7 ETAPAS PARA SIMPLIFICAR SEU QUARTO

7 etapas para simplificar seu quarto. Decidi continuar a série de simplificação da casa com esse que é espaço crucial quando se trata de organização, design afetivo e minimalismo. É onde você deve encontrar descanso e recarregar suas energias, sendo o último lugar que você vê antes de dormir e o primeiro ao acordar.

No entanto, é comum que esse ambiente, que deveria ser pacífico e livre de estímulos excessivos, esteja sempre bagunçado, cheio de coisas espalhadas e estímulos visuais e sonoros que, ao invés de transmitirem conforto e tranquilidade, geram ansiedade. É difícil descansar em um espaço assim, não é verdade? Para algumas pessoas, isso pode até mesmo causar desconforto.

Por esse motivo, decidi dar continuidade à nossa série sobre desapego, pois acredito que muitas pessoas se beneficiarão ao ter um ambiente mais confortável e tranquilo para descansar após longos dias de trabalho.

7 ETAPAS PARA SIMPLIFICAR O QUARTO

Você já entrou em uma casa e sentiu um desconforto inexplicável? Ou chegou a outra casa e sentiu paz e conforto?

Cada cômodo de uma casa tem uma vibração e causa sensações. Alguns ambientes podem transmitir tranquilidade e relaxamento, enquanto outros podem ser estressantes ou causar ansiedade.

Neste post de hoje, daremos continuidade à nossa série de simplificação da casa e da vida, abordando a organização do quarto. Se existe algum cômodo da casa onde você não deseja sentir sensações negativas, com certeza é o quarto.

Olá! Se esta é a primeira vez que você está aqui, eu sou a Bel Albornoz e falo sobre minimalismo e simplificação da vida. É um prazer tê-lo(a) aqui comigo!

Etapas para simplificar seu quarto

O quarto é o espaço da casa onde buscamos calma, silêncio e repouso. Para muitos, ele é um refúgio dentro de casa e reflete diretamente no descanso, na qualidade do sono e, consequentemente, na qualidade do dia.

Hoje, apresentarei 7 etapas para você revisar e simplificar o seu quarto. A duração de cada etapa dependerá apenas de você. Não há prazos fixos; você pode realizar cada etapa no seu próprio ritmo. Tenho certeza de que você adorará os resultados.

Então, vamos começar…

1. Defina o propósito do seu quarto

Cada cômodo da nossa casa tem um propósito específico, algo que deve proporcionar para nós.

Cozinhas são para cozinhar, salas de jantar para comer, salas de convívio para lazer, escritórios para trabalhar, banheiros para higiene pessoal…

Este é um dos princípios mais importantes a serem considerados ao organizar e eliminar o excesso de coisas da casa.

O propósito do quarto é, principalmente, para descanso!

No entanto, a resposta pode variar de acordo com a sua individualidade. Por isso, conte nos comentários qual é o propósito do seu quarto além do descanso. Privacidade, estudo, trabalho…

Etapas para simplificar seu quarto

Faça perguntas relacionadas ao propósito que você definiu para o seu quarto. Por exemplo: quais itens neste quarto não contribuem para o seu descanso ou para o propósito adicional que você identificou?

As respostas a essas perguntas são um ótimo ponto de partida para se livrar das coisas desnecessárias.

2. Realoque o que não pertence ao quarto

Esse é o primeiro passo para simplificar qualquer cômodo.

Remova tudo do quarto que não esteja de acordo com o seu propósito. Em seguida, pegue duas caixas e comece a separar o que não pertence ao quarto: uma caixa para doações e outra para vendas. O que sobrar deve ser realocado para o lugar adequado, que não é o quarto, como você já identificou.

Quais itens você tem no seu quarto

Etapas de arrumar o quarto

que não pertencem a ele? Talvez uma esteira ou bicicleta ergométrica que está servindo como cabideiro, pilhas de livros na mesa de cabeceira, uma caixa de remédios que deveria estar no banheiro…

Não sei exatamente o que você tem no seu quarto, mas se algo não contribui para o propósito do ambiente, coloque-o no lugar correto ou se livre dele de uma vez por todas.

3. Abra espaço no chão

Isso mesmo! Dependendo do tamanho do seu quarto e dos móveis que você possui, pode ser que você tenha coisas espalhadas pelo chão ou embaixo dos móveis.

Caixas de documentos empilhadas, uma sacola de roupas para levar à costureira que está ali no canto do quarto…

Sua cama é alta ou você tem uma cama com espaço de armazenamento? O que está embaixo ou dentro dela? Você pode usar esse espaço para guardar caixas com fotos, documentos ou itens sentimentais, por exemplo. No entanto, não deixe que se torne um local para acumular coisas e sujeira.

Melhores formas de arrumar o quarto

Compartilhe como é a sua cama e se você tem o hábito de guardar coisas embaixo dela.

As etapas quatro e cinco estão interligadas, então aborde-as juntas.

4. Libere as superfícies

Bancadas, cômodas, prateleiras, mesas de cabeceira, mesa de estudo e trabalho… qualquer superfície que você tenha no seu quarto e que esteja tão cheia de coisas que você nem consegue mais ver a cor do móvel ou que demande um esforço enorme para limpar, retirando tudo e depois reorganizando.

Melhores formas de arrumar o quarto

Talvez você tenha livros, cadernos, documentos, cabos, fios, itens de decoração ou bugigangas, um monte de moedas, recibos ou chaves empilhados na bancada.

Revise e selecione o que realmente precisa ficar nas superfícies e o que pode ser guardado em gavetas, armários, realocado para outro lugar da casa ou até mesmo vendido ou doado.

5. Atribua propósito às gavetas e prateleiras

Não vamos abrir os armários para revisar as roupas neste momento. Isso será abordado em um próximo post. No entanto, recomendo que você defina como irá utilizar algumas gavetas e prateleiras para ajudar a liberar as superfícies, como mencionado na etapa 4.

Melhores formas de arrumar o quarto

Você tem alguma gaveta que pode ser reservada para os itens que antes ficavam espalhados pela bancada? O que será colocado nessa gaveta? Ou o que pode ser colocado em alguma prateleira da cômoda ou do armário?

Mais uma vez, lembre-se do propósito do seu quarto. Quais itens devem realmente permanecer nesse ambiente e podem ser organizados nas gavetas ou prateleiras?

6. Decoração: Menos é mais

Reduza a quantidade de decorações no seu quarto. Não sou especialista em design de interiores ou decoração, e isso é algo muito pessoal. No entanto, sei que um ambiente com menos distrações e informações transmite mais calma e tranquilidade. Use a decoração para criar uma sensação de introspecção e relaxamento durante o seu momento de descanso.

Às vezes, temos coisas apenas por ter, para preencher o ambiente ou as prateleiras vazias. Recomendo que você busque inspirações no Pinterest, procurando quartos que você goste e que possam servir como referência para o seu próprio espaço.

Melhores formas de arrumar o quarto

Na Mentoria Minimalismo na Prática, oferecemos uma aula com a arquiteta especializada em Design Afetivo, Clô Azevedo. Após eliminar o excesso e organizar o que restou, os alunos aprendem a tornar suas casas reflexos de suas identidades. É um processo incrível de acompanhar. Caso tenha interesse, deixarei o link da lista de espera para a próxima turma na descrição, assim como o link da nossa Comunidade Digital, que reúne pessoas que estão simplificando a vida por meio do minimalismo, além de outros interessados no movimento das tiny houses no Brasil.

7. Reduza a quantidade de móveis

Sim, você entendeu corretamente! Considere se desfazer de alguns móveis. Talvez o seu quarto possua cama, armário, cadeira, cômoda… Não sei o tamanho do seu quarto.

Em nosso antigo quarto, antes de descobrirmos o Minimalismo, tínhamos cama, um armário de 6 portas, 2 mesas de cabeceira, uma sapateira feita de pallets, TV e um rack se estendendo da cama. Ao pensar nisso agora, percebo que tínhamos coisas demais!

Quando você retira móveis de um cômodo, a sensação é de que você liberou toneladas de espaço naquela área.

Se você possui uma TV no quarto e também na sala, reflita e questione-se: isso realmente contribui para o seu descanso?

Melhores formas de arrumar o quarto

Sabia que é recomendado se desconectar de todos os eletrônicos pelo menos duas horas antes de dormir? Entre 21h e 22h, ocorre um aumento cumulativo nos níveis noturnos de melatonina, atingindo o pico entre meia-noite e uma da manhã. Portanto, é ideal que você durma antes das 22h. Se você costuma ficar acordado até tarde ou só dorme depois das 23h ou meia-noite, seus níveis de melatonina são diretamente afetados, assim como a qualidade do sono e do seu dia seguinte.

A melatonina é conhecida como o “hormônio do sono” e desempenha diversas funções no organismo. Além de regular o sono, também influencia o metabolismo, está relacionada à quantidade de alimentos consumidos, ao gasto calórico diário, ao armazenamento de energia (na forma de gordura) e, consequentemente, ao controle de peso. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias e atua como um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres que danificam o organismo, o que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e o crescimento de tumores.

Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/reportagens-especiais

Portanto, além de objetos, decorações e móveis, peço, sinceramente, pelo seu bem-estar, que reconsidere a presença da TV no quarto e o seu horário de dormir!

Quer saber mais? Assista o vídeo que nós fizemos no YouTube e salve a séria na sua lista 😉

No próximo post, abordaremos o assunto do seu guarda-roupa! Ensinarei como simplificar essa área da casa, que é tão importante e que muitas vezes nos consome muito tempo. Fique ligado(a) e ative as notificações para receber as próximas atualizações.

Obrigada por estar aqui comigo. Nos vemos novamente no YouTube e no Instagram. E tenha uma ótima noite de sono!

Quer participar da Comunidade Pés Descalços? Então clique aqui e acesse o link para conhecer e saber mais.

 

Comunidade de tiny houses

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...