ignoramos totalmente as inclinações para o ralo, o que resultou em um problemas com poças de água debaixo da nossa banheira.

Até hoje não corrigimos esse erro, mas certamente gerará perda financeira e tempo né?

 

Erros que cometi construindo tiny houses

 

ERRO 4: Bomba d’água de baixa qualidade

Nas Tiny Houses americanas é muito comum encontrar bombas 12v ou 24v, também utilizadas em trailers e motorhomes. Compramos essa bomba da marca SEAFLO. Ela tinha um excelente acabamento e especificações técnicas que deixam qualquer pessoas que gosta de um banho com pressão feliz.

O Problema é que essas bombas estragam muito fácil e percebi que para o uso como o nosso seria interessante utilizamos bombas mais robustas e com maior durabilidade. Geralmente, elas custam o dobro, mas pelo menos duram 5x mais sem manutenção.

 

Erros que cometi construindo minha tiny house

 

ERRO 5: Calha do Window Nook

Não fizemos calha na telha do window nook, o que gerou problemas na moldura da nossa janela preferida. Essa foi a única peça que tivemos que fazer uma reforma mais robusta. Tudo isso acontece porque, sem a calha, a água cai com muita força, tirando a proteção do verniz e deixando a madeira exposta para fungos.

Mas a perda está sendo importante para gerarmos conhecimento e compartilharmos com vocês.

Cada errinho é uma oportunidade de conhecermos novas soluções e adaptações para futuras Tiny Houses que formos projetar e construir. Esperamos que este post tenha iluminado mais o seu trajeto em rumo a este sonho. Nos siga em nossas redes sociais e assista a playlist que detalha a construção da nossa tiny house CLICANDO AQUI.

E também convido você assistir ao vídeo abaixo do nosso canal de Youtube que detalha mais os 5 erros:

 

 

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...