O poder do grupo para pôr o Minimalismo em Prática

“Quando trabalhamos para iluminar o caminho do outro, naturalmente iluminamos nosso próprio caminho”. – Mary Anne Radmacher

 

Minimalismo em pratica

 

Colocar o Minimalismo em prática em conjunto pode ser mais efetivo do que entrar neste processo sozinho. Isso porque somos seres sociais, vivemos bem em comunidade, precisamos do contato humano. Não acredita? É só notar como a pandemia alterou a nossa forma de viver e de nos relacionar com o mundo. Muitas pessoas se deprimiram na pandemia, se isolaram compulsoriamente, em muitos casos, ficando muito só, sem contato humano, por meses a fio.

Mas, se é natural do ser humano ser um bicho social, por que então somos ensinados a não pedir ajuda, a fazermos as coisas por conta própria e de que o mérito de quem faz sozinho é maior?

Desde criança aprendemos que temos que ser independentes, fazer tudo sozinhos para termos mérito e que, quando recebemos ajuda, não merecemos todo sucesso que alcançamos. Nos tornamos individualistas, competitivos e achamos que compartilhar nossos medos, anseios, tropeços e dificuldades vai nos tornar fracos, nos deixar vulneráveis.

Mas viver assim, isolado e competitivo, pode nos trazer anseios que não deveríamos sentir. Somos naturalmente seres sociais, desde que nascemos até a hora em que morremos nós precisamos uns dos outros. Somos melhores e mais felizes quando conectados a outras pessoas.

Mas o que o Minimalismo na Prática tem a ver com isso?

 

Minimalismo em prática

 

Sabia que temos a capacidade de compartilhar neurônios que nos permitem combinar as emoções uns dos outros de forma insconsciente e imediata? Quando estamos em sintonia, podemos espelhar a atividade cerebral um do outro, isso acontece especialmente quando estamos envolvidos em contar e ouvir histórias. Ou seja, nós literalmente vazamos emoções uns para os outro. É por isso que você sente vontade de chorar quando vê alguém chorando. É por isso também que você tende a rir quando seu amigo está tentando contar uma piada, mas não consegue, pois já está rindo só de pensar nela. Ficamos mais à vontade quando estamos conectados com outras pessoas, compartilhando emoções e experiências.

Agora imagine que você, descobriu o minimalismo e quer aderir a esse estilo de vida, mas você vive cercado de pessoas consumistas, e que não pensam nem um pouco como você. Que acham isso uma loucura, te criticam ao invés de incentivar.

Você faz pesquisas, e encontra uma quantidade imensa de vídeos e textos de como fazer destralhes, como desapegar, como se tornar minimalista. É como se uma nova dimensão se abrisse ali diante dos seus olhos, mas aquela quantidade de informações pode causar ansiedade, e pode ser que você passe mais tempo consumindo conteúdo do que colocando em prática.

Você se sente sozinho, e o processo de desapego fica mais difícil, doloroso e demorado, isso quando você não desiste de fazer essa mudança.

Agora vamos imaginar outro cenário. Você descobriu o minimalismo, quer aderir a esse estilo de vida e nas tuas pesquisas descobre que existem outras pessoas com o mesmo objetivo e que melhor ainda, você pode se conectar a elas, fazendo essa caminhada juntos, compartilhando experiências, aprendizados, se apoiando um no outro nesse processo de mudança de estilo de vida. Mesmo que cada um na sua casa ou na sua cidade.

O Minimalismo na Prática é sobre esse segundo cenário. É sobre se conectar com pessoas que tenham objetivos parecidos com os seus. É sobre não estar mais sozinho e ter incentivo mútuo para seguir em frente quando as coisas ficarem difíceis no seu processo de desapego. E sim, as coisas ficam difíceis. Não é fácil desapegar de coisas que guardamos por questões sentimentais, não é fácil destralhar. É uma grande mudança. E para toda e qualquer mudança que fazemos, ter esse apoio é um dos grandes responsáveis pelo nosso sucesso.

 

O poder do grupo para colocar o Minimalismo em Prática

Se fala muito de rede de apoio na maternidade e paternidade, mas não se fala nisso quando a gente decide mudar de cidade, de país, ou de vida. E é nessa parte que muitas pessoas se perdem, desistem e se frustram consigo mesmas, achando que a mudança não é possível ou que só muda quem tem sorte.

Bem, pode ser sorte, pode ser disciplina, pode ser poder aquisitivo ou pode ser o poder do grupo, o apoio de quem está do lado. É aí que queremos agir, pois temos o poder de reunir as pessoas e trocar experiências inspiradoras tornando possível os planos de cada um.

Nós trouxemos isso para as Tiny Houses, com as CoLabs, onde reunimos pessoas com o mesmo objetivo e que falam a mesma língua para fazerem algo diferente e que hoje traz resultados. Agora queremos trazer isso para as pessoas que precisam dar passos menores, primeiro dentro de si, depois em suas casa, e tudo isso em grupo, em colaboração, com apoio mútuo. Essa é a cultura do Minimalismo na Prática, e é nisso que ele se difere tanto dos livros, vídeos e tutoriais que encontramos por aí.

 

Minimalismo na pratica

Início das obras kame casa – colab com os pioneiros

 

Se você quer aplicar o minimalismo do melhor jeito, conte conosco

Esse blogpost não é para te vender algo. Mas queremos que saiba que você tem à sua disposição pessoas que querem ajudar você a simplificar a sua casa, a sua rotina, enfim, a sua vida. Pois descobrimos que aplicar qualquer mudança é muito mais fácil e gentil quando estamos acompanhados. Nossa equipe funciona assim, nossa comunidade funciona assim, e queremos que você tenha acesso a essa nova maneira de aplicar o minimalismo, entre outras mudanças.

Quer saber mais da gente e do Minimalismo na Prática? Acesse o link clicando aqui e seja bem vindo!

Assista ao vídeo em seu aplicativo YouTube ou clicando no play abaixo.

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...