UMA CASA ISENTA DE IMPOSTOS – IPTU E IPVA

Existe uma casa isenta de impostos. Nessa casa, você não precisa pagar IPTU ou IPVA.  Quer saber o porquê e o que podemos ganhar com isso? Continue nesse post para saber.

Conheça a Tiny House sobre rodas. Ela é uma casa que, além de liberdade geográfica e estilo de vida sustentável, ela também oferece uma nova forma de viver a economia diária.

Uma casa isenta de impostos

Viver em uma Tiny House é incrível por ser um estilo de vida libertador. Pois estamos falando de viver em uma casa 100% projetada para proporcionar uma rotina mais leve, prática, apenas com o essencial, e quais os benefícios de ter uma vida assim?

Liberdade financeira, pois o custo de vida em uma casinha como essa é baixo, justamente por ser pequena. Gasta-se pouco com limpeza, organização e manutenção.

E por incrível que pareça, você também economiza com comida, não porque você come menos, mas sim porque você tem mais consciência do que tem na sua casa, gerando menos desperdício e melhor aproveitamento dos alimentos.

Liberdade de tempo: Por ser uma casa prática e personalizada para seus donos, ela está praticamente pronta e organizada o dia todo. O tempo de manutenção é baixo, pontual e simplificado.

Liberdade Geográfica

Uma das características que mais fazem sucesso quando falamos das Tiny Houses móveis é a liberdade geográfica somada com o conforto de uma casa. Essa característica permite que você possa morar em diversos lugares do Brasil pelo tempo que for melhor para os seus planos.

A Tiny House da modalidade móvel é a mais popular e acessível dentre as modalidades, pois é a única que permite, por exemplo, que você possa comprar uma casa sem precisar ter o terreno.

Foi justamente o que eu e Bel fizemos, nós não tínhamos dinheiro suficiente para comprar um terreno e construir, o que tínhamos era o suficiente para ter uma casa menor e de melhor qualidade. Então decidimos construir por conta e com a economia que fizemos, compramos um caminhão usado e fizemos o Kamecasa.

Uma casa livre de impostos

Com eles, podemos conhecer cidades, terrenos, novas culturas, avaliar a segurança e o nível de educação para nossos filhos, e em paralelo, vamos juntando dinheiro para poder dar entrada no terreno que escolhermos ao longo dessas viagens.

Muito legal, né? Você pode ter uma casa, viajar e poder testar terrenos antes de comprar. Se você curtiu essa ideia maluca, você tem que deixar um like para ajudar a continuar trazendo mais posts como esse.

Isenção de Impostos

O fato das Tiny Houses móveis não pagarem impostos é justamente o que permite que pessoas possam alugar terrenos. Para entender isso, é importante você saber como são legalizadas essas casas.

A Araraúna, junto com a Toca Turquesa, foram as 2 primeiras Tiny Houses legalizadas e licenciadas no Brasil como veículos. Todo ano, pagamos um licenciamento veicular de aproximadamente 140 reais anuais. Essa licença é o que mantém o veículo ativo para poder circular nas estradas brasileiras.

Sindrome de burnout

Imagino que você deva estar perguntando, mas se é um veículo, não deveria pagar IPVA?

Se sua tiny house for da categoria motor casa, como o motor home, sim, justamente por conta do motor, essa modalidade paga o imposto sobre veículos automotivos conhecido como IPVA.

Mas a tiny house móvel ou mini casa sobre rodas, se preferir, não possui motor, e devido a isso não paga IPVA, pois ela está cadastrada na categoria Reboque, assim como os trailers que também não pagam o imposto IPVA.

Aluguel

A Tiny House sobre rodas também é isenta de IPTU. Apesar dela ser uma casa completa, com paredes de verdade, mobília e 2 andares, essa mini casa é licenciada como um veículo.

Você paga um licenciamento, e por isso ela e a motor casa podem alugar terrenos.

Indicado para quem?

É uma excelente oportunidade para você que:

  1. Não tem condições de comprar uma casa e financiar devido aos preços elevados;
  2. Não tem condições de comprar um terreno e construir, pois sabemos que é caríssimo fazer isso.
  3. Para você que optou simplesmente por ter uma casa que lhe permite toda essa liberdade, por que não?
  4. Também é indicado para você que quer investir em alugueis de Airbnb, pois com uma tiny house sobre rodas, você pode fazer parcerias com donos de terrenos, pousadas, fazendas e criar um negócio baseado no turismo de experiências.
  5. Você que quer ter uma casa de campo, praia ou um cantinho para desconexão, sem Internet, eletrônicos para recarregar as baterias.
  6. E também para pessoas nômades, sim, aquelas que vivem um ano aqui, outro ali, como eu e minha família.

E aí, o que você achou de tudo isso? Você teria uma Tiny House sobre rodas ou escolheria outra modalidade?

Se você se interessou pelo assunto, quer saber mais sobre as tiny houses, participando de reuniões em Google Meet, colabs, conhecendo mais pessoas desse lindo movimento, se junte a nós na comunidade Pés Descalços e venha se juntar a essa turma de revolucionários da SIMPLIFICAÇÃO DA VIDA.

Assista o vídeo completo, onde falamos mais sobre esse assunto:

 

 

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...