QUANTO TEMPO LEVA MUDAR COM UMA TINY HOUSE NO BRASIL?

A hora de mudar de casa é sinônimo de dor de cabeça para muita gente. Só de pensar em encaixotar, desmontar e transportar tantas coisas de um lado para o outro já dá um cansaço que só quem já passou por isso entende. Pensando nisso, hoje decidimos falar um pouco sobre como é o nosso processo de preparação para mudanças.

 

Como você já deve saber, nós moramos em uma mini casa da modalidade móvel, conhecida nos estados unidos como Tiny House On Wheels, ou seja, Tiny House Sobre Rodas. Com ela, viajamos o Brasil sem precisar fazer toda aquela preparação comum para quem mora em apartamentos e casas tradicionais.

Você tem ideia de quanto tempo leva para mudar com uma Tiny House no Brasil? A média de tempo dentro do Movimento Tiny House é de 40 minutos. Esse tempo inclui o preparo de tudo o que é necessário para pegar a estrada e, geralmente, este é o mesmo tempo necessário para a instalação de tudo em um novo local. Dá pra acreditar nessa praticidade?

Por conta de o movimento Tiny House ainda não ser tão difundido no Brasil, o tempo de preparo e instalação pode ser um pouquinho mais demorado, pois, na maioria das vezes, precisamos limpar o terreno onde iremos ficar, preparando-o para receber a nossa mini casa, além de outras coisas. Por essas pequenas variações, decidimos cronometrar o tempo médio do nosso preparo e também listar tudo o que precisamos fazer para viajar com a Araraúna.

Vamos lá?

 

Instalando a sinalização

Para que possamos transportar a nossa mini casa com segurança e dentro das normas de trânsito do Brasil, é necessário instalar um kit de sinalização que é comum em baús de caminhões, trailers, motohomes, etc. Levamos cerca de 30 minutos para instalar todos os sinalizadores da Araraúna.

É claro que podemos deixar a sinalização da nossa tiny house instalada até mesmo quando ela está estacionada. Mas, por questão estética, optamos por tirar sempre que nos acomodamos em algum lugar sabendo que ficaremos algumas semanas ou meses por ali.

 

Instalação das sinalizações em uma tiny house

Instalação das sinalizações em uma tiny house

Instalação das sinalizações em uma tiny house

Instalação das sinalizações em uma tiny house

 

Abastecendo a nossa caixa d’água

Sempre que vamos nos mudar, abastecemos as nossas caixas d’água offgrid  tanto para usarmos a água em nossa viagem quanto para ajudar no balanceamento e equilíbrio entre a casa e o camião. Como as caixas d’água ficam sob o assoalho, o peso que elas tem dão maior suporte e estabilidade durante todo o nosso percurso de mudança.

Apesar de as nossas caixas suportarem até 300 litros, as viagens são feitas com apenas 100 litros por trecho. Nós não as abastecemos completamente por conta do peso, que faz toda a diferença quando vamos carregar nosso caminhão. 

E não tem problema se a água não der para toda a viagem, pois conseguimos reabastecer as caixas d’água em postos de gasolina durante o abastecimento do veículo. O tempo de abastecimento dessa quantidade de água é de mais ou menos 20 minutos.

Caso não saiba nada sobre como funciona a hidráulica de uma Tiny House, acesse aqui.

 

Como mudar com uma tiny house no brasil?

Como mudar com uma tiny house no brasil?

 

Desmontando a parte externa da casa

A parte externa de uma tiny house pode ser composta por tudo aquilo que nos ajuda a ter um ambiente confortável para nossas atividades ao ar livre. Algumas pessoas optam por ter uma grande variedade de objetos externos, mas isso vai do que cada um gosta de fazer. Nós, por exemplo, optamos pelo mínimo possível, tanto pela logística na hora de mudar, quanto pelas nossas prioridades, sejam elas sociais ou de aprimoramento de habilidades (ioga, jardinagem, etc.).

A desmontagem da nossa parte externa leva cerca de 25 minutos quando feita por uma pessoa só. Todos os nossos objetos vão no caminhão, mas dependendo da mini casa e dos objetos, estes podem ir dentro da tiny house.

 

Como mudar com uma tiny house no brasil?

Como mudar com uma tiny house no brasil?

 

Preparando a parte interna

Na Araraúna, quando vamos nos mudar, quase nada precisa sair do lugar. As coisas que ficam sobre as nossas prateleiras são guardadas em caixas e deixadas no chão da casa para não correrem o risco de cair com o movimento da viagem. O nosso ventilador de teto tem suas hélices retiras e é amarrado para não sofrer ou causar danos na casa. Também retiramos a televisão da parede e a guardamos com segurança só para garantir que nenhum dano maior seja causado em caso de acidentes.

 

Captura de tela 2022 06 06 as 15. 49. 48

Captura de tela 2022 06 06 as 15. 51. 23

 

Já as coisas que vão nos armários e nas gavetas não precisam sair do lugar, pois nós possuímos travas de segurança que impedem que os armários se abram durante a viagem, protegendo nossas louças e materiais frágeis. As gavetas, que guardam nossos utensílios de cozinha e nossas roupas, possuem corrediças com amortecedor. O amortecedor impede que as gavetas se abram sozinhas ou com o movimento da viagem. Levamos cerca de 30 minutos para preparar a parte interna.

Travando os armários para mudar com a tiny house

Como mudar com uma tiny house no brasil?

 

 

Engatando a Tiny House no caminhão

Para executar essa parte, precisamos de no mínimo duas pessoas. Primeiro, nós retiramos os apoios sobre os quais a mini casa é colocada a fim de ter mais estabilidade, equilíbrio e também para não sobrecarregar os pneus, o que pode acabar deformando-os. Depois disso, trazemos o caminhão, plugando-o a casa através de um acoplador. Se quer saber quais os tipos de veículos podem rebocar tiny houses no Brasil, clique aqui.

A partir daí vem a parte de ligar os freios e as luzes sinalizadoras da Tiny House. Nós usamos 2 tipos de freio: o ABS e o Pneumático (freio a ar) e temos 1 ligação feita para as luzes. Depois que tudo estiver conectado, é a hora testar!

 

 

Como mudar com uma tiny house no brasil?

Como mudar com uma tiny house no brasil?

 

 

A fase de testes é extremamente importante e não pode ser pulada de forma alguma. O teste de freio garante que os cabos foram conectados corretamente. Depois testamos as luzes, acionando o freio, o pisca alerta e a marcha ré.

Todas essas etapas de preparação garantem uma viagem mais segura, tanto para a tiny house e seus moradores quanto para os outros motoristas! Levamos 15 minutos nesta etapa.

 

Carregando o caminhão com os materiais externos da casa

Por que deixamos essa parte para o final? Porque quando a tiny house está pronta e conectada ao caminhão fica mais fácil de equilibrar o peso entre eles. Então carregamos o caminhão por último para que possamos distribuir bem o peso das coisas de forma que ele e a tiny house não formem nem o “V” e nem um “A”, e sim formando uma linha reta entre eles como mostramos na imagem abaixo:

 

Como mudar com uma tiny house no brasil?

Como mudar com uma tiny house no brasil?

 

A boa nivelação entre a mini casa e o caminhão  é importante para evitar que a casa acabe sofrendo danos ao passar por lombadas e/ou terrenos íngremes. Para fazer uma boa nivelação entre a sua mini casa e o seu veículo, cheque a capacidade de peso e capacidade máxima de tração que está no manual do veículo e do engate.

Levamos cerca de 25 minutos para carregar nosso caminhão e fazer a nivelação.

 

Desconectando a casa do local

Quando vamos nos mudar, precisamos desconectar a nossa mini casa da energia do esgoto e da alimentação de água do local. Essa etapa requer  cuidado, principalmente na hora de mexer com a eletricidade da casa.

 

Como mudar com uma tiny house? Plug de tomada elétrica da tiny house araraúna

Como mudar com uma tiny house? Plug de tomada elétrica da tiny house araraúna

 

Por etapas, desconectamos a alimentação de água, geralmente de uma caixa d’água externa ou de um poço artesiano; em seguida desconectamos o esgoto, lavando nossa mangueira e guardando-a no caminhão; por fim, desconectamos a energia seguindo as seguintes etapas:

  • Desligamos o disjuntor geral da tiny house;
  • Desligamos o disjuntor do local (terreno, etc.);
  • Desconecte os cabos de energia;
  • Ligamos o disjuntor do local novamente para que o dono do terreno não fique sem energia.

Essa é a forma mais segura de desconectar a tiny house do local. Leva cerca de 15 minutos se for feito por uma pessoa só.

 

Tudo pronto? Hora de calibrar os pneus!

Agora que está tudo pronto pra colocar o pé na estrada com a Araraúna, é hora de calibrar os pneus de acordo com as instruções do fabricante. Levamos cerca de 15 minutos e, depois que eles estiverem calibrados, podemos nos mudar!

Mas e aí, quanto tempo leva para mudar com uma Tiny House no Brasil?

TEMPO TOTAL: 175 minutos

Levamos cerca de 175 minutos (2 horas e 55 minutos) para preparar a nossa tiny house para uma mudança. Esse tempo foi calculado baseado na hipótese de apenas uma pessoa estar trabalhando na preparação. Aqui em casa, nós costumamos fazer várias coisas em paralelo. Enquanto uma pessoa está arrumando o material externo, outra está organizando a parte interna da casa. Isso faz com que a gente leve em média 1 hora e 40 minutos para preparar tudo e sair! Seria possível fazer algo assim em uma casa comum?

 

A GENTE QUER SABER DE VOCÊ

Sempre que falamos de viagem com tiny houses da modalidade móvel surgem várias dúvidas nas pessoas que interagem com a gente. Por isso, deixamos um espaço aberto nos comentários para você deixar a sua pergunta. Pode ser qualquer coisa, nós responderemos!

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender e a se inteirar mais sobre o mundo das Tiny Houses no Brasil. Acesse nossas redes sociais para nos acompanhar e aprender mais sobre este mundo!

E aí, ainda tem dúvidas de quanto de quanto tempo leva para mudar com uma TINY HOUSE no BRASIL?

Quer aprender mais sobre Tiny House? Saber mais sobre como é processo de mudar com uma Tiny House, aprender como construir, legalizar ou empreender com Tiny Houses? Venha fazer parte da nossa Comunidade Pés Descalços, não sabe do que estou falando? Veja essa página aqui.

 

 

tiny house sobre rodas brasil

Quem somos

Somos uma família que vive um estilo de vida minimalista em uma Tiny House sobre rodas projetada e construída por nós, e que compartilha conhecimento e experiência com o objetivo de empoderar pessoas em busca de uma vida simplificada e livre, através da Comunidade Pés Descalços, Mentorias e Redes Sociais.

tiny house sobre rodas brasil

QUER APRENDER?

O Pés Descalços ajuda pessoas que buscam a Simplificação da Vida através do Minimalismo na Prática e das Tiny Houses. Se você tem interesse de ter uma vida mais tranquila e quer um acompanhamento, conheça nossa Comunidade e programas de Mentoria acessando o menu acima.

 

Simplifique e Viva!

siga o pés descalços

Posts Relacionados

 

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

9 FORMAS DE SIMPLIFICAR A SUA ROTINA

Em um mundo onde o sucesso frequentemente é medido por posses materiais e status, a jornada para simplificar a vida pode parecer um “nadar contra a corrente".   Mas esse é sem dúvida um caminho que promete não apenas mais serenidade e foco, mas também uma conexão...